5-cursos-livres-que-nao-podem-faltar-na-sua-instituicao

5 cursos livres que não podem faltar na sua instituição

Se profissionalizar em alguma atividade, nos dias atuais, é de suma importância para conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho. Isso porque o mercado encontra-se cada vez mais competitivo, e dessa forma, é necessário prover métodos mais práticos e eficazes de se desenvolver rapidamente e conquistar o emprego dos sonhos.

Nesse quesito, podemos perceber a devida importância dos cursos livres, pois além de serem mais práticos e rápidos, ajudam o profissional a seguir na profissão e entrar no mercado de trabalho sem fazer uma graduação extensa.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e veja 5 cursos livres que não podem faltar em sua instituição de ensino.

Cursos Livres: o que são?

Antes de tudo, para que possamos entender de fato o que seriam os cursos livres, devemos nos atentar ao que diz a lei sobre esse conceito. De acordo com Artigo 42 da Lei nº9.394/1996, popularmente conhecida como LDB (ou Lei das Diretrizes e Bases da Educação), entendemos que os cursos livres são aqueles cursos profissionalizantes que não exigem, necessariamente, algum tipo de escolaridade.

Em outras palavras, trata-se de cursos que são totalmente abertos à comunidade, e logo, podem ser acessíveis somente com o ato de matricular-se, sem requisitos necessários. De forma prática, esse tipo de ensino pode ser realizado tanto à distância, quanto presencial, e tende a possuir uma grade voltada a aspectos pontuais, ou seja, desencadear habilidades e competências específicas.

Dessa forma, o aluno consegue ter um direcionamento ainda melhor acerca do que se deseja aprender, e ainda por cima traz um ganho imediato de conhecimento ao aluno.

Qual é o diferencial dos Cursos Livres?

Em geral, os cursos livres geralmente recebem esse nome justamente por não serem excessivamente formais, e também por não estarem associados a nenhum tipo de órgãos reguladores. Dessa forma, quando o aluno termina o curso, ele não recebe nenhum diploma, e sim apenas um certificado.

Mesmo que não sejam reconhecidos pelo MEC, são cursos que promovem uma qualidade de vida ainda melhor para os interessados, uma vez que produzem chances ainda maiores de entrar no mercado de trabalho e driblar a concorrência em vagas que podemos julgar como seletivas.

Agora que você já sabe o conceito e a importância dos cursos livres, confira abaixo alguns cursos de extrema importância, e que não podem deixar de serem oferecidos em sua instituição de ensino:

1. Fotografia

Com o crescente desenvolvimento tecnológico na atualidade, podemos notar o quanto os usuários estão cada vez mais conectados à internet. Nisso, entramos no jogo das mídias sociais. Para quem deseja promover uma marca ou simplesmente ter um belo perfil, com certeza precisará de noções de fotografia para tirar excelentes imagens.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Ou então para quem deseja abrir um estúdio de fotografia e garantir mais confiança e profissionalismo no trabalho, um certificado nesta área pode ser de grande valia. Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas procuram fotógrafos para prestar serviços, seja em eventos empresariais, aniversários, casamentos, festivais, entre outros relacionados.

2. Marketing Digital

Em consequência da expansão da internet no mundo inteiro, a forma em que os consumidores passaram a adquirir serviços e produtos mudou. Através de e-commerces e lojas virtuais, a compra passou a ser realizada em poucos cliques. Entendendo essa nova demanda, tanto empresa quanto pessoas (vendedores) perceberam a necessidade de garantir uma presença digital, a fim de conquistar novos públicos na internet.

Nesse quesito, podemos perceber a devida importância de um curso de marketing digital, que ensina o empreendedor a promover a sua marca na internet através de estratégias de SEO, ranqueamento, anúncios, inbound marketing e demais estratégias para produzir do marketing digital para promover excelentes resultados em vendas na internet.

3. Cursos preparatórios

Em geral, para adolescentes e jovens que queiram ingressar no mundo dos concursos, ou até mesmo no pré-vestibular, é crucial que a instituição atenda esses alunos interessados e prepare-os para os concursos que mais lhe interessam. Os conteúdos podem ser específicos ou abrangentes, já que existem concursos e provas que apresentam, praticamente, o mesmo critério de conteúdos.

4. Costura e corte

O mercado da moda nunca esteve tão em alta o quanto têm ficado nesses últimos tempos. Isso porque os modelos antigos e retrôs voltaram para as vitrines, e logo, a diversidade de peças para diferentes gostos e estilos também aumentou. Nesse quesito, podemos perceber a devida importância de um curso profissionalizante em costura e corte.

A área da confecção carece de profissionais capacitados para os serviços demandados, e quando atendemos as expectativas dos fabricantes, garantimos mais renda extra e mais conquista de novos clientes.

Sem contar que se trata de um curso barato — se formos comparar com uma graduação em moda e estilo, por exemplo — e oferece chances mais rápidas de o profissional entrar no mercado de trabalho.

5. Coaching

O profissional com certificado em coaching busca orientar pequenos profissionais e empreendedores a atingirem o seu máximo potencial. A ideia, através dessa habilidade, é promover insights e inspirar pessoas a seguirem suas carreiras, sonhos e outros tipos de objetivos de forma estratégica e positiva. Já é notório que esse profissional é bastante demandado por empreendedores, especialmente aqueles que desejam obter ideias para desenvolver seus produtos e serviços, e assim, ultrapassar a concorrência.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Conclusão

Conforme vimos, os cursos livres podem ser uma “mão na roda” para quem deseja adentrar ao mercado de trabalho mais rapidamente, e possuir um certificado profissional de qualidade. Embora não seja reconhecido pelo MEC, o mercado demanda por esses profissionais, pois são complementares aos processos estratégicos.

Sendo assim, para ganhar novos alunos em sua instituição, nada mais eficiente do que implementar os cursos livres para que a gama de alunos aumente, e assim, ofereça a oportunidade de adentrá-los mais rapidamente ao mercado de trabalho. Isso com certeza determinará uma vantagem competitiva em sua instituição.

Portanto, agora que você já tirou todas as suas dúvidas a respeito dos cursos livres, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre o tema!

planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.