3 coisas que não podem faltar em um planejamento escolar

ideias ano letivo

Sem dúvidas, o planejamento é algo que está presente em todos os processos da nossa vida! Afinal, sem uma prévia definição acerca de algo que precise ser feito, talvez não consigamos fazê-lo, e se o fizermos, talvez não seja de acordo com planejado.

Sendo assim, o planejamento escolar é de suma importância para a comunidade, pois busca promover melhorias contínuas, e ainda por cima, agrega a participação de todos em cada etapa do processo de planejamento.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e confira 3 coisas que não podem faltar na hora de realizar o seu planejamento escolar.

O que é um planejamento escolar?

Em resumo, podemos dizer que o planejamento escolar é, na verdade, um tipo de documento que é criado para reunir objetivos específicos da instituição de ensino, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas.

Caso você não saiba, nesse documento irão constar cronogramas pedagógicos que serão executados no ano letivo da escola, bem como a otimização do calendário escolar, os horários de aula de cada turma de acordo com o ano, as extensões extracurriculares, e entre outros detalhes que são cruciais para o andamento do colégio.

De forma prática, o planejamento escolar é algo que geralmente é executado de forma anual, muito antes de começar o ano letivo. Assim, a comunidade da escola busca reunir-se para realizar discussões acerca dos principais objetivos da escola, além de elaborar planos de acordo com sua real situação, e assim, elaborar um plano de ação.

Sabe-se também que é a equipe de gestão que fica inteiramente responsável por realizar a condução da reunião dos membros, juntamente com os professores. A ideia, nesse ponto, é que todos cheguem a uma conciliação, visando um desenvolvimento ainda maior do colégio.

Quais são os tipos de planejamento escolar?

Agora que você já sabe o conceito e a importância do planejamento escolar, vamos mostrar os principais tipos de planejamento para a área da educação. Confira abaixo quais são eles:

1. Planejamento participativo

Caso você não saiba, o planejamento participativo acaba se tornando um dos melhores exemplos de democracia no ambiente escolar. Isso porque, através desse modelo, todos os envolvidos nesse processo — tais como os pais, professores, alunos, diretores, colaboradores — conseguem participar das decisões e são inteiramente responsáveis pelas principais prioridades a serem realizadas.

Dessa forma, podemos entender que a participação de diferentes grupos do âmbito escolar em um planejamento, garante mais chances de que o processo seja mais assertivo. Isso porque essa junção oferece corresponsabilidade e compromisso no sucesso das metas. Dessa forma, entendemos que o planejamento participativo visa atender a todas as demandas sociais advindas da comunidade escolar.

2. Planejamento estratégico

Se tratando do planejamento estratégico, podemos perceber que o processo já é um pouquinho mais diferente em relação ao planejamento participativo. Ou seja, apenas uma pessoa no ambiente escolar deve concentrar o poder da decisão — geralmente, o diretor da escola acaba assumindo esse papel. Sem contar que ele trabalha nesse planejamento utilizando métodos quantitativos e qualitativos.

Além de tudo, devemos ressaltar que essa abordagem irá trabalhar processos em longo prazo, já que estamos falando de planejamento estratégico. A estratégica, por si só, acaba sendo válida quando é projetada para um futuro mais longínquo, onde os responsáveis irão dispor de técnicas e processos para cumprir tais demandas até lá.

Por esse motivo, é crucial avaliar os pontos fracos e fortes da escola, bem como as restrições que ainda incidem sobre ela. As metas organizacionais e indicadores de desempenho, por exemplo, irão medir o futuro, a visão e a missão da instituição de ensino, cujos fatores irão nortear esse tipo de planejamento.

3 coisas que não podem faltar em um planejamento escolar

Conforme vimos, existem dois tipos de planejamentos voltados para o âmbito escolar. Entretanto, nem todas as escolas conseguem realizar esse processo de forma eficiente, mesmo que não seja tão difícil. Por esse motivo, vamos te mostrar agora 3 coisas que não podem faltar na hora de fazer o planejamento escolar de sua instituição de ensino. Confira:

1. Metas que são realizáveis

Com base no tipo de escola que você possui, não adianta propor planejamentos que vão além do que a sua marca possa suportar. Por esse motivo, a primeira dica é construir metas que sejam tangíveis para a escola, e que sejam propensas de serem executadas de forma eficiente.

Além de animar os envolvidos nessa etapa — já que estamos lidando com possibilidades totalmente tangíveis — amadurece o colégio cada vez mais no mercado, e à medida que as metas forem sendo cumpridas, a ideia é torná-las mais complexas no decorrer do tempo, unicamente para fazer o negócio crescer.

2. Faça um checkup do que já foi feito

Para que possamos nos certificar de que o planejamento escolar no futuro seja um sucesso, também precisamos nos certificar que o planejamento no presente também esteja sendo executado de maneira eficiente.

Afinal, de nada adianta começar algo no futuro, sendo que as demandas atuais ainda estão em fase de aprimoramento e eficácia. Por esse motivo, analise o que já foi feito na sua escola, e com base nos processos coletados, comece a investir nas próximas etapas.

3. O planejamento deve estar em equilíbrio com o interesse da comunidade

Mesmo que a visão empreendedora geralmente tende a dominar os aspectos do planejamento, sabemos que cada pessoa possui uma visão diferente a respeito de um determinado movimento.

Por esse motivo, traga a comunidade para perto das decisões do planejamento, a fim de que tudo possa ser arquitetado de forma em que todos se sintam confortáveis, e, sobretudo, sintam-se parte de algo que está crescendo e se desenvolvendo.

Esse sentimento também motiva funcionários, alunos, diretores e até mesmo os pais a investirem cada vez mais no colégio.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Conclusão

Gostou das dicas citadas acima? Conforme vimos, o planejamento escolar é de suma importância para a sobrevivência de uma instituição de ensino mercado, pois a torna cada vez mais competitiva, sustentável e mais atraente para as pessoas — tanto para os de dentro, quanto para os de fora.

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre o planejamento escolar, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre gestão escolar.

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.