inteligencia artificial na educação

Como implementar a Inteligência Artificial na educação? Descubra!

Inteligência Artificial não é mais um conceito restrito aos filmes de ficção-científica. É algo mais do que presente no dia a dia, sendo responsável por tornar uma série de sistemas mais inteligentes e capazes de gerar valor para as empresas — e isso também inclui as escolas.

A educação é um dos segmentos que podem ser beneficiados por uma tecnologia como a da Inteligência Artificial. Esses caminhos envolvem maneiras de automatizar tarefas, obter diagnósticos mais estratégicos do desempenho dos alunos, aprender mais com os seus resultados, entre vários outros.

Para aproveitar esses benefícios, é preciso entender as aplicações da Inteligência Artificial na educação. No artigo a seguir, você entenderá de que forma essa interação acontece e como aproveitá-la em sua escola. Confira!

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial é o termo utilizado para se referir a um sistema que é capaz de aprender com o próprio trabalho, seja pelos resultados das ações que realiza ou a partir de informações inseridas pelos usuários. Ela tem características que simulam a capacidade humana de pensar, tirar conclusões e apontar soluções.

Não se trata de um software ou de uma solução específica, mas, sim, de um recurso que pode ser aplicado a sistemas já existentes. Por exemplo, um programa que registra as notas dos alunos pode empregar a Inteligência Artificial para prever a trajetória deles ao longo de determinado período com o intuito de apontar aqueles com maior e pior desempenho.

A história da Inteligência Artificial se inicia na década de 1950 a partir de diversos grupos de pesquisas que dificilmente conseguiam se desenvolver pro muito tempo antes de serem abandonados. Os segmentos que mais tiveram sucesso eram aqueles que traziam a Inteligência Artificial para campos de estudos já existentes, como a robótica e a lógica.

De quais formas é possível aplicar a Inteligência Artificial na educação?

A Inteligência Artificial é uma solução bastante eficaz para diversos segmentos, inclusive o da educação. Trata-se de um ótimo caminho para contar com processos mais inteligentes, obter diagnósticos estratégicos e aprimorar a qualidade das suas ideias no dia a dia. No entanto, para isso é necessário entender como a Inteligência Artificial interage com a educação.

Conheça a seguir as principais maneiras de utilizar a Inteligência Artificial na educação:

Apoio à gamificação

Individualmente, a gamificação já é um ótimo recurso que pode ser implementado para extrair um maior engajamento e desempenho de seus alunos. É um conceito que gira em torno de transformar a experiência em algo mais semelhante a um jogo, podendo ter coleta de pontos, prêmios por ações e até competição em um ranking.

A Inteligência Artificial pode ser um adicional bastante valioso para tornar essa ideia ainda mais inovadora. É possível usar essa solução para tornar o seu sistema de gamificação mais inteligente, o que contribuirá para um maior sucesso dessa iniciativa. Por exemplo, é o caso de gerar desafios personalizados a partir do histórico e desempenho dos alunos.

Interações com chatbot

A Inteligência Artificial é um famoso “motor” de funcionamento dos chatbots, que são aqueles sistemas que permitem interagir com um robô usando uma plataforma de chat. Nem todo chatbot utiliza Inteligência Artificial, mas é possível contar com uma solução muito mais inteligente e útil ao combinar essas duas soluções.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Uma aplicação possível disso é contar com um chatbot responsável por prestar apoio aos alunos, seja tirando dúvidas ou fornecendo informações sobre seu desempenho. Ele pode ser capaz de adotar um discurso próximo do humano e personalizar seu script para se adaptar ao histórico e as características de cada pessoa que interage com ele.

Auxílio nas tomadas de decisão

Como em qualquer outro tipo de empresa, o responsável por uma escola precisa tomar decisões todos os dias quem impactam o futuro dela. Só que nem sempre essas escolhas são óbvias, deixando muito a cargo de suposições e previsões que nem sempre se concretizam. Felizmente, isso não precisa ser mais assim.

Ao contar com uma solução aprimorada pela Inteligência Artificial, é possível obter diagnósticos muito mais estratégicos a partir das suas informações. Isso possibilita basear as suas decisões em projeções com maior margem de acerto, tornando o processo mais eficiente.

Geração de conteúdo personalizado

Nem sempre é valioso contar com o mesmo material de estudos sendo direcionado a toda uma turma na escola. A Inteligência Artificial é capaz de usar o próprio aprendizado para desenvolver conteúdo personalizado para necessidades específicas de professores e alunos.

Por exemplo, se uma prova importante está se aproximando, é possível usar essa tecnologia para desenvolver um plano de estudos baseados nas necessidades de cada aluno. Dessa forma, eles poderão estudar as áreas em que mais precisam de apoio, aumentando o seu potencial de sucesso na avaliação.

Aprimoramento da robótica

Como disciplina escolar, a robótica pode ser extremamente valiosa para os alunos, além de oferecer um adicional de competência bastante atrativa para o mercado de trabalho. E esse estudo pode ser aprimorado ainda mais com a ajuda da Inteligência Artificial.

Em sua história, a Inteligência Artificial interagiu de forma bastante orgânica com a robótica. Trata-se de um “motor” bastante valioso para o seu funcionamento, sendo capaz de produzir soluções e equipamentos muito mais inteligentes, úteis e capazes de alcançar os resultados esperados por quem as cria.

Acompanhamento e melhora no desempenho

Nem todos os alunos se desenvolvem da mesma forma ao longo do ano letivo. Ficar de olho nessa evolução é muito importante para garantir que os professores possam agir no momento certo e é ainda melhor que a Inteligência Artificial pode ajudar bastante nesse contexto.

Uma das aplicações possíveis dessa tecnologia envolve o aprendizado a partir dos resultados conquistados pelos alunos ao longo de determinado período. Use a Inteligência Artificial para prever o desempenho deles e detectar possíveis desvios dessa curva que exijam atenção.

Tendo em vista todas as possibilidades que existe na interação da Inteligência Artificial na educação, fica nítido o quanto é vantajoso trabalhar com esse conceito. Agora, o desafio é olhar para a sua própria escola e buscar oportunidades de melhorias que sejam beneficiadas por esse tipo de solução. Comece o quanto antes para passar a aproveitar as vantagens.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Vamos continuar falando de evolução? Confira aqui no blog 11 tecnologias para aumentar a produtividade e qualidade da sua escola.

planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.