Arquitetura escolar: 10 passos para ter uma escola lucrativa
Especialmente em períodos de recessão econômica, é possível observar que grande parte das empresas precisam faturar mais. No mercado educacional não é diferente, tornar sua escola lucrativa e rentável é uma ótima forma de ter um negócio de sucesso!
Uma estratégia que costuma funcionar é melhorar a arquitetura escolar. Isso porque o aspecto físico da sua escola é responsável pela primeira impressão de pais e alunos e também pelo conforto dos estudantes. Sendo assim, é um item que pode valorizar muito a sua escola.
Pensando nisso, separamos 10 passos para tornar sua escola lucrativa por meio da arquitetura escolar. Faça um planejamento adequado e veja os resultados na prática!
#1 Fachada na arquitetura escolar
A fachada da escola é seu cartão postal! Ela que vai atrair novos clientes, seja os que passarem em frente ou virem fotos por meio do site. Se ela estiver de acordo com o que sua escola oferece com certeza irão prestar atenção e sentir-se a vontade para entrar e conhecer..
#2 Dimensionamento do espaço
Cada faixa etária exige um determinado espaço de sala de aula e de estrutura física além de um número adequado de alunos por professor, ou seja, em uma sala com 28 m² é preciso calcular quantos alunos esta sala comporta e quantos professores serão necessários para então determinar-se qual turma deverá usar o espaço.
Para a mesma sala é possível que, utilizando-a por exemplo como berçário, haverá a necessidade de mais professores, enquanto que se fosse o maternal poderia haver uma relação de professores/aluno exata, gerando economia.
Por isso, estar atento ao comportamento e necessidades de cada aluno é fundamental para a arquitetura escolar de uma escola de sucesso!
#3 Cores
Harmonizar e esclarecer bem quais são as cores da sua escola é muito importante! É preciso se diferenciar no mercado, não dá pra sair pintando aleatoriamente ou ter uma instituição sem uma identidade visual definida.
#4 Sustentabilidade
Os conceitos sustentáveis são muito atuais e devem ser seguidos pelas empresas, e por isso, fazem parte do passo a passo para ter uma escola lucrativa.
Na arquitetura escolar podem ser incluídos pisos drenantes, por exemplo, além de serem muito bonitos ajudam no escoamento de águas pluviais. As mini-hortas são outro excelente exemplo. Aqui, os alunos produzem os vegetais que serão consumidos, a partir de uma agricultura orgânica.
#5 Aprovação da Vigilância Sanitária
Hoje sabemos que nem todas as escolas estão trabalhando de acordo com o exigido pela vigilância sanitária. Adeque sua arquitetura escolar e aproveite para divulgar e mostrar aos pais como sua escola está 100% dentro das normas da instituição.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
#6 Ambientes lúdicos e integrados
Sabemos que a antiga biblioteca toda fechada e cercada de livros não atrai a criançada. Porém, tente pensar esse importante item da arquitetura escolar como um espaço com sofás e puffs, interligado com um belo jardim chamando a atenção de pais e alunos.
Esse tipo de ambiente é muito mais atrativo para a leitura e é um ótimo começo para transformar seu colégio em uma escola lucrativa!
#7 Automação
Um bom projeto de automação agregado ao arquitetônico pode reduzir custos. Com um sensor de luminosidade, por exemplo, é possível controlar a intensidade luminosa de cada lâmpada, ou seja, as lâmpadas que estão perto das janelas no período em que o sol entra na sala diminuirão a intensidade economizando energia e mantendo a mesma qualidade.
Mesmo com toda essa tecnologia, o investimento se paga em um ano com a economia gerada. Existe forma melhor de ter uma escola lucrativa do que reduzindo despesas desnecessárias?
#8 Linguagem e comunicação
Tal como a música e a arte, a arquitetura busca incentivar as crianças a sentirem o ambiente e se movimentarem nele com harmonia. Para isso, alguns ambientes são criados para incentivar a linguagem e a comunicação, que são habilidades importantes para alunos bem sucedidos.
#9 Contrate um profissional
Com uma visão empreendedora e experiência no assunto, um profissional experiente em arquitetura escolar, pode te auxiliar a definir com qual público você está trabalhando e como deve ser sua estrutura.
#10 Obra organizada
Defina um cronograma físico-financeiro de obra, assim você pode programar quando você irá reformar, quantas etapas vai precisar e quanto vai gastar. Dessa forma, você implanta melhorias na sua arquitetura escolar e torna sua escola lucrativa.
1 Comentário