acompanhamento escolar online

Você já ouviu falar em acompanhamento escolar online?

ideias ano letivo

Foi-se o tempo em que a tecnologia era um assunto de segundo plano. Já estamos cientes de que o mundo online pode beneficiar e facilitar — e muito! — diversas áreas das nossas vidas. Pensando sobre e trazendo o assunto para o nosso meio, que é o do aprendizado, o acompanhamento escolar online possibilita algo que sempre foi sonhado: marcar presença na vida e nos processos de educação dos estudantes.

Pois bem, hoje vou apresentar para você um pouco mais sobre o acompanhamento diário escolar online. Além disso, ao longo do texto, vou explanar as influências benéficas dessa ferramenta. Já deu para notar que o post de hoje está imperdível, não é? Agora preciso saber se você está preparado para toda essa informação! Está? Então, fique de olho na tela e tenha uma boa leitura!

Como o acompanhamento escolar online pode influenciar nos resultados do final do ano?

Depois que a tecnologia se fez presente na rotina das pessoas, oferecer suporte para os alunos sempre que eles precisarem é algo que saiu do imaginário e se tornou realidade. Não precisamos ir muito longe para saber que a presença do conhecimento e o reforço escolar fora da sala de aula traz diversos benefícios.

Você imagina quais são? Consegue enumerá-los? Pensando nisso, preparei uma lista com as tais influências na vida dos alunos (e dos professores) que são proporcionadas pela utilização dessas ferramentas de assistência escolar. Ficou curioso? Confira a seguir!

Método chamativo

Motivar o estudo nem sempre é uma tarefa fácil, mas é de suma importância que aconteça em todos os momentos — dentro ou fora da escola. Há casos de pais e professores que usam a necessidade de um tempo de estudo como forma de castigo para os estudantes, mas a gente sabe que não é por aí que anda o prazer do conhecimento.

Considerando isso, o processo de aquisição de conhecimento pode ser considerado uma tarefa chata e estressante para os jovens que estão ligados à tecnologia 24 horas por dia, e que relacionam a televisão, videogames e computadores com momentos de lazer e descontração.

Que tal “pegar carona” com a boa imagem desses instrumentos e introduzir os conteúdos trabalhados em sala? Incluir a tecnologia nas atividades extraescolares, por meio de smartphones, tablets e notebooks, auxilia na desconstrução desse preconceito sobre as tarefas estudantis.

Mudar a visão dos alunos e oferecer processos mais leves, por meio do acompanhamento escolar online, proporciona algo crucial para o desenvolvimento: vontade de conhecer o novo.

Análise mais próxima

Compreender que cada aluno tem um tempo de aprendizado único é fundamental para alcançar o sucesso na jornada da educação. Contar com uma ferramenta de auxílio educativo online permite que a equipe de professores analise com cuidado cada processo e trabalhe com a possibilidade de ritmos diferenciados.

Visualizar o tempo dos alunos na resolução de cada questão proposta, por exemplo, faz com que o professor note se há e onde estão as dificuldades de compreensão: toda a turma não entendeu o conteúdo ou a ocorrência se dá em apenas alguns casos?

Eu sei que dentro da sala de aula nem sempre é possível notar as dificuldades isoladas, mas quando se conta com a personalização dos processos de acompanhamento isso se torna praticável. Considere que a customização está ligada diretamente com um processo de aprendizagem linear e equilibrado, além da garantia do desempenho educativo para todos os membros da turma em questão.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Facilitação dos processos

Os recursos também precisam ser considerados. Desenvolver um trabalho extraescolar quase sempre está ligado a pilhas de papéis. Os materiais de impressão são apenas o primeiro ponto a ser considerado, além do tempo dos profissionais e diversas outras questões relacionadas ao desenvolvimento desses itens.

Por isso, utilizar uma plataforma online para propor atividades e acompanhar o desenvolvimento dos alunos, assegura resultados e processos mais rápidos e fáceis de serem executados. Afinal, o intuito da tecnologia é tornar a nossa vida e os processos cotidianos mais simples, concorda?

Comunicação direta

Ao disponibilizar um portal educativo como esse que estamos tratando neste post, não são apenas os alunos que recebem atividades a serem feitas: é possível que os professores se comuniquem com os pais dos jovens, marquem provas, documentem a frequência e notas dos estudantes etc. — é claro, tudo isso de forma clara e direta.

Trabalhar com uma plataforma de comunicação direta permite que o corpo docente gerencie melhor as questões de cada turma e otimize o seu tempo, focando no que realmente importa: a transferência eficiente de conhecimento.

Aumento da produtividade

Essa questão não se resume apenas aos profissionais e o seu tempo otimizado, o aumento da produtividade é um fator que também afeta os estudantes. Em algumas matérias trabalhadas, haverá lacunas que só um acompanhamento eficiente será capaz de descobrir e saber como cessar.

Assim que o educador fizer o uso das ferramentas disponíveis, tiver conhecimento das dificuldades, ele poderá encontrar, portanto, uma estratégia mais eficiente e trabalhá-la com a turma. Assim, as dores do conteúdo serão cessadas e, por fim, o rendimento dos jovens se tornará ainda mais eficiente.

Quais ferramentas podem auxiliar na otimização do acompanhamento escolar?

Não tem como negar: as ferramentas tecnológicas melhoram consideravelmente a rotina de trabalho dos professores e de conhecimento dos educandos. A questão agora é: quais são as ferramentas que podem realmente otimizar os processos dentro e fora de sala de aula? Veja a lista que preparamos a seguir:

  • redes sociais: a fim de comunicação entre pais, mestres e alunos, as redes sociais podem ser usadas e auxiliam bastante na processo de comunicação, interação entre os grupos e sugestão de atividades complementares;
  • blogs: quando se trata de disponibilização de conteúdos desenvolvidos e atividades propostas para a turma, os blogs servem com maestria;
  • software de gestão: se o assunto é relacionar todas as questões citadas no texto e ainda fazer uso de outras ferramentas, como fóruns, gráficos de desempenho, etc. O caminho indicado é disponibilizar para a escola um software desenvolvido de acordo com as necessidades da equipe.

O acompanhamento escolar online é a forma mais eficiente de medir e melhorar o desempenho dos alunos, além de ser uma ponte ideal para a comunicação entre as pessoas envolvidas no processo de estudo (pais, professores, familiares e estudantes) e diversos outros pontos que foram explanados no texto.

A Software GEO oferece as soluções que você está procurando para sua escola. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.