Direcionamentos da arquitetura para escolas
Alguns países como EUA e Inglaterra, assim como outros países europeus, discutem o ensino de uma maneira ampla, onde o ambiente físico é considerado um elemento essencial na busca da qualidade do aprendizado. Essa questão é levada tão a sério e existem entidades com a função de prestar suporte para esse tipo de construção, como a CABE (Commission for Architecture and the Built Environment).
Se você é proprietário ou diretor de uma instituição de ensino, certamente vai apreciar entender mais sobre arquitetura para escolas. Pensando nisso, separamos as melhores informações sobre o assunto. Confira!
Arquitetura para escolas
A CABE é referência mundial em arquitetura para escolas. Desenvolve diversos estudos sobre esse tema, e por isso, apresenta uma lista de dez critérios que deveriam ser usados ao se projetar uma escola:
Identidade e contexto: criar ambientes de que os usuários e a comunidade podem se orgulhar;
Implantação: otimizar o aproveitamento do lote;
Área externa da Escola: ganhar proveito das áreas externas;
Organização: criação de um diagrama claro para os edifícios;
Edificações: síntese da forma, dos volumes e da harmonia;
Interior: criando espaços de excelência para ensino e aprendizagem;
Estratégias de sustentabilidade;
Segurança: criando um lugar seguro e acolhedor;
Vida longa, liberdade de possibilidades: criar um projeto escolar que se adapta e que tenha capacidade de evoluir com o tempo;
Síntese de sucesso: projetos que funcionam na sua totalidade.
Certamente você já sabia que a maior parte desses itens são fundamentais na arquitetura para escolas. Porém, é possível que nem todos estejam presentes na sua instituição de ensino.
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Realidade da arquitetura para escolas no Brasil
Hoje, no Brasil, na maioria das vezes os critérios para se projetar são custo e quantidade de alunos. Muitas vezes são aproveitados prédios que antes tinham outra funcionalidade para se criar uma escola. Esse não é exatamente um problema, afinal com reformas e adaptações é possível aumentar a qualidade dos imóveis.
Para a educação no Brasil, seria um grande passo se as escolas fossem planejadas com base nos princípios apresentados. Com certeza, você e sua escola querem fazer parte desse importante processo de mudança, mas nem sempre é possível implementar todas as melhorias de uma vez.
Um cronograma físico-financeiro que possibilite a viabilização da edificação é uma ótima forma de transformar a sua escola em um colégio de acordo com os melhores direcionamentos da arquitetura para escolas.
Atualização das escolas brasileiras
Para atualizarmos as escolas brasileiras precisamos estar atentos aos protocolos e estudos internacionais. Um exemplo é o número de possibilidades de configuração que uma sala de aula ou ambiente pedagógico deve apresentar:
Estudo independente;
Trabalhos em grupo;
Trabalho em grupos pequenos de 2 – 6 alunos;
Instrução aluno + professor;
Palestra, professor ou especialista convidado ocupando o palco principal;
Ensino baseado em projetos temáticos;
Aprendizado com base em notebooks ou tablets;
Ensino a distância;
Pesquisa pela internet sem fio;
Apresentações dos alunos;
Apresentações teatrais ou de música;
Ensino por meio da instrução por seminários;
Aprendizado por meio de serviço comunitário;
Aprendizado por meio da natureza;
Aprendizado social e emocional;
Ensino baseado em artes;
Ensino por meio de conto de histórias;
Construção do próprio aprendizado, colocando os alunos em contato com situações práticas.
O que acontece hoje na maioria da escolas brasileiras é um padrão onde o professor faz a explicação oral e os alunos sentam enfileirados, quando muito é feito a possibilidade de carteiras formando uma roda.