funcoes do coordenador pedagogico

As principais funções e desafios do coordenador pedagógico

ideias ano letivo

O Coordenador pedagógico é um profissional de extrema importância para o funcionamento da escola. Entre as suas atribuições está a promoção da integração de todos com o processo de ensino-aprendizagem.

O Coordenador pedagógico atua pelo estabelecimento de relações saudáveis entre todas as partes – direção, educadores, alunos e seus familiares.

Seu trabalho é amplamente estratégico na mediação das diferentes instâncias educativas e visa oferecer todo o suporte necessário para que a aprendizagem ocorra da melhor forma possível.

As suas funções abrangem, além da comunidade escolar, a legislação vigente e o Projeto Político Pedagógico da instituição. Entenda a importância do Projeto Político Pedagógico da escola.

Além disso, o Coordenador pedagógico é quem faz a ponte entre a escola e a família, dialogando sobre os aspectos que se relacionam com o desenvolvimento escolar dos alunos, propondo soluções para as dificuldades encontradas ou para possíveis conflitos disciplinares existentes.

Outra atividade de suma importância realizada pelo profissional, é o desempenho e suporte ao docente de estudantes que tenham alguma situação específica que exige atendimento especial.

O Coordenador Pedagógico tem ainda função formativa que está ligada com a formação continuada de professores para que possam atuar nas atividades de docência. Ele faz o auxílio para que esses profissionais aprimorem seus conhecimentos e as práticas pedagógicas utilizadas.

Esse trabalho é feito por meio de cursos, formações presenciais ou online, oficinas e outras modalidades formativas, sempre acerca de temas que tenham relevância como métodos de ensino, de avaliação, didática e outros.

Assim como o professor tem um papel de grande importância na vida dos educandos, o Coordenador pedagógico também realiza um trabalho transformador. Ele está por trás da atuação dos professores, proporciona reflexões, impõe questionamentos, auxilia no aprimoramento da prática educacional e estabelece uma postura crítica quanto a trabalho docente.

Atribuições do Coordenador Pedagógico

• Organizar todos os materiais necessários para a realização do processo de ensino-aprendizagem;
• Acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem em todos os seus aspectos, para além dos resultados dos alunos;
• Garantir que a participação dos professores seja ativa para que o trabalho seja integrador e produtivo;
• Promover melhores e mais inovadoras práticas de ensino, além de incentivar a escola no uso de tecnologias educacionais, como o que falamos em O futuro das escolas: 5 inovações que você precisa conhecer;
• Fazer a comunicação entre toda a comunidade escolar acontecer de forma saudável, integrada e funcional;
• Manter o diálogo com pais e responsáveis quanto ao desempenho dos alunos;
• Analisar se a conduta pedagógica dos professores tem sido eficiente e propor discussões e formações que visem melhorias;
• Promover o processo de formação continuada dos educadores da escola.

Desafios enfrentados pela Coordenação Pedagógica Escolar

A atuação do Coordenador Pedagógico é de suma importância para o bom funcionamento da escola, mas para que seu trabalho seja efetivo, diariamente esse profissional encara muitos desafios.

Um dos mais evidentes deles é a atribuição de funções que não competem a ele, provocando problemas de desvio de função. Muitas vezes, essas tarefas estão muito distantes de suas reais responsabilidades e não agregam em sua função.

É comum que esse problema ocorra pela falta de profissionais que desenvolvam todas as atividades que a escola necessita, porém este não deveria ser um impasse para o trabalho do Coordenador pedagógico escolar.

Para entendermos um pouco mais sobre os desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico escolar, veremos a seguir alguns dos principais desafios do dia a dia desse profissional.

Gerenciamento de dificuldades do dia a dia

O coordenador pedagógico atua na resolução de problemas pontuais que acontecem com grande frequência no ambiente escolar. Isso pode comprometer o desenvolvimento de atividades de longo prazo, ou seja, em vez de trabalhar em ações com efeito prolongado para a comunidade escolar, ele acaba dedicando o seu tempo a apagar incêndios, aqueles problemas pontuais do dia a dia.

Falta de autonomia

Apesar do seu trabalho ser fundamental para a gestão escolar, muitas vezes o coordenador pedagógico não tem a autonomia que precisa para desempenhar as suas funções.

A direção precisa ver os coordenadores pedagógicos como ponto de apoio na sua gestão de ensino para que o trabalho seja feito de forma conjunta e efetiva.

Necessidade de apoio

Para que o trabalho desse profissional seja efetivo, ele necessita do apoio de toda a comunidade escolar, incluindo direção, professores, pais e responsáveis.

Uma de suas funções é introduzir no ambiente escolar práticas que beneficiem o trabalho coletivo, aprimorando os processos de aprendizagem, a avaliação dos alunos e a atuação da gestão escolar.

Esse trabalho necessita de recursos que precisam do apoio da direção da escola. Além de ser responsável por encontrar alternativas inovadoras e colocá-las em prática, ainda tem o trabalho de convencer todas as partes de que isso deve acontecer.

Buscar o apoio e principalmente o engajamento de todas as partes é, com certeza, um dos grandes desafios enfrentados pela coordenação pedagógica escolar.

Como otimizar o trabalho da Coordenação Pedagógica?

Algumas dicas podem ajudar o coordenador pedagógico escolar a melhorar o seu desempenho e alcançar maior rendimento nas atividades atribuídas a sua função dentro da escola.

A primeira dica é programar a sua agenda, criar o hábito de fazer uma programação, planejar, criar metas, otimizar as demandas cotidianas e focar em cumprir o prazo das tarefas estipuladas.

Manter uma agenda bem organizada contribui para que tanto as demandas pontuais quanto as de longo prazo possam ser atendidas de forma satisfatória.

Outra dica muito importante, é aprender a delegar tarefas. O coordenador pedagógico pode realizar tarefas que são de outras funções, como as dos Professores. Determinar as tarefas de cada função e delegar elas sem assumir tudo para si é de fundamental importância para conseguir focar no seu próprio trabalho.

E por fim, os coordenadores pedagógicos devem apostar no uso da tecnologia para que o seu trabalho seja feito de forma mais eficiente, prática, rápida e inovadora.

Existem muitas ferramentas disponíveis para a gestão escolar capazes de solucionar diferentes demandas e otimizar os mais variados processos pedagógicos. Caso você ainda não conheça esses modelos de software, faça uma visita ao nosso site e descubra como o Software GEO  pode ajudar a sua escola no trabalho pedagógico.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.