11 motivos para promover eventos na escola
- Promover eventos escolares dá trabalho. Por outro lado, são experiências que proporcionam diversos benefícios a alunos, pais, professores e colaboradores, uma vez que são importantes para aproximar todos os envolvidos no ambiente escolar.
Quem nunca teve a oportunidade de promover eventos na escola talvez não saiba o quanto eles podem ser benéficos, e aqueles que já tiveram essa experiência já se depararam com vários desafios. A verdade é que o resultado pode ser muito satisfatório.
Para quem ainda tem dúvidas, preparamos este conteúdo com os principais eventos que podem ser aproveitados na programação da sua escola e 11 motivos para isso. Confira!
Eventos que a sua escola pode realizar todos os anos
Ter uma programação pontuada ao longo do ano letivo é uma ótima forma de unificar a comunidade escolar em torno da sua instituição de ensino, além de promover o engajamento entre pais, alunos e professores. O melhor é que existem diversas oportunidades no calendário para isso.
Veja, a seguir, datas importantes que podem ser aproveitadas na programação da sua escola.
Dia da Mulher
O Dia Internacional da Mulher não pode se resumir apenas a entregar uma flor às mulheres, mas também se deve discutir temas pertinentes à pauta. A data de 8 de março é uma oportunidade para conscientizar a sua comunidade escolar sobre a importância da igualdade de gênero.
A escola pode organizar palestras e discussões sobre igualdade de gênero, feminismo e outros tópicos que tenham relação com a data. O mais importante é que toda a comunidade entenda a importância de respeitar as mulheres e evitar atitudes e pensamentos que contribuam para uma sociedade injusta.
Dia das Mães
Data clássica do calendário, e muito importante para o comércio varejista, o Dia das Mães também tem um papel fundamental dentro da escola. Você pode organizar uma grande homenagem às mães, ajudar os alunos na preparação de presentes especiais e até produzir uma manifestação cultural dedicada a elas. Vale a pena considerar o perfil do seu público de alunos e pais.
É preciso tomar alguns cuidados para não frustrar parte dos alunos, já que alguns podem não contar com uma mãe no núcleo familiar. Experimente focar o evento no que significa esse laço familiar e as várias formas que ele pode se manifestar.
Dia dos Pais
O Dia dos Pais deve ter lugar reservado no calendário para uma programação parecida com o Dia das Mães. Você pode convidar os pais a visitarem a escola e participarem de alguma atividade de integração, e estimular os alunos a produzirem um presente especial.
Além disso, tenha cuidado para não frustrar alunos que não têm um pai no núcleo familiar. Siga o caminho de direcionar a homenagem a quem exerce esse papel na vida dos estudantes.
Feira de Ciências
Que tal estimular a inovação e a curiosidade dos alunos de uma forma integrada e inspiradora? Essa é a proposta de um evento considerado um clássico das escolas, mas que tem muita eficácia até hoje: a feira de ciências.
A proposta é simples: convide os seus alunos a elaborarem projetos que possam ser apresentados à comunidade e que sejam relacionados a uma das várias áreas da ciência. Essa é a oportunidade de trabalhar junto com os professores para eles que auxiliem os alunos nesse processo.
A feira de ciências deve ser aberta a famílias e amigos, já que o objetivo é a integração. Ao final, pode ocorrer uma seleção do melhor projeto com base nos votos de um júri.
Festa Junina
Uma celebração bastante tradicional do Brasil, a festa junina tem o seu espaço garantido no calendário da maioria das escolas. Existem várias formas de exaltar as raízes populares dessa festividade. A sua festa junina pode servir para colocar os seus alunos em contato com a cultura brasileira de formas que ainda não estejam acostumados.
Não basta apenas se vestir de “caipira” e dançar a quadrilha, já que também é importante entender a origem dos vários elementos dessa celebração.
Festa de fim de ano
No final do ano letivo, vale a pena reunir a comunidade escolar para celebrar o período que está se encerrando. Esse é o momento de fazer um balanço sobre o ano que passou e antecipar como será o planejamento pedagógico do ano que está chegando.
Pela proximidade com o Natal e as demais festas religiosas, a festa de fim de ano pode ser bastante solene e invocar sentimentos relacionados à integração com as famílias e à comunidade. Vale a pena considerar as preferências desse público e o que ele costuma esperar dessas ocasiões.
11 motivos para promover eventos na escola
Há eventos que as famílias e os alunos já esperam que sejam realizados pela escola, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Junina e festividades de fim de ano. Mas corresponder às expectativas da comunidade escolar é apenas uma das grandes motivações para promover eventos. Veja quais são as outras:
1. Estimula a participação dos pais na vida escolar dos filhos
Na correria do dia a dia, é natural que os pais não possam participar das atividades escolares dos filhos. Afinal, muitos saem cedo para trabalhar e voltam só à noite. Os eventos estimulam a participação dos pais, pois eles valorizam esse tipo de ação.
Uma dica é tornar os eventos familiares abertos ao público para os fins de semana. Dessa forma, a participação será ainda maior.
2. Envolve os alunos em um número maior de atividades
Os eventos costumam ser organizados pelos colaboradores da instituição. A escola pode utilizá-los como uma forma de envolver os alunos em outras atividades, além daquelas que estão acostumados, ajudando a diminuir a indisciplina na escola.
