rematrícula escolar

Por que o processo de rematrícula escolar também é tão importante?

tecnologia na escolaPowered by Rock Convert

A rematrícula escolar é um período de trabalho intenso para toda a equipe escolar e deve ser planejado tanto quanto o período de primeiras matrículas. É importante ter foco na retenção de alunos, além de esquematizar possíveis ajustes.

Pensando na importância desse momento, no texto a seguir trazemos dicas para você se organizar da melhor forma para entregar um serviço de qualidade e obter os melhores resultados. Continue lendo e fique por dentro!

A rematrícula escolar é tão importante quando a matrícula

Todo gestor da instituição educacional precisa ter em mente que o período de rematrícula é um momento de vendas e fidelização de clientes, no caso, de alunos e responsáveis. Além da oportunidade para captar novos entrantes, é essencial reafirmar o compromisso com os que já fazem parte do corpo discente.

Um dos pontos cruciais para acertar na gestão dessa etapa é estipular metas — afinal, como medir o desempenho se você não tem um objetivo específico? Uma vez que esse propósito é definido, é hora de elaborar estratégias para alcançá-lo, envolvendo toda a equipe no processo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como organizar a escola para esse período

Há uma vantagem competitiva no período de rematrícula: os responsáveis e alunos já têm conhecimento das metodologias da instituição, além de saberem quem são os educadores, os responsáveis por setor na escola etc. Se o trabalho da escola é bom e consistente, a tomada de decisão pela permanência se torna mais simples.

produtividade na escolaPowered by Rock Convert

Trouxemos mais três ações que a gestão deve praticar para tornar os processos de rematrícula eficientes, veja a seguir!

Desenvolva um cronograma

Dê prioridade à organização, pois se a rematrícula for desorganizada, as pessoas perceberão isso e a escola perde pontos. Até porque isso é sinônimo de mau atendimento. Deixe as datas bem definidas no calendário escolar, além de estipular etapas e designar a forma mais ágil de realizar a rematrícula — ninguém gosta de procedimentos onerosos.

Explique os novos valores

Se a escola vai fazer ajustes na mensalidade, você não deve permitir que os responsáveis fiquem sabendo sem mais explicações ou puramente por meio da visualização no sistema. Explique os motivos pelos quais aquele valor subiu. Comunique-se com os alunos e os pais constantemente, deixando-os a par do que é proposto em troca do ajuste.

Treine a equipe para a demanda

É preciso treinar a parte comercial da instituição para o período de rematrícula escolar, seja para disponibilizar vantagens exclusivas para quem rematricular, seja para prospectar e trazer novas pessoas para conhecer a escola e, assim, persuadir a mudança. Além disso, o atendimento deve ser alinhado, rápido e dispor de todas as informações de prontidão.

Além disso, não deixe de treinar a equipe no que diz respeito ao uso do sistema para a rematrícula escolar. O cadastramento, a documentação e o arquivamento devem ser feitos sem maiores problemas e sem demora, bem como os pagamentos. Promova encontros com os colaboradores para treinar o uso do software em diversas situações.

Quer se continuar se aprofundando no assunto? Então, confira agora 7 estratégias para se organizar no período de matrícula escolar!

Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.