Projeto político pedagógico da escola: saiba a sua importância

ideias ano letivo

O projeto político pedagógico da escola está relacionado à função social da educação. Quando pensamos na estratégia da instituição, não podemos tratar esse assunto de forma comercial ou isolada, afinal, estamos falando de formar indivíduos, e não apenas de um serviço de ensino de leitura e escrita. Nesse contexto, por que o PPP é importante?

É por meio desse documento que a escola consegue reafirmar sua autonomia para traçar metas e construir sua identidade. Não se trata de chegar a decisões unilaterais, mas de chegar a consensos com todos os envolvidos. O que se espera da construção do projeto é resgatar a escola como um bem de todos, um lugar de discussão e diálogo.

Para trazer mais esclarecimento sobre esse assunto, abordaremos os pilares do PPP, além de refletirmos um pouco sobre qual é a verdadeira articulação por trás desse projeto. Vamos, ainda, pensar sobre o real impacto de uma boa elaboração do projeto político pedagógico para a escola, alunos e a comunidade.

Que tal acompanhar? Continue lendo e tire suas dúvidas!

Em que consiste o projeto político pedagógico da escola?

O projeto político pedagógico da escola é um documento estrutural. Todo o esquema acerca das ações da instituição ficam registrados nesse material, bem como o acompanhamento delas. Em suma, o PPP é o registro do planejamento das atividades da escola.

Você traça objetivos, estratégias, metas e métodos para iniciar o período letivo, certo? É no PPP que isso fica devidamente salvo. Ou seja, ele serve como uma base para tudo que é desempenho.

O diferencial desse documento é que não se trata apenas de um direcionamento e/ou plano operacional. Nele, há a articulação pedagógica: as orientações de ensino considerando a realidade social, econômica, cultural etc.

São determinadas quais são as competências que devem ser desenvolvidas nos alunos, chamando todos a participarem com propostas, a fim de atingir os resultados alçados. Assim, a comunidade é capaz de colaborar com o processo educacional.

O que o PPP precisa ter?

Montar um documento assim tão importante pode ser um desafio. Afinal, a quantidade de conteúdos presentes no registro é bastante densa. Por isso, separamos alguns elementos cruciais de um PP para que você entenda e consiga esquematizar a elaboração. Veja!

Identificação da escola

Aqui, o básico: dados sobre a escola. CNPJ, endereço, nome do diretor, dos coordenadores pedagógicos etc. Nesse tópico, é preciso determinar quem é a equipe responsável pela elaboração da PPP. Também deve-se categorizar a escola, informando quais são os atendimentos (médio, fundamental, técnico etc.), bem como horários praticados.

Missão

Na parte de registrar a missão, é preciso pensar sobre o caráter da instituição: qual é o seu propósito, quais são os grandes objetivos — que devem ser alcançados a longo prazo —, quais são os valores da escola etc. Nessa seção, também é possível inserir uma breve história da instituição, demonstrando como ela alcançou o patamar e mentalidade atuais.

Contexto

Esta é uma das partes mais importantes do PPP. O contexto traz informações sobre a comunidade na qual a escola está inserida, demonstrando algumas características sobre seu entorno. É importante inserir um panorama com dados estatísticos, como os demográficos.

É possível usar os dados contidos no cadastro dos alunos para elaborar o contexto, aplicando pesquisas para levantar as informações necessárias restantes. Esse momento do PPP dá abertura para o bom relacionamento entre escola e comunidade, já que os objetivos colaborativos da instituição dentro do contexto precisa ser esclarecidos.

Indicadores de aprendizado

A seção de indicadores de aprendizado é muito procurada por responsáveis de alunos e/ou pessoas interessadas em saber se os serviços prestados pela escola são realmente bons. Vale lembrar que o PPP deve ser acessível para toda e qualquer pessoa que queira conferir as informações.

Os indicadores de aprendizado informam o número total de alunos, bem como as segmentações a esse respeito. Taxa de reprovação, a média das notas, o desempenho em avaliações externas e governamentais também devem ser abordados. Você também pode incluir prêmios que a instituição recebeu por conta de seu desempenho.

Recursos

Atenção: não confunda os recursos com apenas apresentar dados financeiros. Embora essa seja uma área bastante importante para demonstrar principalmente transparência, a verdade é que o RH recebe destaque nessa seção.

Nesse tópico, o projeto apresenta o quadro de colaboradores e a infraestrutura da escola, além das tecnologias disponíveis.

Diretrizes pedagógicas

Quais são os modelos pedagógicos aplicados na escola? O viés é democrático, é construtivista? O PPP deve informar tudo o que está previsto no currículo para cada etapa escolar, demonstrando a solidez da evolução dos níveis de ensino. Embora a base curricular seja nacional, a escola deve montar sua própria grade disciplinar.