Organize os alunos por turmas e delegue funções para que todas fiquem responsáveis por uma etapa. Trata-se de uma ótima forma de estimular competências que talvez não sejam desenvolvidas normalmente no currículo escolar. Isso será decisivo para a formação de alunos mais capazes e completos.
3. Promove o relacionamento entre as famílias
A gestão escolar tem o importante papel de integrar as famílias de forma orgânica à vida da escola. Durante os eventos, principalmente aqueles em que os pais também participam, a relação entre as famílias é fortalecida.
Os pais têm a oportunidade de conhecer as famílias dos colegas de seus filhos e criar laços de amizade. Isso é fundamental para que exista uma unidade, algo bastante benéfico para o fortalecimento da comunidade escolar e a experiência de ensino dos alunos.
4. Atrai a comunidade local
Nunca se esqueça de que a escola é uma peça fundamental para a comunidade ao redor dela. Portanto, como tal, ela precisa ser bem atuante.
A escola é um espaço de troca e compartilhamento de conhecimento. As atividades diárias que precisam ser cumpridas com os alunos acabam limitando esse espaço apenas para algumas pessoas.
Promover eventos é uma forma de atrair a comunidade local para o ambiente escolar e permitir que todos tenham acesso ao espaço.
5. Integra toda a comunidade escolar
É normal que o convívio na comunidade escolar acabe sendo maior entre alunos e professores. Porém, a comunidade também envolve os pais e funcionários, que nem sempre conseguem se integrar.
Os eventos promovem essa integração, fazendo com que todos participem das atividades propostas e tenham tempo para se conhecer. Essa integração é fundamental para o que o nome da escola fique conhecido na comunidade, melhorando a sua credibilidade e confiança em meio a alunos e pais.
6. Arrecada dinheiro para causas
É muito comum que as escolas particulares se envolvam com obras de caridade, como o oferecimento de bolsas para crianças carentes e a arrecadação de mantimentos. A escola também pode contribuir com dinheiro, e os eventos vão ajudar na arrecadação.
O valor tende a beneficiar o aspecto social da escola, algo bastante importante para a sua consolidação como agente atuante na comunidade. Vale lembrar que uma escola não é uma empresa qualquer, mas uma responsável pelo aprimoramento da região em que está inserida.
7. Dá oportunidade para quem quer conhecer a escola
Algumas famílias se sentem inibidas de conhecer várias escolas, pois vão tomar o tempo de profissionais e professores, sem dar garantias de que farão matrícula. Participar de um evento na escola é uma forma sem compromisso de conhecer o seu espaço físico, além dos profissionais que atuam na instituição.
8. Motiva o aprendizado
Os eventos escolares costumam estar relacionados com alguma temática educativa. Mesmo quando a motivação não está diretamente ligada a um conteúdo, sempre há um ensinamento para compartilhar.
Dessa forma, a promoção de eventos escolares não são apenas ações para o lazer e o divertimento dos alunos e suas famílias. Promover eventos na escola também é uma forma de disseminar conteúdo e motivar o aprendizado.
9. Estimula o convívio com a diversidade
Quando um número grande de pessoas se une, percebemos como o ser humano é múltiplo. A diversidade está presente em todos os aspectos de nossas vidas e dentro do ambiente escolar não seria diferente. Pelo contrário, cada aluno, com sua família, estimula a diversidade com seus costumes, estilo, hábitos, etnia etc.
10. Fortalece a cultura
Um evento escolar atrai diversas pessoas. Cada aluno leva pelo menos um integrante de sua família, vizinho ou amigo. Além dos familiares dos funcionários, professores e da comunidade local.
Todas essas pessoas participam de um momento cultural, que tem como um dos objetivos disseminar conteúdo. O que as pessoas aprenderem naquele espaço será compartilhado com outras pessoas. Com isso, a cultura da região e do país é fortalecida.
11. Traz visibilidade para a instituição
Promover eventos também é uma forma de dar mais visibilidade à instituição. Os vizinhos passam a enxergar naquela organização um ambiente que compartilha conhecimento com todos. Logo, passa a ser uma instituição que merece reconhecimento e prestígio.
A organização de um evento não é uma tarefa fácil. Demanda tempo e dedicação de muitos colaboradores, muitas vezes até de alunos. Apesar disso, após a sua conclusão, o sentimento é de alegria e dever cumprido com a comunidade escolar e a comunidade da região.
Como vimos, promover eventos na escola exige muita organização e planejamento. Para garantir que as famílias comparecerão, é fundamental que a data seja adicionada ao calendário escolar dos alunos.
Outro ponto importante é que um evento não pode atrapalhar o controle de faltas e boletins dos alunos. É uma atividade que deve agregar à vida escolar do aluno e não o contrário. Se você não costuma promover eventos na escola, marque uma reunião com os pais, professores e colaboradores para que eles opinem sobre essa nova prática.
A realização de eventos é algo fundamental para a consolidação de uma escola em sua comunidade e para a integração entre alunos, pais e professores. É possível facilitar muito esse trabalho ao contar com uma solução inteligente, capaz de programar e planejar os eventos. Isso garante todos os benefícios, sem que a produtividade e eficiência sejam negativamente impactadas.
O que acha de trazer uma solução como essa para a sua instituição de ensino? Basta acessar o site do Software GEO e entrar em contato conosco!