10 dicas para captar mais alunos por meio das redes sociais
A internet tem proporcionado diversos benefícios para os usuários e para as empresas também. No caso das instituições de ensino, um deles é a possibilidade de captar mais alunos por meio das redes sociais.
As redes sociais permitem que as marcas fiquem mais próximas de seus clientes e do seu público-alvo, podendo criar canais de diálogo, onde a comunicação fica mais fácil e rápida.
Por outro lado, a atuação na internet exige um pouco de cuidado e estratégias com planejamento, pois do contrário, o que deveria ser uma possibilidade de captar mais alunos por meio das redes sociais pode fazer com que eles se afastem.
Você quer captar mais alunos por meio das redes sociais, mas não faz ideia de como começar ou do que fazer? Então continue lendo este artigo e veja as nossas dicas.
10 dicas para captar mais alunos por meio das redes sociais
1. Defina a sua persona
Ela é a personificação do seu cliente ideal. É mais do que criar um público-alvo, pois a definição deve dizer quais são os interesses daquela persona, quais são os objetivos profissionais dela, quais são os interesses dela, como ela faz para se informar, etc.
A partir dessas informações você vai poder definir qual o melhor canal para se comunicar com o seu público e começar a captar mais alunos por meio das redes sociais.
Muitas empresas acreditam que o Facebook é o melhor canal, quando na verdade o seu público é usuário assíduo do Twitter. Ou seja, todo trabalho desenvolvido em cima daquela rede social poderia ter sido direcionado para a mídia certa.
A definição de uma persona deve se basear em respostas reais dos seus clientes, para isso, basta fazer uma pesquisa com um número de clientes e analisar as respostas mais frequentes.
2. Comece pelo planejamento
Assim como tudo em uma empresa, o planejamento é o documento que vai guiar suas ações. É importante que nele estejam detalhadas as informações sobre a sua persona e as etapas que devem ser desenvolvidas na sequência.
Com ele, você terá um caminho definido e não ficará perdido sem saber o que fazer para captar mais alunos por meio das redes sociais.
3. Escolha as redes sociais que deseja trabalhar
Aqui é importante salientar que as redes sociais devem ser escolhidas com base nos interesses da sua persona e não porque você gosta mais dessa ou daquela. É claro que se você tiver uma aptidão com a rede social vai te ajudar, mas se não tiver é importante desenvolver ou contar com o auxílio de um especialista.
Como falamos anteriormente, para captar mais alunos por meio das redes sociais não adianta investir em um canal que não é o de interesse do seu público. Se a sua persona utiliza mais o Instagram, você deverá estudar como se posicionar nessa mídia.
4. Compartilhe conteúdo com seus seguidores
Você pode compartilhar conteúdo de duas formas. A primeira é compartilhando links de conteúdos do seu site, blog ou canal de vídeos na rede social. A segunda forma é produzindo posts exclusivos para aquela rede social.
Normalmente, as pessoas que estão utilizando redes sociais estão à procura de cápsulas de conteúdo, informações rápidas e leves, que estimulam o compartilhamento, por isso, ao desenvolver conteúdos exclusivos para aquela rede, leve sempre esses pontos em consideração.
Os tipos de conteúdo podem variar: você pode falar da sua escola, dar dicas, promover eventos etc. Caso não tenha feito isso antes, você precisará testar e ver quais são os conteúdos que estão tendo uma performance melhor. As redes sociais entregam todos esses dados para páginas de empresas.
Esse é um ponto bastante importante: a sua escola deve investir em um perfil empresarial, pois só ele dará os resultados que você precisa para monitorar a evolução da página e para captar mais alunos por meio das redes sociais.
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5. Invista em boas imagens
Se você tiver habilidades com a produção de imagens ou tiver um profissional na empresa que tem, ótimo! Caso contrário, será fundamental investir. Uma boa imagem transmite a ideia de que o conteúdo é profissional, o que é fundamental para as empresas.
Utilize fotos da escola, sua infraestrutura e atividades, mas tome cuidado ao expor os alunos, principalmente os pequenos, antes de divulgar qualquer imagem das crianças peça as autorizações para os pais.
6. Anuncie!
Os anúncios não devem ser ações frequentes, o ideal é que a conta da escola vá ganhando seguidores gradativamente, mas os anúncios podem te ajudar a promover eventos, ações, períodos de matrícula e promoções.
O período de anúncios deve estar definido no planejamento, para que quando o momento chegar, tudo esteja alinhado: o tipo de anúncio, o objetivo, público-alvo, período de veiculação, investimento, suporte, atendimento ao cliente etc.
7. Interaja com o seu público
Tem ficado cada vez mais comum as pessoas utilizarem as redes sociais para tirar dúvidas e até reclamar dos serviços. Quando isso acontecer com a sua escola é importante estar sempre atento e tentar responder a todos. Evite ocultar e apagar comentários, a menos que sejam ofensivos, e não ignore os clientes.
Quando respondemos os comentários, por mais críticos que eles sejam, mostramos que estamos interessados em ajudar e abertos a evoluir.
8. Estimule o engajamento do público
Quais são os tipos de conteúdo que o seu público gosta de comentar e compartilhar? São esses tipos de conteúdo que você deve promover. Dessa forma, sua marca estará presente na vida do seu cliente de forma natural, fazendo com que ele remeta a sua marca quando lembrar de algum conteúdo ou serviço semelhante ao que você publicou ou divulgou.
9. Torne-se uma referência
A sua empresa é especialista em alguma área da educação? Qual o seu diferencial? O que os pais costumam dizer quando são perguntados porque escolheram a sua escola?
Utilize essas respostas na sua produção de conteúdo. O objetivo é que a sua empresa se torne uma referência no serviço que oferece e seja sempre o canal que o público utiliza para se informar. Com isso, quando o cliente precisar contratar um serviço educacional é da sua empresa que ele vai lembrar.
10. Capture os dados dos interessados em sua escola
Crie uma campanha e divulgue um formulário de interesse para que alunos e pais possam preencher e deixar seus dados de contato. Essas informações deverão ser usadas no momento de fazer a captura dos interessados em seus cursos ou na sua escola.
O formulário de captura pode ser feito em um software de gestão escolar e adicionado ao seu site. Utilize o link da página criada em sua campanha de captação.