5 dicas para não ter erro no registro de notas e faltas de alunos
Tão importante quanto a qualidade do ensino na sua instituição é a organização interna da escola ou faculdade. Por isso, achar algum tipo de erro no registro de notas e faltas de alunos pode prejudicar a reputação de toda a sua empresa perante os seus clientes.
Afinal, não podemos esquecer que na prática devemos administrar a instituição de ensino bem como qualquer outra empresa, com uso de recursos atualizados, que permitem menores índices de erros e mais produtividade. Com isso, resolvemos trazer dicas para minimizar tais erros no dia a dia da secretaria.
Imagine, por exemplo, o estudante precisar de um histórico e levar a outro espaço para comprovar suas informações acadêmicas e conferir um erro no preenchimento. Certamente isso afeta a credibilidade da instituição de ensino, mesmo que tenha um ótimo desempenho em outras questões.
Então, acompanhe essas dicas para evitar esses pequenos e grandes erros na rotina!
Tenha atenção aos dados pessoais dos alunos
A nossa primeira dica pode parecer um tanto quanto óbvia, porém, é um dado básico que não pode faltar no sistema e na documentação do aluno. Falamos sobre os dados pessoais dos estudantes, que não podem ter informações colocadas de maneira errada ou incompleta.
Isso porque, na correria da rotina escolar, pode ser que algo passe despercebido, tornando em vão as demais informações desse aluno, como controle de notas e faltas, caso seus próprios dados estejam incorretos. Também pode acontecer de surgir confusão de nomes semelhantes de alunos, influenciando na hora de inserir notas, por exemplo.
Esse erro é outro comum, o de confundir nome do aluno com dados de outro, com troca de dias de falta, entre outras informações. O resultado desses problemas é emissão de relatórios e documentos com necessidade de correção, retrabalho, ou pior, caso percebam apenas quando levar a outro espaço ou mesmo instituição de ensino.
Elabore históricos escolares detalhados
Não importa se sua instituição é escola ou faculdade, é muito interessante prezar por modelos de histórico que sejam o mais detalhados quanto possível. Além de informações pessoais, precisamos acrescentar dados acadêmicos, claro, como notas e faltas.
A divisão de dados por ano cursado também facilita na hora que as pessoas precisarem de consultar o histórico. O tempo no qual o aluno permaneceu na escola, notas e faltas em cada disciplina, junto aos fatos sobre a própria instituição.
Porém, para além disso, podemos inserir outros assuntos importantes para o estudante, que são úteis enquanto ele permanece no local. Por exemplo, aspectos sobre a sua produtividade, rendimento escolar, entre outros acontecimentos importantes.
Afinal, uma afastamento escolar por motivos médicos é um fator que faz diferença no próprio desempenho. Bem como testes de nivelamento, caso o estudante seja proveniente de outra instituição e que não tenha seu histórico em mãos, é preciso avaliar cada caso individualmente.
Os dados sobre os alunos devem ser precisos
A fim de confirmar caso seja preciso, é importante que a secretaria tenha em mãos cópias de documentos dos alunos. Assim, se algum erro sobre os dados pessoais for encontrado, por exemplo, é possível consultar o original e fazer acertos necessários.
A exemplo da certidão de nascimento, Identidade, os históricos escolares, enfim. Essa prática também é relevante para quando é preciso fazer a emissão de segunda via de algum relatório do aluno, o que pode ocorrer no dia a dia de uma secretaria escolar.
E, falando em segunda via, é preciso ter atenção redobrada, porque erros podem se transformar em vias com dados diferentes. Notas, por exemplo, que divergem em documentos emitidos em primeira e segunda via, daí a necessidade de sempre acompanhar os dados antes de emitir.
Cuidado com prazo para emissão de documentos
A declaração de conclusão do aluno deve ser emitida a fim de substituir o histórico escolar por um prazo de 30 dias. Sendo assim, o histórico definitivo deve estar pronto e disponível para o estudante a partir dessa data. Então, todo cuidado é pouco não apenas sobre os dados, como também sobre o prazo.
Isso porque processos seletivos, como concursos, ou matrículas em outras instituições, costumam necessitar desses documentos. Sendo o provisório uma alternativa para não perder a inscrição, por outro lado, muitos locais aguardam o recebimento da via definitiva do histórico.
Aproveite a tecnologia para controle das informações
Mas, fecharemos a nossa lista de dicas com uma das mais importantes, porque a eficiência do seu sistema pode colocar a tenção a perder. Em outras palavras, mesmo que os colaboradores tenham muita atenção no armazenamento de dados, erros no software comprometem produtividade e aumentam os erros.
Então, se você quer que sua instituição tenha informações como notas e faltas de alunos devidamente armazenada é importante contar com sistemas eficientes. Assim, na hora de conferir ou imprimir relatórios saberá que não vai perder tempo com necessidade de acertos constantes ou travamentos.
Claro que é preciso considerar também as necessidades específicas da sua instituição, por exemplo, educação infantil e faculdade possuem demandas diversas na rotina escolar. Por fim, essas são as dicas para não ter erro no registro de notas e faltas de alunos.
Primeiramente, é preciso ter acervo dos documentos dos seus estudantes, a fim de evitar dúvidas sobre os dados constantes no sistema. Junto com essa prática, muita atenção na hora de armazenar todos os dados dos estudantes, a fim de evitar problemas no futuro.
Com isso, e interessante que seu sistema tenha espaços para outras informações que colaboram para entender a trajetória escolar. Por fim, ter muita atenção para data limite na emissão do histórico escolar solicitado por estudantes ou seus responsáveis.
E por último mas jamais menos importante, o software escolhido para a sua secretaria faz toda a diferença na diminuição dos erros e no ganho de produtividade. É preciso ficar de olho em opções que consigam realmente atender a demanda do dia a dia da sua instituição.
Afinal, o público está atento a esses tipos de erros. Por isso, é crucial manter a reputação da escola ou faculdade, pois sabemos que mesmo diante de um ensino de muita qualidade, a organização interna deixando a desejar, chama a atenção de forma negativa.
Leia mais conteúdos como este e fique por dentro do assunto. Pode também entrar em contato conosco para saber mais sobre nosso trabalho!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo