lidar com a inadimplência escolar

4 estratégias para lidar com a inadimplência escolar

No último ano, muitas escolas bateram o recorde de inadimplência. Segundo um estudo divulgado pelo Jornal Hoje, em 2016, a inadimplência escolar aumentou 25,8% com relação ao ano anterior. O país ainda está se recuperando da crise e é fato de que todas as empresas precisam encontrar formas de lidar com o problema da falta de pagamentos. 

Estratégias para lidar com a inadimplência escolar

Se a sua escola está com dificuldades para receber as mensalidades em dia e isso está afetando o seu negócio, é fundamental encontrar estratégias para lidar com a inadimplência escolar. Pensando nisso, separamos as melhores formas de evitar a falta de pagamentos. Confira!

#1 Aviso de vencimento

Quando o boleto bancário ou carnê de pagamento é emitido ao responsável, a ação do pagamento fica “nas mãos” do seu cliente, e na correria do dia a dia muitos acabam esquecendo de pagar. Por isso, é muito importante que sua escola assuma uma posição estratégica em relação a lembrar o seu cliente que a fatura dele vencerá em X dias.

Existem muitas maneiras de fazer isso: enviar e-mail, SMS, ligação telefônica e mensagem no Whatsapp. Quando uma escola não utiliza um sistema de gestão escolar, essa tarefa pode consumir bastante tempo, pois terá que ser executada de forma manual, um a um, e se a escola possui muitos alunos, essa forma de trabalhar acaba ficando inviável.

Para tornar possível avisar todos os alunos ou responsáveis pelo vencimento, é preciso contar com um bom software de gestão escolar como o Software GEO, ele ajudará a automatizar esse processo gerando assim eficiência na ação e uma forma prática de lidar com a inadimplência escolar.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

#2 Aviso de não pagamento

O conceito desta estratégia segue a mesma linha do aviso de vencimento, porém neste caso o vencimento já passou e o seu cliente agora está caracterizado como “inadimplente”. Nesta fase também é extremamente importante o seu cliente receber o aviso que está com pagamento em aberto, porque o mesmo pode ter esquecido, ou teve problemas no pagamento e não lhe comunicou, ou não ter conseguido pagar por falta de recursos.

Se o seu cliente não pagou, é interessante mostrar que sua escola está acompanhando de perto esta situação e que há opções para ele quitar este pagamento, seja disponibilizando um link para ele acessar a segunda via atualizada, ou um canal de comunicação para negociação da dívida.

Sempre faça essas comunicações prestando muita atenção na forma de passar essa mensagem de cobrança. Lidar com a inadimplência escolar de forma eficiente demanda que o relacionamento com o cliente seja sempre cordial, para que essa relação continue sendo saudável!

reduzir inadimplencia escola

# 3 Segunda via fácil e atualizada

Nos dias atuais é impensável o responsável pelo pagamento ter que ir à escola, enviar um e-mail ou até mesmo ligar para conseguir uma segunda via atualizada da fatura que esteja em aberto.

Hoje, recursos tecnológicos permitem que todo esse cenário seja automatizado, e que o tempo que era investido de forma manual para esse tipo de trabalho possa ser direcionado para o que realmente gere resultados reais para a escola.

Um bom sistema de gestão escolar, como o Software GEO, ajudará neste processo. Automatizando essa atividade, a escola eliminará o retrabalho da tesouraria e impedirá os famosos pedidos de isenção de multa e juros.

#4 Avisos no celular do responsável

Hoje o celular tornou-se o companheiro inseparável das pessoas. A informação é disseminada em tempo real, e sua escola deve assumir essa visão estratégica de se comunicar com o seu cliente por meio do celular, principalmente!

Há milhares de aplicativos disponíveis, e empresas novas surgindo criando soluções para essa comunicação instantânea. O aplicativo do Software GEO oferece funcionalidades para facilitar a comunicação, otimizar o atendimento e lidar com a inadimplência escolar. São itens que vão ao encontro de uma visão estratégica da gestão escolar.

Independente da solução que você escolher, o mais importante é saber que estamos na era da informação, e quanto mais se aproximar do seu cliente, tendo presença no dia a dia dele, mais ele dará a devolutiva a você.

Dessa forma, é fundamental acompanhar de perto o pagamento das mensalidades dos alunos, pois é necessário lidar com a inadimplência escolar de forma rápida e precisa para reverter a situação, mantendo assim um bom relacionamento com os clientes.

Fazendo um resumo dessas questões apresentadas neste post, o Software GEO possui recursos que vão ao encontro desta visão estratégica, veja:

  • Relatórios de acompanhamento de devedores;

  • Alertas de cobrança via e-mail e aplicativo;

  • Aviso antecipado de vencimento via e-mail e aplicativo;

  • Segunda via de boleto atualizada via e-mail, portal do aluno e aplicativo;

  • Geração de boleto registrado, com baixas automáticas e custos reduzidos;

  • Rotina de negociação de dívidas;

  • Aplicativo para iOS e Android com diversos recursos disponíveis.

Essas e muitas outras funcionalidades do software de gestão escolar GEO podem te ajudar a lidar com a inadimplência escolar. Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário, será um prazer responder suas dúvidas sobre gestão escolar.

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.