fachada-da-escola

Fachadas de escolas: a impressão que fica

Uma fachada transmite o status que o edifício quer passar. É usada como artifício de linguagem para os mais diversos fins.

Um ótimo exemplo são os bancos. Há pouco tempo, a maioria deles tinha em sua fachada revestimentos de pedra polida como mármore ou granito, pois a intenção da linguagem a ser passada era de rigidez, solidez e segurança. Hoje a grande maioria tem sua fachada de vidro visando demonstrar vigília e transparência. E as fachadas de escolas? Qual linguagem querem passar?

Modelos de fachadas de escolas

Antes de falar em fachadas de escolas, é importante pensar qual é o público-alvo da instituição, o bairro que se localiza e a vontade dos envolvidos. Em seguida, é possível trabalhar para aplicar uma composição de cores, materiais e texturas que reflitam realmente o que é a escola e atraia as pessoas certas.

O modelo antigo, já repetido inúmeros vezes, onde as fachadas de escolas são pintadas com azul, amarelo, vermelho e verde sem nenhum planejamento estético já não encanta quem passa. É preciso trazer um olhar contemporâneo explorando volumes e formas.

Caso de sucesso

A fachada da Escola Conceito Criativo localizada em Cascavel – PR era uma boa demonstração do antigo modelo.

Fachada da escola conceito criativo localizada em Cascavél Parná

Fonte da imagem: Valéria Zamboni (arquivo pessoal)

Ao observar a fachada não era possível identificar que o local é uma escola. O nome da instituição estava adesivado apenas na porta de vidro, ou seja, quando a porta estava aberta, perdia-se até identificação.

O colégio em questão possui uma superestrutura, várias salas, refeitório com jardim, quadra esportiva, sala multiuso, porém nada disso estava sendo valorizado com a fachada anterior.

Pensando nisso, foi proposta uma mudança seguindo o novo modelo de fachadas de escolas. As cores e identidade foram mantidas, mas de maneira inovadora. A nova fachada com com revestimento hexagonal, que além de estar em alta, facilita muito a manutenção, tanto em limpeza quanto em necessidade de pintura.

A chapa usada ao longo da fachada permitiu reforçar o logo da escola. Os símbolos que perfuram a chapa fazem parte da identidade visual e ainda permitem que a luz e a ventilação atravessem até as janelas, que ficaram “escondidas”.

A porta foi destacada com uma moldura e uma paredão de quadrados feitos no próprio reboco, reforçando a identificação da entrada. Foi realizado ainda um recuo na parede ao lado da porta de entrada, valorizando ainda mais a vegetação que deu o toque final.

O novo modelo de fachadas de escolas causa boa impressão onde é aplicado.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Gostou do post? Então compartilhe com os seus contatos e deixe seu comentário logo abaixo.

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.