comunicação entre os pais e a escola

6 formas de facilitar a comunicação entre os pais e a escola

tecnologia na escola

Os pais e os professores estão frequentemente ocupados, e distraídos também. Os pais estão focados na rotina de levar os filhos para a escola e correndo para o trabalho. Já os professores estão ocupados se preparando para as aulas e o processo educacional dos alunos. Então, quando todos terão uma chance de se comunicarem?

Os pais, diariamente, são confrontados com as responsabilidades do trabalho, família e as reuniões escolares. Para apoiar esses super heróis e trazer mais conforto, ao saber que seus filhos estão sendo bem cuidados e educados, um software escolar precisa facilitar a comunicação entre os pais e a escola, e assim ajudá-los a gerenciar as responsabilidades com a instituição de ensino da forma que melhor lhe convém.

O que é preciso para facilitar a comunicação entre os pais e a escola ?

Os pais e os professores têm a oportunidade de se conhecerem apenas durante as reuniões dos pais e professores, com durações com uma média de 10 minutos e nada acontece muito durante esse tempo além da assinatura de relatórios de progresso. 

O setor educacional está mudando rapidamente e a tecnologia, boa parte das vezes, é a grande aceleradora dessas mudanças. Como resultado, a relação pai-professor fica mais forte e também a performance dos alunos. Aproveite essa mudança e conheça os seis principais recursos que tem como principal função facilitar a comunicação entre os pais e a escola.

#1. Plataforma de comunicação do professor

Uma plataforma de bate papo móvel funciona muito bem nesse cenário. Os pais apreciarão esta proposta que oferece uma comunicação personalizada e instantânea. Várias plataformas de bate-papo são integradas a sistemas de gestão educacional, o que facilita o compartilhamento de arquivos, como calendário escolar e boletins.

Isso é conveniente para os pais e responsáveis, pois eles desejam fazer parte da vida educacional do filho, mas os horários com trabalho e escola, sempre se chocam.

#2. Portal para os pais e responsáveis

Atualmente tem ficado cada vez mais difícil participar e discutir o progresso de seus filhos com os professores. Com este recurso, os pais podem se comunicar com os professores através do portal, a qual oferece aos pais uma maneira de trabalhar em colaboração com professores sem se preocuparem com a criação de reuniões físicas.

Um portal de comunicação específico para os pais, com acesso a todos os recursos escolares, pode oferecer vários recursos como, verificar o calendário escolar, ver eventos futuros, época de provas e recuperação escolar, gincanas escolares e muito mais.

Assim, os pais podem monitorar o progresso de seus filhos e no sentido contrário, os professores também podem compartilhar relatórios, comentários e sugestões. Este recurso de comunicação em duas vias, 24×7 permite que os pais se envolvam na educação de seus filhos ao estarem em contato com os professores.

produtividade na escola
protecao dados escola

3. Pagamento online

As escolas podem configurar a opção de pagamento de forma que o pais possam ser notificados para providenciar o pagamento. O recurso de enviar lembretes e mensagens de acompanhamento, antes do vencimento dos boletos escolares, ajuda a facilitar a comunicação entre os pais e a escola, reduzir a taxa de inadimplência na escola e é um conforto para os pais ao ser avisado com antecedência.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

4. Aplicativo móvel

Com mais de metade da população acessando a internet em seus smartphones, um aplicativo para celular é um recurso obrigatório para o sistema de gestão educacional para a sua escola.

A era do smartphone superou o abismo de comunicação entre pais e professores. Os pais adoram a acessibilidade móvel, pois lhes permite pagar mensalidades, verificar o histórico do seu filho e conversar com professores em qualquer lugar.

5. Rematrícula

A rematrícula é a facilidade para inscrever seu filho para o próximo ano letivo. Essa ação, antigamente, costumava ser um longo processo com muito preenchimento de formulários, fila de espera de alunos e muitas vezes riscos de perder vaga na escola. Mas isso foi antes que a tecnologia fosse introduzida no setor educacional.

Com um sistema de gestão educacional é possível facilitar a comunicação entre os pais e a escola, dessa forma essa ação complicada e desgastante pode ser resolvida com o clique de um botão. Não é necessário reenviar os dados, já que o sistema escolar já possui todas as informações sobre cada aluno. Muitas escolas agora têm uma rematrícula automática onde o aluno é reinstituído por padrão, a menos que o pedido de retirada seja recebido dos pais.

6. Gestão das tarefas de casa

Os pais podem ver as tarefas de casa atribuídas, submetidas e pendentes, podendo também ver o progresso em tempo real. 

As atualizações podem ser fornecidas via SMS ou dentro do aplicativo escolar, ainda as notificações para trabalhos de casa pendentes e atribuídos são notificados como lembretes.

Como mencionado acima, nada sobre o desempenho dos alunos é discutido durante reuniões de pais e professores. No entanto, com um sistema de de gestão escolar que oferece diversos recursos para facilitar a comunicação entre os pais e a escola, ajuda a todos a analisar profundamente o desempenho dos alunos e a compreender suas áreas fortes e fracas e a ainda ajudá-los a melhorar.

Assim como os professores têm um grande papel a desempenhar na vida de um aluno, o envolvimento dos pais é igualmente importante para que os alunos tenham melhor desempenho na escola. As coisas funcionam melhor se os pais e os professores continuarem comunicando-se para rastrear o progresso dos alunos e para decidir o próximo passo a ser feito para melhorar.

Com pais, alunos e professores se comunicando regularmente, isso proporciona uma experiência educacional mais agradável para todos. As reuniões normais dos professores dos pais não são suficientes para esse tipo de comunicação, sendo neste ponto, onde o uso do sistema de comunicação dos pais e responsáveis torna-se relevante.

Esses recursos irão facilitar a comunicação entre os pais e a escola e principalmente proporcionar uma melhor experiência para pais e alunos também. Você está pronto para começar a usar essas ferramentas e facilitar a comunicação entre os pais e a escola? Conta aqui pra gente nos comentários se você já usa alguma!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

7 Comentários

  1. Sou de Salvador Bahia e gostaria de representar sua empresa aqui em Salvador . Gostaria de conhecer e ter mais informações do sistema .

    1. Olá! Por favor, envie um e-mail para contato@softwaregeo.com.br com a apresentação e entraremos em contato.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.