A metodologia ativa e a sua aplicação nas escolas
Antes de tudo, sabemos que o processo de ensino é muito importante para a formação do indivíduo e a sua respectiva visão de mundo. Ou seja, entendemos que a forma em que as escolas tendem ensinar seus alunos a serem independentes nos âmbitos profissionais e pessoais é de suma importância para a construção do indivíduo diante de uma sociedade extremamente volátil e que sempre está em busca de constante desenvolvimento .
Contudo, no decorrer do avanço da modernidade e do próprio conhecimento humano, novas metodologias de ensino vêm sendo criadas.
E uma delas, é a metodologia ativa . Possuindo uma abordagem levemente diferente do ensino convencional, esse tipo de metodologia incentiva o aluno a absorver e crescer ainda mais sob o conhecimento que ele é submetido.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba o que é metodologia ativa e por que ela é tão importante para otimizar ainda mais a construção do seu desenvolvimento .
Boa leitura!
Afinal, o que é metodologia ativa?
Primeiro de tudo, podemos definir que a metodologia ativa nada mais é do que uma atividade que é conceituada como ensino-aprendizagem . Nesse processo, o aluno é visto como o principal protagonista , e dessa forma, o educador acaba possuindo um papel de suporte nesse caso.
Em outras palavras, entendemos que a metodologia ativa faz com que o aluno tenha mais proatividade , ao passo em que ele consiga realizar a construção do seu próprio conhecimento.
No entanto, não devemos esquecer de que nesse modelo, o professor ainda continua sendo o principal responsável por transmitir a informação para o aluno. A questão, é que o educador irá permitir que ele realize descobertas que possam ser incorporadas à sua própria formação.
Assim, de forma prática, na hora que o aluno realiza suas práticas de estudo, os horários acabam sendo bem mais prolongados, mas de forma totalmente instigante e estimuladora para o aluno em questão.
Existe alguma diferença entre a metodologia ativa e a convencional?
Em geral, podemos perceber que no método tradicional, a realização da construção do conhecimento parte diretamente do educador, já que ele tende a transmiti-lo em um local onde várias pessoas possam se ocupar com anotações extensas . Assim, depois de algumas aulas do tipo expositivas, será aplicado um teste/prova, a fim de verificar se os alunos realmente aprenderam o conteúdo transmitido.
Nesse caso, entendemos o quanto a passividade dos alunos acaba sendo predominante. No entanto, quando falamos a respeito da metodologia ativa, esse processo não acontece . De forma prática, os alunos que são submetidos a esse tipo de metodologia em sala de aula são estimulados a realizarem pesquisas, atividades e leituras desafiadoras .
Em consequência disso, os momentos onde aluno e educador se encontram tornam-se momentos de um conhecimento imersivo e debatedor, no processo de aprendizagem.
Como aplicar a metodologia ativa no ambiente escolar?
Agora que você já sabe o conceito e a importância da metodologia ativa nas escolas, está na hora de aprender como aplicá-la no ambiente escolar. Confira abaixo alguns exemplos práticos que podem ser aplicados:
1. Ensino invertido
Nesse tipo de ensino — popularmente conhecido como flipped classroom — o estudante acaba tendo acesso ao conteúdo de ensino antes da aula começar. De forma prática, essa abordagem irá incentivá-lo a estudar o tema sozinho, buscando questionamentos que podem ser interessantes para complementar o seu conhecimento , e assim, levá-lo à sala de aula para futuras discussões.
No entanto, precisamos entender que o ensino invertido não é simplesmente um amontoado de livros e arquivos que o aluno precisa discorrer para maximizar o seu conhecimento sobre o conteúdo oferecido. No ensino invertido, outros tipos de formatos podem ser usados, como PDFs, vídeos, podcasts, entre outros relacionados.
2. Estudos de caso
Caso você não saiba, esse tipo de abordagem também é de suma importância para a resolução de problemáticas. No entanto, a abordagem do estudo de caso baseia-se no mundo real. Ou seja, o educador irá apresentar problemas, a fim de que os alunos possam realizar uma análise pessoal acerca do conhecimento que eles próprios adquiriram.
De forma prática, sabemos que esse processo é de extrema importância para que os problemas ocorridos na vida real também possam ser resolvidos de maneira eficiente e prática.
3. Projetos
Podemos perceber que, enquanto a resolução de questões está mais direcionada ao campo teórico, o ensino elaborado através de projetos exige que as teorias oferecidas possam ser aplicadas na prática . Dessa forma, o professor precisa atentar-se na questão de fazer com que seja permitido que os alunos consigam encontrar respostas e resolver conflitos de forma independente .
Enquanto isso, o educador deve estar inteiramente à disposição para conduzi-los em sua jornada, quando for necessário, indicando acertos e erros, e além de tudo, oferecendo feedbacks unicamente no objetivo de serem construtivos .
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Conclusão
Conforme vimos, o ensino é de suma importância para formatar novos agentes no mundo . Por esse motivo, é fundamental que esse aprendizado seja feito de maneira eficiente e com a máxima absorção de conhecimento possível.
Temos visto que a tecnologia está cada vez mais presente em nossa sociedade, e através dela, é possível estudar o comportamento humano para elaborar outros tipos de formas de ensino.
No meio desse desenvolvimento, surge a metodologia ativa, que ganha excelentes vantagens em relação aos métodos convencionais de ensino, como é o caso da maior retenção de conteúdo por parte dos alunos . Além disso, também incentiva o aluno a interagir ainda mais em sala de aula, debatendo com o professor e alunos para chegarem a uma conclusão eficiente.
Ou seja, todos esses processos desenvolvidos pela metodologia ativa desenvolvem mais autonomia ao aluno, para que o mesmo consiga ter proatividade para tomar suas próprias decisões, e com base nelas, produzir processos assertivos acerca do seu novo conhecimento.
Portanto, agora que você já sabe o que o conceito, funcionalidade e as principais formas de integrar a metodologia ativa em sua escola , que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre o tema.