Plano de ação

Até esse ponto, os objetivos e as metas foram informados, mas quais ações serão empregadas, como e quando, para alcançá-los? Estas informações aparecem no plano de ação. É importante que as colaborações tenham cunho mais gerencial, diferentemente das diretrizes pedagógicas, onde a coordenação de professores é o ponto mais alto.

Como elaborar o PPP?

Até aqui, vimos em que consiste um projeto político pedagógico, os seus elementos fundamentais e a sua importância para as escolas. Nesse contexto, podemos sintetizar que a construção do projeto envolve dois desafios cruciais: prezar pela participação da comunidade escolar e manter a organização durante a elaboração.

Nesse sentido, separamos algumas dicas para sua escola conseguir montar um projeto político pedagógico realmente efetivo.

Envolva a comunidade na construção do PPP

Se a ideia do documento é unir todos em um objetivo comum, a equipe responsável pelo plano de ação do projeto deve agregar sugestões, opiniões e críticas de cada figura envolvida na comunidade escolar: gestores, professores, demais funcionários, familiares e alunos.

Dessa forma, o PPP refletirá a necessidade de todos. A escola pode se utilizar de inúmeras ferramentas para contemplar a voz de todos, como reuniões e formulários online.

Defina um calendário

Os responsáveis devem oficializar datas e etapas para a construção do PPP, de modo que todos consigam arcar com os compromissos. Um calendário simples e transparente é uma forma de reafirmar a seriedade do processo e a necessidade de que os responsáveis se esforcem para realizar suas atividades.

É importante que esse calendário seja acessível e atualizável. Defina status para os compromissos, como “feito”, “em processo” e “em aberto”, para que os integrantes consigam acompanhar o andamento das atividades e avaliar o desempenho da equipe.

Cobranças existirão ao longo da construção do PPP, mas com um calendário fica mais fácil realocar compromissos quando necessário e vislumbrar as datas de realização das etapas.

Preze pela explicação simples e objetiva

Explicações simples e objetivas, sem grandes elocuções ou enfeites linguísticos, permite que o projeto consiga ser interessante e útil para a vida de todos os envolvidos na comunidade escolar. Lembre-se de que esse é um documento com informações para ser executadas, por isso é muito importante que os responsáveis prezem pela didática.

Disponibilize o documento para a comunidade

Nada de engavetar o projeto como se ele fosse propriedade exclusiva da direção escolar. O ideal é que o documento seja impresso para ser distribuído para professores, funcionários e familiares no momento da matrícula escolar, além de ser disponibilizado nos canais de atendimento online que a instituição utiliza, como um site oficial.

Reavalie o documento periodicamente

O PPP não pode ser publicado e depois esquecido. Pode ser que alguns direcionamentos contidos no documento não estejam gerando os resultados necessários. Por isso, é importante reavaliá-lo para avaliar as iniciativas e buscar novas soluções quando necessário.

É importante que a equipe da gestão escolar reavalie o documento pelo menos anualmente. No entanto, não é preciso refazer o documento a cada ano. Ele pode durar até três ou quatro anos e deve ser alterado quando a equipe perceber que os princípios já não correspondem aos objetivos imediatos da escola.

Qual é o real impacto da boa elaboração do PPP?

A verdade é que o PPP é o sumo da atividade que a escola vai desempenhar ao longo do ano. Quando a gestão consegue, com a ajuda de uma equipe multidisciplinar e de uma abordagem democrática, elaborar um projeto político pedagógico eficiente, todas as informações se tornam claros para quem quiser consultar.

Assim, é possível entender quem é a escola, o que ela representa na comunidade, quais são os seus princípios e como a instituição pensa. Por outro lado, o PPP serve também de “mapa” para tudo que acontece durante o período letivo, servindo também de indicador de sucesso ou fracasso das propostas.

A boa elaboração do PPP também firma a responsabilidade da gestão da instituição com responsáveis de alunos, com os próprios alunos, com a equipe de trabalho e a comunidade local. Além disso, é uma boa forma de demonstrar o compromisso com o desenvolvimento adequado para outros elementos da área da educação.

O projeto político pedagógico da escola quando encarado como um documento sério com função estratégica está apto para agregar reconhecimento à instituição, afinal, de tempos em tempos, é capaz de trazer uma perspectiva de crescimento. E quem não quer se tornar referência? Faça do PPP um diferencial competitivo.

A análise de dados é um meio bastante eficiente de fazer o levantamento de diversos pontos importantes no planejamento, bem como o estudo sobre os resultados. Quer saber mais sobre o assunto? Leia sobre análise de dados na educação e fique por dentro!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.