big-data-na-educacao

Como o big data tem sido usado na educação? Confira

Certamente você já ouviu falar sobre o que é big data, mas você tem ideia do que essa análise pode agregar no setor educacional? Explanar outras opções para o crescimento e aprimoramento da sua escola é fundamental. Para descobrir novas formas de monitorar os pontos principais da sua instituição a dica é simples: conheça o Big Data!

Sabemos que existem diversas variáveis dentro do contexto escolar, como a presença dos alunos, dificuldades de aprendizado de cada turma e o resultado dos exames aplicados. Felizmente, temos uma boa notícia: não é necessário guardar maços de papel contendo todas as informações!

Na verdade, é totalmente possível contar com programas e soluções tecnológicas. Para saber mais sobre a atuação do big data e como ele pode ajudar na sua instituição, continue a leitura até o final.

Qual é a aplicação do big data na educação?

Não dá para negar a presença da tecnologia nas salas de aula e em todos os outros ambientes educacionais. Como consequência, houve um considerável crescimento da produção de dados e documentos. Sabendo disso, vale se perguntar “o que fazer com toda essa informação?”.

A única resposta plausível relaciona o crescimento e a melhoria na sua escola. Todas as informações obtidas na sua rotina escolar podem ser revertidas em resultados positivos para o colégio, alunos e colaboradores, justamente por agrupar todos os dados e analisá-los.

Sendo assim, considere seguir as possíveis aplicações do big data na sua escola para visualizar a expansão da sua gestão!

Detalhamento de dados sobre alunos

Por meio da análise de dados, você consegue manter todas as informações sobre os alunos em panorama. É possível expandir os detalhes, fazendo com que grupos se sobressaiam. Você pode, por exemplo, mesclar dados para obter resultados mais precisos. Assim, ao se deparar com um problema, é possível buscar no sistema possíveis causas.

Quais são os alunos mais frequentes? Quais são as maiores notas? Qual é a turma cujo desempenho é inferior aos outros? Há diferença de professor entre um e outra? Os horários são diferentes? Busque padrões. Assim, você consegue “bater” uma informação com a outra e descobrir como os alunos se comportam de acordo com cada critério.

Criação de relatórios de aprendizado

A análise de dados é fundamental para gerar informações. Seria incrível acompanhar cada um dos estudantes de pertinho, não é mesmo? Perceber, por exemplo, onde estão os pontos fracos na compreensão da matéria ou quais são as aulas mais proveitosas etc.

O recebimento de feedbacks não precisa acontecer sempre da forma tradicional: estudar os resultados de cada aula e analisar as notas dos testes é o suficiente para notar os dados sobre os alunos e a equipe. Assim, por meio do agrupamento estratégico, é possível obter informações relevantes para a tomada de decisão.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Gerenciamento de desempenho

Sistematizar os processos é uma forma de alcançar padrões. Uma vez que você tem tudo informatizado, é possível mapear o aprendizado. O recurso, em suma, capta os dados, faz o processamento das informações e assim gera resultados — os relatórios —, que servem como ponto de análise e apoio para melhorias.

Categorizando por disciplina, atividade, classe, enfim, há diversos critérios para que o Business Intelligence atue e dê suporte para o acompanhamento do que acontece. O mais importante é ter a visualização dinâmica do desempenho. É preciso que as apresentações de resultados sejam simples e visuais: de fácil análise.

Padronização de processos para melhoria de notas

Resultados de testes e provas não são as únicas formas de medir desempenho. É apenas por meio da medição que se obtém dados precisos para aprimorar. Assim, toda a trajetória educacional do aluno deve ser avaliada em tempo real, o que contribui para que a gestão tenha sempre um panorama da situação, podendo gerar diagnósticos.

Personalização de plataformas de aprendizagem

O big data permite renovar os procedimentos de avaliação dos estudantes, mas também a forma como os processos de aprendizagem acontecem. O consumo de conteúdo já é um marco nas gerações que estão em período escolar atualmente: eles sempre estão com o celular na mão, consumindo.

Dessa forma, isso deve ser também incorporado à educação. O big data é capaz de fornecer o que é necessário para a criação de programas personalizados. Assim, a parte pedagógica pode combinar o que acontece off-line com o complemento (e incentivo) on-line. Vale a pena!

Utilização para aperfeiçoamento da gestão

Vale lembrar que os dados devem ser internos e externos. Além disso, é preciso ter integração entre as áreas. Embora seja bastante utilizado por professores e pela área pedagógica, há também, por exemplo, dados financeiros, de estoque, administrativos etc. Tudo isso pode ser analisado para o bem da instituição.

Ao usar o big data para analisar os fluxos de caixa e fazer projeções, por exemplo, a gestão tem mais poder sobre os recursos escolares. Dessa forma, é possível fazer um bom gerenciamento de custos e ter vantagens competitivas, aplicando de maneira produtiva — ou seja, use o recurso tanto para a educação quanto para o aspecto gerencial.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como implementar esse recurso na escola?

A organização dos dados é fundamental e, para isso, é essencial contar com um bom sistema que seja capaz de integrar as áreas e de entregar essa organização. Você só conseguirá agrupar dados para analisar quando houver uma boa forma de consultá-los e captá-los. Por isso, um bom software escolar é a resposta.

Não adianta apenas saber o que é big data se a gestão não dispõe de ferramentas capazes de estruturar a análise de dados. A ferramenta estuda o tratamento dos dados, mas é função da liderança saber como usar essas informações estrategicamente — ou seja, a análise é uma urgência para quem quer tomar boas decisões.

Que tal aprender mais sobre esse assunto? A análise de dados serve para o aprimoramento da educação e orientar a gestão no caminho do sucesso. Temos um artigo completo sobre análise de dados na educação: leia o conteúdo e fique por dentro de tudo que você precisa saber!

planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.