redes sociais na educação

Uso das redes sociais na educação: quais são os benefícios?

A internet está à nossa disposição para facilitar a comunicação, o acesso ao conhecimento e a interação com os outros. Nas redes sociais, tudo isso fica ainda mais visível. Trocamos mensagens, curtimos fotos e nos entretemos nessas plataformas, mas será que podemos usar as redes sociais na educação?

É sobre isso que conversamos neste post. Veja quais são as vantagens dessa implementação e entenda como incluir as redes sociais da melhor forma possível dentro da sua escola!

Há vantagens em usar redes sociais na educação?

Pode não ser a estratégia mais usada no corpo docente da sua escola, mas a gente acredita que essa implementação é sinônimo de sucesso. Os resultados podem ser influenciados positivamente tanto no relacionamento dos professores com alunos quanto no da secretaria com os pais e responsáveis.

Se você quer entender, de forma pontual, quais são os benefícios da implementação, siga os próximos tópicos desta leitura!

Aumentar o senso de comunidade educativa

Perceba que nas redes sociais da escola, onde todos os professores, membros da diretoria, pais e alunos estão interagindo e participando ativamente das postagens, cria-se a impressão de que todos que estão relacionados à instituição fazem parte da mesma comunidade.

protecao dados escola

Conectar a escola com o aluno

Note que todos os seus alunos marcam uma super presença nas redes sociais: a maioria está constantemente atualizando status, criando e curtindo postagens. Quando a escola utiliza e se comunica em um cenário tão próprio dos alunos, a instituição ganha mais espaço para passar a mensagem e impactar os estudantes.

Facilitar o acesso às informações sobre a escola

Onde a sua escola anuncia os eventos, atividades gerais e qualquer interferência na rotina da instituição? É provável que esse local de comunicação não seja tão visitado quanto o Facebook.

Entenda, portanto, que aproveitar a popularidade dessa rede social é uma boa estratégia. Já que ela detém mais poder sobre os impactos do público e garante que, praticamente, se mantenham atualizados sobre o que vai acontecer no calendário da escola.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como usar as redes sociais na educação?

Depois de entender que as redes sociais fazem parte da rotina dos seus educandos e que essa estratégia garante diversos benefícios para a sua escola, você deve estar curioso para saber como utilizá-las na rotina escolar. Veja algumas dicas!

  • crie páginas oficiais da sua escola nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter etc.);
  • mantenha os perfis movimentados e, até que se torne natural, engaje os envolvidos a postarem nas páginas;
  • divulgue os eventos, palestras e datas especiais para que todos fiquem sabendo da programação da instituição;
  • crie postagens relevantes para os alunos (se a sua escola tem ensino médio, compartilhe materiais sobre preparação para o vestibular, por exemplo);
  • inclua fotos, imagens e vídeos sobre a rotina da escola;
  • garanta que os comentários e questionamentos na página sejam respondidos com frequência.

Não se esqueça que a rede social na educação pode ser, além de uma forma de se comunicar com o público já envolvido, uma vitrine para que mais pais e responsáveis se interessem pelos serviços e formas de educar da sua escola.

Temos um material incrível sobre marketing para captação de alunos. Continue a sua jornada de conhecimento e confira!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.