impactos da pandemia

7 dicas para reverter os impactos da pandemia na sua escola

Desde que o coronavírus chegou ao Brasil, em março de 2020, diversos setores da economia sofreram por conta das restrições e mudanças na rotina da população.

A educação foi uma das mais atingidas por conta do fechamento das escolas para combater a contaminação do vírus. Apesar de muitas instituições terem oferecido aulas online, ainda é preciso buscar inovações e adotar novas estratégias para sobreviver em 2021, tendo em vista que a pandemia não acabou.

Se você está em busca de dicas para uma boa gestão escolar e reverter os impactos da pandemia, confira esse conteúdo que preparamos para iniciar o ano com força total.

É possível reverter os impactos da pandemia no ambiente acadêmico?

As instituições de ensino estão diante de um grande desafio para enfrentar o ano que se aproxima. Mesmo com as aulas online, é preciso buscar novas formas de melhorar o ensino a distância e otimizar a gestão escolar. Pode parecer pouco, mas são dois enormes desafios para gestores e professores enfrentar em 2021.

É uma nova realidade o fechamento das escolas, porém, de acordo com dados da Unesco, foi a medida mais adotada ao redor do mundo com 188 países que optaram por fechar as escolas e proteger professores e alunos.

Isso representa aproximadamente 91% de estudantes tendo que assistir as aulas por meio da internet. Como a educação é um direito, logo, deve ser encarado como prioridade para oferecer aos alunos as disciplinas necessárias para que possam se formar.

E, do outro lado, os donos de escolas precisarão se aliar a ferramentas tecnológicas e softwares de gestão se quiserem continuar competitivos dentro do mercado. Então, sim, é possível reverter os impactos da pandemia na sua escola com muito planejamento e se liberando do medo de ousar.

7 dicas para reverter os impactos da pandemia na sua escola

A seguir, preparamos X dicas para você começar a planejar agora mesmo e começar o ano letivo de 2021 com novas estratégias para que a sua escola tenha sucesso!

1 – Planeje com base na realidade

É fundamental que você faça o planejamento de 2021 para a sua escola com base na atual situação. Afinal, a pandemia ainda é uma realidade, infelizmente, e mesmo após o início da vacinação, previsto para o primeiro trimestre de 2021, as demais medidas de segurança continuarão em vigor.

Sendo assim, é importante definir metas a partir dessa realidade:

• Aulas online
• Atividades pelo zoom
• Uso de agendas digitais e ferramentas de gestão
• Google Docs
• Google Drive
• Colaboradores em home office

Desta forma, você tem ferramentas digitais para reverter os impactos da pandemia e não comprometer a saúde de alunos e professores.

2 – Ofereça plano para minimizar a inadimplência

Todos os setores estão sofrendo com os impactos causados pelo coronavírus e, por isso, o índice de inadimplência nas escolas acabou aumentando em 2020. Mas é possível reverter a situação oferecendo aos pais novas formas de pagamento e uma maior flexibilização.

O momento pede cautela e compreensão mútua, então, incentive os pais através de campanhas de marketing, uso do e-mail e redes sociais deixando claro que a escola está aberta a negociações.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino
planejamento escolar

3 – Traga os pais para o ambiente escolar

Procure manter o contato com os pais mesmo de forma online. A forma de assistir aulas mudou e é importante mudar também o cronograma de atividades, colocando palestras e atividades culturais que possam ser interessantes para fortalecer o relacionamento entre crianças e os pais.

A escola deve ser uma intermediadora desse novo processo de ressignificação que todos estão enfrentando.

4 – Ofereça atividades extracurriculares

Imagine que bacana oferecer um clube de leitura? Ou peças de teatro feitas pelos alunos?

Para reverter os impactos da pandemia é preciso buscar inovar de diferentes formas e uma delas pode ser através das atividades extracurriculares. Utilize as campanhas de marketing para atrair novas matrículas e anuncie bônus especiais.

5 – Suporte e capacitação dos professores

A pandemia pegou todo mundo de surpresa e muitos professores não estavam preparados para lidar, de repente, com ferramentas digitais para conseguirem ministrar as aulas.

Agora, seria essencial a escola oferecer um suporte e também capacitação para que os professores possam lidar com mais facilidade com todas essas demandas. A mesma regra deve ser aplicada com os demais colaboradores, que precisam, mais do que nunca, de ferramentas de gestão escolar para que possam trabalhar de casa.

6 – Faça uma apresentação das ações

Para reverter os impactos da pandemia na sua escola é preciso pensar fora da caixa e agir mais rapidamente. Antes, tudo se concentrava dentro do ambiente escolar, mas agora, com as pessoas em casa, é preciso inovar para despertar a atenção delas.

Por exemplo, liste o que a sua escola tem de diferencial e o que ela pretende oferecer em 2021? Agora, que tal fazer uma live com o objetivo de apresentar todas as ações?

Além de engajar os pais de alunos, poderá atrair novas matrículas para a escola, fortalecendo assim, toda a rede.

7 – Busque apoio na tecnologia para melhorar a gestão

É necessário se abrir para o novo e se apoiar em ferramentas de gestão para reverter os impactos da pandemia. Por meio de soluções inovadoras, a sua escola pode não somente se adaptar a uma nova realidade, mas também ampliar o leque de atuação no mercado e identificar novas oportunidades.

Há muitos desafios que a rotina escolar exige e, para isso, é importante tornar o ambiente mais interativo, dinâmico e com uma gestão mais otimizada e que não dê espaço para erros.

Por isso, busque apoio na tecnologia com a utilização de um software de gestão escolar.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Vantagens de ter um software para escolas

• Acompanhar o desenvolvimento dos alunos;
• Organizar o sistema financeiro;
• Minimizar erros e assim conseguir mais recursos;
• Controlar os fornecedores, pagamentos e todo estoque;
• Mais assertividade na gestão pedagógica;
• Alinhar a sua equipe de trabalho de forma abrangente;
• Diminuir o tempo no processo de matrícula;
• Automatizar a geração de boletos;
• Definir metas e ter um pensamento estratégico para a escola;
• Organizar o histórico dos alunos com mais agilidade;
• Integrar toda a equipe e gerar mais engajamento.

Com a Software GEO a sua escola terá um programa personalizado para que a gestão se torne mais assertiva, desde o setor financeiro, até a área pedagógica.

Oferecemos um serviço exclusivo em que identificamos os problemas mais frequentes na rotina da escola e apresentamos soluções efetivas. Conheça agora mesmo mais detalhes navegando em nosso site.

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.