software-de-gestao-financeira

Aprenda como escolher um software de gestão financeira para sua escola

Trabalhar com as ferramentas certas faz toda a diferença para a sua escola. Quando foi a última vez que você reviu os processos do seu departamento de finanças? Talvez seja a hora de contratar um bom software de gestão financeira para a sua instituição de ensino.

Ter como controlar adequadamente as contas é essencial para o bom funcionamento da escola. Torna-se ainda melhor quando podemos contar com a ajuda da tecnologia para otimizar processos, minimizar erros e até auxiliar na descoberta de oportunidades.

Isso é possível ao trabalhar com um software de gestão financeira. Esse tipo de solução é capaz de transformar a forma como esse setor da sua escola trabalha, possibilitando uma atuação muito mais inteligente e eficaz nesse sentido.

Quer saber mais? Neste artigo, você entenderá o valor de trabalhar com um software de gestão financeira na escola e como escolher a melhor solução para as suas necessidades.

Por que usar um software de gestão financeira vale a pena?

Para operar de forma satisfatória, a sua escola deve contar com as soluções adequadas em cada um de seus setores. Um software de gestão financeira não é algo dispensável, já que pode fazer uma grande diferença no funcionamento desse setor tão importante para ela.

Conheça os principais benefícios de usar um software de gestão financeira em sua escola.

Controle da gestão financeira

Nenhuma instituição de ensino consegue funcionar com as finanças fora de controle. É preciso ter pleno conhecimento sobre o dinheiro que entra e sai, além de ser capaz de visualizar possíveis gargalos e elaborar estratégias para usar seus recursos de forma mais eficiente.

Um software de gestão financeira é fundamental nesse processo, já que oferece as informações que você precisa e possibilita o controle necessário para evitar problemas.

Diminuição da evasão escolar

A evasão escolar é uma das consequências de um departamento financeiro despreparado para lidar com inadimplência e métodos adaptados de cobrança para garantir seu rendimento. Algumas famílias podem necessitar de uma abordagem específica, que só é detectável ao usar um sistema sofisticado.

Esse acompanhamento permitirá uma relação mais próxima com pais e alunos, sendo determinante para diminuir a evasão escolar e a inadimplência.

Dados para facilitar a tomada de decisão

Contar com mais informações estratégicas é o melhor caminho para tomar decisões certeiras. No entanto, nem sempre é possível contar com esses dados, o que faz com que acabemos seguindo pelos caminhos errados.

O uso de um software de gestão financeira em sua escola permitirá acessar os seus dados de maneira direta e objetiva. Isso possibilitará a tomada de decisões baseadas em fatos concretos, o que contribuirá para melhores resultados no futuro.

Como escolher um bom software de gestão financeira para a escola?

Tendo em vista todos os benefícios que um software de gestão financeira pode trazer para a sua instituição de ensino, o próximo passo é saber como escolher a melhor opção. Afinal, o mercado está repleto de uma grande variedade de alternativas, o que pode dificultar esse processo.

reduzir inadimplencia escola

Veja os principais critérios que você deve levar em consideração ao escolher um bom software de gestão financeira para a sua escola:

Funcionalidades oferecidas

Como em qualquer outro tipo de software, são as funcionalidades de uma solução de gestão financeira que definem o seu valor. Contar com os recursos certos é essencial para aproveitar tudo o que esse tipo de solução tem a oferecer.

Além disso, é importante ressaltar o quanto você deve conhecer as demandas específicas da sua escola e o quanto os recursos do software de gestão financeira analisado é capaz de atendê-las. Não se limite a uma escolha inferior, já que isso impedirá o seu progresso.

Necessidade de treinamentos

Por geralmente provocar uma mudança bastante radical no funcionamento do departamento financeiro, o software de gestão que você contratar pode exigir a realização de treinamentos e demais momentos de imersão.

Portanto, como parte desse processo de decisão, é importante que você consulte as empresas que oferecem esse tipo de solução para saber se oferecem treinamentos ou algum tipo de documentação de ajuda. Isso será decisivo para a sua equipe já poder começar a trabalhar com o sistema.

Qualidade do suporte

Aliás, falando em apoio e ajuda, você também precisa contar com uma parceira capaz de oferecer um suporte técnico de qualidade quando você precisar. Mesmo com a realização de treinamentos, podem surgir dúvidas ou até mesmo problemas que necessitem de solução o quanto antes.

A melhor forma de avaliar um suporte é considerar a sua disponibilidade e os meios de contato. Você precisa saber que pode contar com essa empresa para agir da forma correta sem demoras.

Estrutura especializada

Existem diversos softwares de gestão financeira disponíveis no mercado. No entanto, escolher qualquer opção genérica pode não trazer todos os benefícios que a sua instituição de ensino poderia ter nesse aspecto.

Em vez disso, prefira uma solução especializada para o segmento educacional. Somente com um software dedicado à realidade das escolas poderá ajudar você com todas as particularidades que esse meio possui.

Integrações disponíveis

Outro benefício de trabalhar com softwares de gestão é que eles são capazes de se integrar a outros sistemas para oferecer mais funcionalidades à sua equipe, dependendo das soluções com as quais você já trabalha.

Portanto, ao decidir pela melhor opção para a sua instituição de ensino, prefira aquelas alternativas que sejam capazes de se conectar e integrar aos sistemas que você já usa. Isso permitirá um uso mais inteligente das suas ferramentas.

Trabalhar com um bom software de gestão financeira na escola é uma excelente forma de tornar os processos desse setor mais estratégicos e inteligentes. Leve em consideração as orientações deste artigo e tome a melhor decisão para o funcionamento da sua escola, algo que será decisivo para o crescimento dela e para ajudá-la a se destacar em meio aos concorrentes.

Que tal começar com uma ótima sugestão? O Software GEO oferece todos os recursos que você precisa para aproveitar as vantagens desse tipo de solução. Acesse o site para conhecer todos os recursos e agende uma demonstração.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.