Engajar alunos em cursos livres

5 formas de engajar alunos em cursos livres

ideias ano letivo

Você, assim como muitos outros professores, também já enfrentou dificuldades para engajar os seus alunos em sala de aula? Bom, você não está sozinho.

Capturar a atenção dos alunos e promover um aprendizado interativo pode ser realmente desafiador. Porém, com o auxílio de algumas ações inovadoras, é possível transformar a dinâmica de aprendizado do seu curso para uma experiência mais positiva entre alunos e professores. A seguir, vamos te mostrar 5 formas simples de colocar em prática para engajar os seus alunos. Confira!

Estabeleça metas e objetivos

A dinâmica tradicional da sala de aula em que alunos escutam um professor durante horas ininterruptas pode ser desanimadora. Principalmente quando consideramos que estamos competindo por atenção com o mundo digital e seus inúmeros estímulos e conteúdos.

Para engajar alunos desde o momento inicial do curso, invista na apresentação de um planejamento de aulas. Deixe claro qual é o real propósito do curso e quais serão as etapas percorridas durante a carga horária total.

De forma simples e objetiva, explore os conceitos programados para cada módulo e aula. Assim como a lista de materiais complementares a serem usados durante o programa. Também é válido compartilhar com a turma o calendário de atividades e avaliações que serão aplicadas.

Nessa etapa, é importante abrir um espaço para sugestões e dúvidas dos alunos após a apresentação do cronograma completo. Essa comunicação permite o alinhamento de expectativas entre professor e aluno. Além disso, promove clareza: é preciso saber exatamente onde estar para entendermos onde podemos chegar.

Aplique o ensino cooperativo

Pode ser difícil evitar distrações dentro de uma sala de aula repleta de pessoas. O professor pode enfrentar conversas paralelas e distrações. Nesse cenário, o ensino cooperativo é um aliado poderoso para engajar os alunos.

Para aplicá-lo, tente dividir os alunos em equipes para trabalharem em conjunto durante o curso. A aprendizagem cooperativa ajuda na compreensão do material de estudo ao estimular troca entre colegas de classe que aprimoram habilidades sociais, criatividade e o pensamento crítico e analítico.

Essa dinâmica grupal permite a implementação de atividades mais aprofundadas, uma vez que o aluno não precisará realizar todos os pontos sozinhos. Dessa forma, o conhecimento teórico e prático caminham juntos auxiliando em um grau mais completo de aprendizado.

A comunicação em sala de aula também pode ser afetada positivamente: o apoio dos colegas incentiva os alunos a ficarem mais confiantes e confortáveis para expor a sua opinião e ideias em debates coletivos.

Implemente novas formas de avaliações

Uma opção para engajar os alunos durante o curso é implementando formas inovadoras de avaliações de aprendizado. O professor pode ir além das provas comuns e aplicar atividades, projetos, apresentações e até testes surpresas.

O sistema de pontuação final pode ser dividido para englobar esses e outros aspectos, como participação em sala de aula, desenvolvimento de habilidades ao longo do curso e conclusão de materiais complementares mediante a apresentação de resumo dos conteúdos.

Revezar as formas de ensino e de avaliações é importante para considerar as particularidades de cada aluno e até mesmo entender a melhor forma dele se sentir confortável para engajar nas aulas.

Para o professor, essa prática permite entender o que é mais produtivo ao aprendizado e evolução da turma, podendo aprimorar o ensinamento. Para o aluno, promove um sentimento de empatia e oportunidades de se destacar de outras formas.

As avaliações são uma ferramenta indispensável na maioria dos cursos para mensurar o conhecimento, porém, quando aplicadas de forma mecânica podem colaborar para a falta de engajamento, tornando a sala de aula comum e pouco dinâmica.

Expanda os pontos de comunicação entre professor e aluno

Comunicação é um dos fatores mais importantes para expandir o relacionamento entre alunos e professores e promover um ambiente interativo e engajado ao aprendizado.

Ao saber que é escutado, um aluno está mais disposto a confiar e oferecer trocas produtivas em sala de aula.

Para melhorar os aspectos da comunicação, é válido expandir os canais de atendimento através de tecnologias que já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas.

Use as plataformas de videoconferência, de troca de mensagens instantâneas e até grupos virtuais que abriguem todos da turma.

Essas são algumas ferramentas comuns para estabelecer contato virtual e engajar com a turma:

    Whatsapp
    Telegram
    Google Meets
    Microsoft Teams

Além de ser um espaço proveitoso para oferecer feedbacks e compartilhamento de materiais extras para complementar o aprendizado, essas ferramentas ampliam o contato e interação fora da sala de aula.

Porém, é importante ressaltar que, para esse tipo de dinâmica, é necessário que o professor responsável se adeque ao vocabulário usado pelos próprios alunos.

Dessa forma, as barreiras de compreensão são deixadas de lado para dar espaço ao relacionamento compreensível por ambas as partes envolvidas.

Emita certificados de conclusão

O certificado de conclusão do curso é a materialização da aprovação final de um aluno. Pode parecer um pedaço de papel simples, mas seus significados vão muito além se considerarmos os aspectos sociais e emocionais.

No lado emocional, o certificado de conclusão, assim como um diploma, representa o final de um ciclo trabalhado e a recompensa pelos esforços dedicados. Ele pode ser compartilhado entre familiares, amigos e até nas redes sociais como provas de uma nova conquista profissional e individual.

Para o mercado de trabalho, os certificados podem contar como diferenciais ao serem incluídos nos currículos dos alunos, reforçando o desenvolvimento de uma nova habilidade ou especialização em determinada área.

O modelo do certificado pode ser simples ou personalizado de acordo com o curso e com a instituição. Esses são alguns itens comuns para criar um certificado de conclusão:

    Nome completo do estudante;
    Nome do curso;
    Nome da instituição;
    Carga horária do curso;
    Assinatura do docente responsável;
    Local e data de conclusão;
    Logo do seu curso/empresa.

Essa é uma boa forma de engajar alunos para concluírem com êxito um curso: a promessa de uma recompensa final e duradoura pela sua dedicação e aprendizado.

Com essa e as outras ações que listamos acima, você conseguirá melhorar o engajamento da sua turma e obter mais sucesso no desenvolvimento do aprendizado do seu curso.

Contudo, não se esqueça que essa é uma via de mão dupla: antes de engajar os alunos, é preciso engajar os professores primeiro!

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