planejamento pedagógico

3 melhores práticas para o seu planejamento pedagógico

ideias ano letivo

O planejamento pedagógico é uma prática de gestão escolar que consiste na avaliação de um conjunto de aspectos (positivos e negativos) relativos ao processo de aprendizagem durante o ano letivo, visando aplicar melhorias para o ano seguinte. Sim, estamos falando de uma etapa que se inicia com antecedência nas instituições de ensino.

Por que essa prática é importante? É a partir dela que: metas da escola são acompanhadas e avaliadas; desempenhos abaixo do esperado são facilmente identificados; necessidades da escola são levantadas; e boas práticas são aplicadas para possíveis melhorias.

Em outras palavras, é como fazer uma raio-X do panorama pedagógico, diagnosticar problemas e casos de sucesso, discutir meios de aprimoramento, estabelecer novas metas e estratégias, e criar a programação para a próxima temporada.

Embora o conceito seja simples, a tarefa requer bastante esforço mútuo, o que muitas vezes leva a equipe a ter dificuldades em seguir os planos. Por isso, listamos as 3 melhores práticas para o seu planejamento pedagógico. Confira!

1. Integre todos os envolvidos no processo de aprendizagem

Um dos papéis mais importantes do gestor é promover o engajamento por parte de todos aqueles que influenciam no processo de aprendizagem. Portanto, o planejamento pedagógico oferece um ambiente propício para juntar todos à mesa e debater as principais questões.

Quando o planejamento é construído coletivamente, o gestor ganha uma oportunidade valiosa para colocar em pauta suas ideias e concepções. Por quê? Simples: uma equipe de especialistas na área pode ajudar a viabilizar o plano, seja contribuindo com sugestões, seja propondo ajustes.

2. Incentive o corpo docente a propor soluções

Você confia no potencial dos professores que atuam na sua escola, não é mesmo? Então considere o planejamento pedagógico o momento ideal para que esses talentos participem do futuro da instituição e, ao mesmo tempo, evoluam como profissionais de ensino.

Na medida em que o corpo docente se sente motivado e com autonomia para buscar soluções, os alunos são ainda mais beneficiados devido ao fato de que o professor é a pessoa que conhece eles a fundo. Ou seja, as metodologias propostas sempre terão como objetivo explorar o potencial e, também, suprimir as dificuldades individuais.

3. Revise o planejamento com frequência

Agora, queremos propor a você um momento de reflexão. Convite aceito? Então vamos lá: quando a gente se dedica a planejar algo para a vida pessoal, como economizar dinheiro para comprar um certo produto ou fazer uma viagem durante as férias, o que fazemos a cada mês ou semana que passa? Avaliamos o progresso, certo?

Com o planejamento pedagógico o acompanhamento não deve ser diferente. Afinal todas as ações estão sujeitas a falhas, da mesma forma que mudanças vêm a calhar no meio do caminho, logo não é interessante para a escola seguir o plano rígida e inflexivelmente.

Isso ajuda a evitar, por exemplo, que uma ação ou metodologia ineficaz seja colocada em prática durante o ano todo, em vez de revisar a questão e desenvolver uma ideia que possa surtir efeito nos meses que ainda restam. Por isso a revisão no segundo semestre é uma boa oportunidade para otimizar o planejamento pedagógico.

Aproveitando que o assunto aqui é planejamento, continue sua leitura e saiba, agora, o que é e quais são as vantagens do planejamento estratégico escolar!

Procurando emprego como coordenador pedagógico? Dê uma olhada nas vagas disponíveis no site do Jooble.

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.