ensino colaborativo

O que é ensino colaborativo e como ajuda no desenvolvimento dos alunos?

ideias ano letivo

O ensino colaborativo é uma metodologia que tem como objetivo promover o aprendizado envolvente e significativo por meio da participação ativa do professor e do aluno na construção do conhecimento.

Imagina que, em pleno século XXI, nossas crianças têm mais acesso à informação que quando estávamos na escola. A tecnologia disponibiliza um mundo de informações em poucos segundos. Isso quer dizer que a maior parte das perguntas podem ser respondidas facilmente com essa ferramenta. No entanto, o papel do professor não perde sua importância de forma alguma. O que acontece é que esse ensino-aprendizado passa por um processo de avanço.

Com isso, o ensino colaborativo chega para agregar essas aulas e desenvolver mais efetivamente rendimento do aluno. Eles atuam em conjunto dos professores, escola e pais para construir esse conhecimento. Tornam-se estudantes autônomos, gera interação nas aulas e contribui para a fixação do conteúdo das matérias.

Entenda agora as mudanças que vieram com essa metodologia e como tudo isso funciona.

Afinal, o que é o ensino colaborativo?

Nessa abordagem de ensino, os alunos são protagonistas das aulas, com a mediação do professor. Em conjunto, eles têm um objetivo em comum: o conhecimento. A ideia é que os alunos aprendam efetivamente de forma coletiva, transformando-os em agentes na construção dos saberes. O professor tem um papel de guia nas aulas, ele conduz o assunto e estimula a participação ativa dos alunos, fazendo o objetivo dessa metodologia atingir seu propósito.

De acordo com pesquisas feitas pela Boston Consulting Group, há algumas qualidades e competências essenciais para superar mudanças constantes no ensino. São elas: adaptabilidade, resiliência, pensamento crítico, liderança, comunicação, curiosidade e, claro, a colaboração. As metodologias ativas e o ensino híbrido são ótimas oportunidades para desenvolver essas habilidades.

Sendo assim, por meio dessas metodologias, o ambiente tradicional de aula torna-se colaborativo na aquisição de conhecimento. Dá aos professores e aos alunos a oportunidade de usar ferramentas digitais para desenvolver essas habilidades tão essenciais para enfrentar essa nova era. Por isso, é muito importante que esses docentes estejam preparados para o uso dessas ferramentas e saibam adaptar as aulas para essas mudanças.

As novas metodologias precisam ser adaptadas por meio de um planejamento estratégico em todos os níveis de educação. As TICs (Tecnologias da informação e comunicação) devem ser incluídas no currículo. Alunos e professores devem ser contemplados e incentivados a utilizá-las como recurso educacional por meio de um modelo inclusivo, sustentável e que os prepare, discentes e docentes, para os desafios deste século.

Quais as vantagens dessa metodologia?

Existem várias vantagens na criação de um ambiente que fomente essa aprendizagem colaborativa. Listamos os principais benefícios que esse formato de ensino oferece para o aperfeiçoamento do rendimento escolar.

Ensino personalizado

Esse método de ensino defende que cada estudante tem uma maneira de aprender baseada em diferentes experiências e vivências. Dessa forma, os estudantes podem contribuir com as aulas com suas próprias visões sobre determinados assuntos e trocar experiências.

É preciso entender que a ideia de que os alunos devem aprender das mesmas maneiras, a mesma aula e obtiverem os mesmos resultados, é uma ideia atrasada. O conteúdo deve ser voltado para a realidade daqueles alunos e personalizado conforme a necessidade de cada um.

Aprendizagem mais prática

Os alunos não são mais que apenas ouvintes. Eles participam contribuindo com material, experiências, opiniões e conteúdo. Dessa forma, a teoria e a prática andam juntas no aprendizado deles. Por meio de desafios e trabalhos em conjunto, essa prática também pode ser trabalhada. Assim como, o respeito às opiniões e o compartilhamento e responsabilidades

Autonomia do aluno

Os estudantes são estimulados a procurar pelas informações, estudar antes de chegar a aula, estar preparado para discutir sobre o conteúdo proposto e também formular possíveis dúvidas que possam surgir para agregar a aula. A reflexão, proatividade e a criatividade são colocados em prática nesse momento.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é um benefício de aprendizagem colaborativa muito importante para o crescimento, principalmente, profissional desses alunos. Essa experiência não só trabalha a liderança, resiliência e comunicação, ela faz com que os estudantes apoiem uns aos outros, valorizando e respeitando a participação uns dos outros.

Melhora da comunicação

A aprendizagem colaborativa tem como foco a comunicação para aquisição do conhecimento. Por isso, é fundamental trabalhar essa habilidade para uma boa relação entre os alunos. Além disso, manter a comunicação aberta entre professores, alunos e pais é um espaço importante para compartilhar conhecimento, dificuldades e dúvidas.

Sentimento de pertencimento

O sentimento de pertencimento é uma vantagem que vem com o ensino colaborativo. Desenvolver a comunicação entre os estudantes é uma forma de exercitar o relacionamento entre eles e desenvolver esse processo de aquisição de conhecimento. Ao compartilhar dificuldades, experiências e opiniões com outros alunos, eles têm mais chances de transformar esse envolvimento em algo positivo por meio da empatia.

Motivação e engajamento

O ensino colaborativo, por meio da comunicação ativa entre professores e alunos, promove a motivação e o engajamento entres os alunos. O processo de aprendizagem também traz a realização e satisfação com o rendimento deles e, mesmo com dificuldades, eles têm o auxílio de uns aos outros, professores e alunos, para a resolução desse problema.

Desenvolvimento pessoal e profissional

Todas as habilidades desenvolvidas com essa metodologia é uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional. A comunicação, criatividade, resiliência, liderança, adaptabilidade, resiliência, pensamento crítico, entre outros, são competências essenciais para uma carreira profissional de sucesso e lidar com os desafios da vida adulta.

O ensino colaborativo é um aliado na educação nessa nova era em que vivemos e implementá-lo em instituições de ensino pode ser um grande diferencial e gerador de significativo de resultados. São diversos os benefícios desse modelo de ensino.

É uma forma de conquistar espaço no mercado educativo com a inovação. Conseguindo ser reconhecido e notado nessa área. É importante saber dialogar com todos os responsáveis pela educação na escola sobre esse conceito. Promovendo a autonomia e a cooperação entre todos. Invista nessas mudanças e forme adultos mais preparados para o mundo contemporâneo!

Você já conhecia o ensino colaborativo? Comente sobre o que achou sobre essa metodologia e suas experiências!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.