Por que está cada vez mais difícil fazer a captação de alunos?

avaliacao escola

A captação de alunos é uma atividade fundamental para que uma escola não apenas alcance seus objetivos rapidamente, mas também para que sobreviva no mercado. Afinal, é a operação pela qual ela consegue aumentar seu número de alunos e, portanto, sua receita. Consequentemente, ao ter mais dinheiro no caixa ela pode investir em sua expansão.

Contudo, vale salientar que está cada vez mais difícil fazer a captação de alunos. Existem algumas razões que podem explicar isso e conhecê-las é primordial para que consiga superá-las e dessa forma alcançar seus objetivos. Confira!

Aumento da concorrência

Pode-se dizer que o aumento da concorrência é um dos principais fatores pelos quais está cada vez mais difícil fazer a captação de alunos. Afinal, com um mercado cada vez mais competitivo, o estabelecimento escolar precisa se reinventar constantemente para que consiga se manter e se destacar.

Para que tenha noção, de acordo com dados do Censo Escolar Brasileiro, existem, no país, mais de 175 mil escolas de educação básica, tanto públicas quanto privadas. Essas informações são de 2021 e não apresentam a quantidade exata de escolas particulares, mas oferecem uma boa visão acerca do cenário competitivo.

Mudança de comportamento dos pais e estudantes

Hoje, como se sabe, estamos vivendo a era da informação. Nesse contexto, as pessoas, de forma geral, têm acesso a uma grande quantidade de informações e as utilizam para tomar decisões cada vez mais acertadas, das quais não se arrependerão. Isso sinaliza, portanto, para a mudança de comportamento do consumidor, sendo este um grande desafio para a captação de alunos.

Os pais e os alunos pesquisam detalhadamente o perfil da escola, tomando conhecimento de sua reputação no mercado, plano pedagógico, equipe de docentes e de outras informações capazes de ajudá-los a tomar uma decisão correta.

Logo, para que uma escola consiga captar mais alunos é preciso que ela não apenas desenvolva essa operação com eficiência, mas também que funcione adequadamente e consiga com isso ser vista de forma positiva pelo seu público.

Melhora da qualidade do ensino em escolas privadas

De forma geral, as escolas têm se dado conta de que é preciso investir na qualidade do seu ensino para que consiga se tornar mais competitiva no mercado. Tanto isso é verdade que hoje muitos estabelecimentos de ensino adotam o modelo bilíngue de ensino, oferecendo aos alunos a oportunidade de aprender um conteúdo tanto na língua nativa, no caso o português, como também em outra, que pode ser inglês, espanhol, francês etc.

Diante disso, é normal que as escolas, de maneira ampla, enfrentem maior dificuldade na captação de alunos. Todavia, para que elas consigam superar esse problema, é fundamental que também invistam em um ensino de qualidade, em um plano pedagógico que faça com que os alunos tenham uma formação educacional de excelência.

Hoje, existem várias metodologias que podem ser aplicadas em sala de aula, as quais são capazes de garantir um ensino de qualidade de qualquer que seja a disciplina, sendo um exemplo nesse sentido a pedagogia de Paulo Freire. Trata-se de um método de ensino que foca no aluno e em sua realidade e, com base nisso, oferece atividades que possibilitam maior fixação do conteúdo.

Por exemplo, por que não ensinar um aluno a contar levando-se em consideração seu contexto, sua realidade?

retencao de alunos

Não planejamento da captação de alunos

Muitos gestores de escolas de ensino básico deixam de lado a atividade de captação de alunos, e, por conta disso, colocam em risco a sobrevivência do próprio negócio. A captação de alunos, como já mencionado, é uma operação de primordial importância para que um estabelecimento de ensino consiga alcançar seus objetivos de forma rápida.

O planejamento de captação de alunos envolve uma série de ações, a exemplo destas:

Definição do público-alvo (alunado e pais): primeiro é preciso definir o público-alvo que orientará as ações de captação de alunos. Sem essas informações, é impossível alcançar êxito nessa tarefa.

Estabelecimento de recursos de captação de alunos: após a definição do público-alvo, é preciso estabelecer ferramentas de captação de alunos. Por exemplo, telefone, e-mail etc. Os recursos podem fazer com que essa tarefa seja realizada de forma mais eficaz.

Investimento em marketing digital: hoje, o marketing digital se coloca como uma importante estratégia de captação de alunos. A partir dessa solução, o estabelecimento de ensino pode alcançar mais potenciais alunos, bem como os pais destes.

Formação de equipe de captação de alunos: é preciso, também, contar com uma equipe capacitada para conduzir as operações de captação de alunos, que, de preferência, seja formada por colaboradores com experiência na área.

Definição de métricas de desempenho: busque, também, definir métricas ou indicadores de desempenho. Com eles, a escola pode saber se suas estratégias de captação de alunos estão dando certo, atingindo os resultados planejados.

Não uso de tecnologias especializadas

A tecnologia pode ser uma ótima aliada para o estabelecimento de ensino que deseja captar mais alunos. Contudo, nem sempre ela é reconhecida como tal e, por conta disso, a escola deixa de atingir esse objetivo.

Hoje, é possível encontrar tecnologias de gestão escolar que podem não apenas contribuir para a captação de alunos, mas também para retê-los, controlar a taxa de inadimplência, organizar o histórico escolar dos discentes e realizar outras operações que ocorrem no dia a dia do estabelecimento de ensino.

Mas como uma tecnologia dessa pode ajudar a captar alunos? Ela conta com recursos que são indispensáveis para a captação de alunos, como, por exemplo, a integração entre as equipes. Também centraliza dados em um único lugar, o que pode conferir maior facilidade e solidez na hora de se tomar uma decisão.

Como se pode perceber, há vários motivos que acabam sendo os principais responsáveis pela dificuldade na hora de captar alunos. No entanto, ao conhecê-los é possível trabalhar no sentido de superá-los e assim acelerar o alcance de tal objetivo.

Sua escola ainda não conta com um software de gestão escolar? Então acesse nosso site agora melhor para conhecer melhor a solução que fará com que seu estabelecimento de ensino consiga captar mais alunos de forma eficaz. Aproveite!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.