Ano Letivo Produtivo na Escola

5 pilares essenciais para um ano letivo produtivo nas escolas

ideias ano letivo

Um dos desafios para a equipe de gestão e para o corpo docente é fazer com que haja um ano letivo produtivo para a escola. Para isso é preciso contar com alguns pilares essenciais, que estão ligados desde o momento da sala de aula, além daquelas que estão relacionadas à gestão escolar.

Então, é muito importante ter atenção a todos os detalhes que podem influenciar no cronograma escolar, além de estar preparado para imprevistos. Se você ainda não teve essa percepção, deve ter atenção para as dicas que trouxemos aqui, sobre alguns pilartes que contribuem para promover uma escola atenta ao planejamento para o calendário escolar.

Se quer saber como fazer isso é só continuar a leitura e perceber como toda a escolar deve trabalhar junta para isso!

Promova um ambiente favorável à aprendizagem

A escola é um ambiente social, é o primeiro espaço frequentando durante a infância que vai além do círculo familiar. Por isso é tão importante que socialmente seja agradável aos alunos e corpo docente, com uma base forte e favorável à aprendizagem.

Isso pode ser traduzido em um ambiente que seja tranquilo, positivo, motivador para os alunos, além de um corpo docente dedicado, com atividades bem planejadas e de acordo com as necessidades dos estudantes. As habilidades e conhecimentos são melhor desenvolvidos quando há relacionamentos saudáveis.

Por isso, fazer reuniões e planejamento com toda a equipe ajuda a enriquecer o aprendizado. Também fica como oportunidade para ações que ajustem o espaço para tornar cada vez mais propício ao conhecimento, a ser emocionalmente saudável e com isso, mais produtivo.

Reforce a importância do foco junto ao corpo docente

Sabemos que é maravilhoso quando os professores estão envolvidos pessoalmente com a turma, porém, isso pode virar uma verdadeira armadilha e tirar todos do foco. O motivo é que aquela conversa informal pode se transformar em perda de tempo de conteúdo.

Essa situação é muito comum em caso de turmas de pré-adolescentes e adolescentes, contexto no qual o professor mais querido da turma é aquele com quem os estudantes ficam mais a vontade na hora de conversar. O papel do professor é saber como interferir nos momentos certos, trazendo de volta o foco para a aula.

Além de ser importante fazer isso sem prejudicar esse bom relacionamento e ambiente propício ao aprendizado. Tal percepção por parte dos professores é fundamental para manter o cronograma em dia, mantendo o controle também da aula.

Tenha atenção ao planejamento e cronograma ajudam a ter um ano letivo produtivo

O planejamento é fundamental para um ano letivo produtivo, desde o apanhado geral, avaliando cada conteúdo previsto para os bimestres, até os planos de aula detalhados. Infelizmente muitos professores insistem em não criar o plano de aula, o que pode afetar consideravelmente o cronograma escolar.

Saiba que produtividade e planejamento andam lado a lado e dependem um do outro. Por isso, motive sua equipe a adotar cada etapa do planejamento, além de providenciar sempre com antecedência o material que será usado durante a aula.

Entendemos que alguns conteúdos podem ser mais rápidos ou mais lentos do que o previsto, pois consideramos a individualidade dos alunos e turmas. Por outro lado, o planejamento é justamente para ter ferramentas para criar alternativas para voltar ao cronograma.

Saiba o que fazer se sair do planejamento

Considerando que todo o corpo docente esteja alinhado, tenha feito o cronograma e todo planejamento, precisamos saber o que fazer caso algo saia do plano. Assim, é preciso ter habilidade para fazer ajustes no momento da aula, como também ter um plano B para contornar situações que comprometem o cronograma.

Em outras palavras, lidar com imprevistos, com o retorno da turma em relação ao conteúdo, entre outros fatores que podem atrasar conteúdo. Uma dica é ter um plano back up para casos em que não seja possível cumprir o que foi planejado.

De preferência a alternativas que possam se encaixar com diferentes conteúdos ou criar mais opções de atividades e abordagens para o mesmo conteúdo. Temos muitos recursos hoje para serem usados em sala de aula que podem ajudar a manter o cronograma em dia.

Não abra mão de eficiência na gestão escolar

A manutenção do cronograma escolar para um ano letivo produtivo não depende somente do que acontece em sala de aula, com alunos e professores. Também está relacionado com os recursos que a instituição utiliza para realizar uma gestão eficiente.

Controle de estoque, cadastro e consulta de dados dos alunos, comunicação com os responsáveis, entre outras ações, podem impactar no dia a dia da escola. Afinal, todo o trabalho feito pela equipe, inclusive no que diz respeito À gestão escolar, contribui para a eficiência do ano letivo.

Então, a última das dicas desta lista diz respeito a não abrir mão de eficiência, ou seja, de utilizar ferramentas que ajudam na gestão, como é o caso de softwares específicos para escolas. Não deixe seus professores ou outros colaboradores perderem tempo com atividades que podem ser feitas de maneira mais rápidas com boas ferramentas.

Agora ficou fácil entender como a escola precisa atuar em conjunto para que o cronograma escolar esteja sempre de acordo com o planejamento. Esses são os pilares para um ano letivo produtivo nas escolas, sem deixar de considerar a necessidade dos alunos e seu processo de aprendizagem.

Daí a necessidade de investir em reuniões e treinamento para que o corpo docente tenha atenção para as necessidades da turma e aos ajustes que devem ser feitos no plano de aula. E para além da sala de aula, toda a gestão deve ser eficiente também, a fim de evitar a perda de tempo ou erros que comprometem o funcionamento da instituição.

Por isso promova reuniões e treinamentos com seu corpo docente e equipe de colaboradores. Além de não abrir mão de recursos tecnológicos que ajudem a economizar tempo e ter mais eficiência nas atividades realizadas na rotina escolar, a fim de garantir um cronograma ajustado.

Sem contar a economia de recursos que essas ações podem gerar, que estão relacionadas à gestão de estoque, por exemplo. Tudo contribui para a instituição quando adotamos essas práticas.

Saiba como melhorar a gestão da sua instituição com o nosso trabalho. Entra em contato com a gente!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.