6-dicas-para-ajudar-seus-professores

6 dicas para ajudar seus professores

ideias ano letivo

Atender os estudantes, desenvolver e aplicar atividades, resolver situações de indisciplina ou desentendimento, a falta de recursos e gerenciar uma rotina com horas extras e excessivas podem parecer muita coisa para se cuidar, mas são apenas algumas das dificuldades que os professores precisam combater.

As adversidades e problemas inesperados podem alterar todo o desempenho e planejamento de um dos colaboradores, por isso, é preciso que a administração escolar tenha um comprometimento para ajudar os profissionais, pois a atuação destes afeta todos os resultados educacionais da instituição.

Logo vemos a importância de motivar e ajudar seus profissionais, para que estes respondam com produtividade e eficiência. Ter em sua instituição colaboradores comprometidos e motivados atinge diretamente a metodologia de ensino da escola e dos professores. De modo que, interfere e resulta em práticas de ensino qualificadas e efetivas aos alunos.

Para isso, o auxílio aos professores deve ser mantido como um dos fundamentos da administração escolar, de maneira que, estes consigam planejar sua rotina de trabalho e pessoal sem interferências que possam resultar no desânimo e descontentamento do profissional.

Esta atitude deve ser vista de uma maneira estratégica por seus gerenciadores.

Pensando nisso e como uma forma para te ajudar a introduzir esses valores na sua gestão educacional, selecionamos 6 dicas que irão ajudar seus professores a se adaptarem, se sentirem valorizados e conseguir alinhar suas rotinas para que nada fique desbalanceado. Vem conferir!

1. Respeito e valorização

A primeira dica é a valorização e respeito ao seu funcionário, ou seja, compreender a rotina e exigências da função, assim como, quais são seus deveres.

Valorizar e demonstrar essas atitudes facilitam e criam um relacionamento de trabalho mais efetivo, pois ambos se sentem bem no ambiente em que estão exercendo sua função.

Em vista disso, elabore e forneça feedbacks estimulantes sobre o desempenho e trabalho dos colaboradores. Assim como, não deixe de gratificar, reconhecer seus pontos positivos e encorajar seu desenvolvimento profissional.

Esta atitude irá mostrar que a gestão da escola se preocupa com o bem-estar, valoriza seus profissionais e agradece o trabalho desempenhado pelos mesmos.

2. Diálogo entre a gestão e os professores

Uma dica para ajudar seu corpo docente é possuir uma gestão que esteja prontamente aberta para iniciar um diálogo. Assim, oferecendo um espaço saudável e amigável com práticas de trabalho comunicativas.

Ademais, o professor precisa se sentir cômodo o suficiente para dividir suas experiências, opiniões sem que seja reprimido, ou seja, o local precisa ser democrático para escutar as exigências de todos.

Diante disso, o trabalho entre a gestão e os professores deve ser colaborativo e alinhado, evitando restringir autonomias das funções.

Para que esse diálogo tenha fluidez e ocorra diariamente, podem-se realizar reuniões eventuais ou pesquisas de satisfação entre os colaboradores.

3. Investimento nos recursos escolares

Um espaço que ofereça estrutura e recursos de trabalho é fundamental para o bom desempenho do professor. Dessa maneira, os planos de aula podem ser elaborados com mais facilidade e dedicação para atingir seu objetivo principal: a educação dos alunos.

Por isso, a responsabilidade da administração é relacionar todas as dificuldades tanto estruturais quanto de recursos para o ambiente de trabalho.

Uma vez que, o professor realiza todo o planejamento educacional, mas precisa rever e procurar por alternativas para algumas práticas devido a falta de ferramentas para executar suas funções, pode vir a ser uma situação desmotivadora no ambiente de trabalho.

Desse modo, é fundamental que a escola forneça os aparelhos necessários, como computadores eficientes, bons projetores e diferentes recursos tanto tecnológicos quanto de uso diário do corpo docente.

Além disso, otimizar o cotidiano dos professores, através de instrumentos para administração de tempo e automação de procedimentos burocráticos irão facilitar e aprimorar o desempenho da escola.

Diante disso, o investimento em recursos também afeta diretamente a produtividade dos professores, confira nossa postagem sobre o assunto aqui .

4. Capacitação dos professores

Continuar o processo de profissionalização é um dos principais elementos para incentivar os seus colaboradores. Desse modo, terá profissionais seguros e informados para praticar suas funções.

Desse jeito, é essencial o fomento a capacitação dos professores e revisão do corpo docente regularmente. Por meio de cursos ou palestras pagos ou oferecidos pela instituição, os funcionários devem estar sempre em melhoria dos seus recursos e conhecimentos, para assim apresentar novas práticas e ideias.

5. Cuidados com a saúde mental

A saúde mental dos profissionais pode influenciar diretamente na produtividade e qualidade do trabalho.

Por esse motivo, outra dica essencial é desenvolver práticas que visam auxiliar e incentivar a saúde mental dos professores. Em algumas situações, doenças relacionadas à exaustão mental podem afastar os profissionais do ambiente de trabalho, assim, reiteramos a importância de se atentar à estabilidade emocional destes.

Doenças como a Síndrome de Burnout precisam da orientação e suporte da administração escolar, através de apoio e medidas que evitem ao profissional chegar nessa situação.

Lembrando que a saúde mental dos professores pode afetar diretamente os alunos e seu desempenho escolar. Para isso, apresentamos outro post sobre os motivos de se cuidar da saúde mental dos alunos, veja.

6. Vida pessoal x Vida profissional

A rotina do professor pode ser exaustiva com a correção de tarefas e provas e planejamento de aulas que geralmente são feitas durante os períodos em casa. Por isso, é necessário cautela para que estas funções não atrapalhem os momentos de lazer da vida pessoal.

Dessa maneira, estimular a otimização e organização da rotina é uma ajuda que precisa ser providenciada aos professores. Assim, incentivar que seja respeitando os horários de descanso e cuidado com a vida profissional.

Uma maneira de incentivar este comportamento é a realização de conversas e orientações para que seja desenvolvido um equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Proponha alternativas simples de administração de tempo, analisando as maiores dificuldades e quais funções mais demandam tempo para serem realizadas.

Procurando por mais dicas para auxiliar na gestão da sua instituição de ensino? Acesse o site e veja outros artigos ou entre em contato e conheça nosso software de gestão escolar e como esse pode otimizar sua rotina!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.