Entenda o que é educação inclusiva e porque implementá-la na escola
A educação inclusiva pressupõe valores de igualdade de oportunidades e respeito às diferenças para repensarmos as práticas educacionais contemporâneas. Por meio dela, a promoção da diversidade passa a ser um dos pilares das instituições de ensino. Se você quer saber o que é a educação inclusiva, continue a leitura deste post.
Antes de qualquer coisa, vale a pena entender a importância dessa abordagem no contexto social mais amplo. Se esse não era um assunto muito discutido há 20 ou 30 anos, hoje se tornou uma das questões centrais quando falamos em educação.
Apenas com um processo de aprendizagem preocupado em integrar todos, sem segmentação de origem social ou relacionada à capacidade de aprendizado, podemos construir uma sociedade mais justa, capaz de formar cidadãos preparados para conviver em harmonia e respeitar o outro.
Tem interesse nesse assunto? Vamos abordar neste post mais detalhes sobre o que é educação inclusiva, os princípios desse modelo de ensino e como implementá-lo. Confira!
O que é educação inclusiva?
Educação inclusiva é o conjunto de práticas que tem o objetivo de criar condições para que as instituições de ensino, desde o ensino infantil até o ensino superior, valorizem e respeite os diferentes ritmos de aprendizado, independentemente da condição física ou intelectual dos estudantes.
Interessante, não é? A inclusão dos “alunos especiais” nas mesmas turmas do ensino regular é uma proposta inovadora e transgressora para o modelo majoritário no Brasil! Sobre isso, Maria Mantoan, uma das maiores especialistas em educação inclusiva no país, em seu livro “Inclusão Social: o que é? Por quê? Como fazer?” define que:
“Na perspectiva inclusiva, suprime-se a subdivisão dos sistemas escolares em modalidades de ensino especial e de ensino regular. As escolas atendem às diferenças sem discriminar, sem trabalhar à parte com alguns alunos, sem estabelecer regras específicas para se planejar, para aprender, para avaliar (currículos, atividades, avaliação da aprendizagem para alunos com deficiência e com necessidades educacionais especiais).”
Os estudantes de uma escola inclusiva compartilham os mesmos espaços, seguindo as etapas de ensino escolar: infantil, fundamental e médio. É um modelo de ensino voltado para uma formação livre de preconceitos, que considera as diferenças dos alunos desafios que exigem soluções, e não barreiras para o acesso ao conhecimento.
Quais são os princípios da educação inclusiva?
Os princípios da educação inclusiva servem como referências chaves para gestores e educadores que estão pesquisando sobre o assunto. Revisá-los pode ajudar na elaboração de práticas educacionais realmente efetivas. Abaixo, entenda um pouco sobre cada um dos princípios.
Todos têm o direito de acesso à educação
A educação é um direito constitucional para todas as crianças do país. Além da Constituição brasileira, outro marco legal que estabelece o direito à educação para todas as crianças, inclusive para os portadores de deficiência, é a Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas). O Art. 7 desse documento internacional afirma a necessidade de adoção de medidas para assegurar o pleno exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais às crianças com deficiência.
Todos conseguem aprender
Todos conseguem aprender, só precisam estar sujeitos a processos de avaliação e aprendizado humanizados. Quando a educação é inclusiva, nenhum aluno se sente longe do “ritmo da turma” e todos consegue explorar suas habilidades com toda energia.
O processo de aprendizagem é singular
As pessoas são diferentes e possuem ritmos de aprendizagem diferentes. Quando os professores levam isso em consideração, conseguem criar soluções criativas. Como consequência, o desempenho da turma aumenta de maneira significativa!
O convívio no ambiente escolar beneficia todos
A educação inclusiva reafirma a escola enquanto espaço de convívio entre as diferenças. A relações dos alunos com educadores, gestores e demais funcionários se transforma. Escolas que levam esse princípio para a prática contribuem para a formação de cidadãos mais empáticos e tolerantes.
A educação inclusiva é sobre todos
A educação inclusiva considera todos os envolvidos na educação dos estudantes. Sem as redes de apoio, o sistema de educação não consegue ajudar as crianças. No caso das escolas, a família é fundamental nesse processo. Quando a escola estabelece formas de fortalecer o relacionamento com os familiares, a educação inclusiva é possível.
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Como implementar a educação inclusiva?
Vale lembrar que a educação inclusiva é um modelo de ensino diferente do modelo da educação especial. Enquanto a educação inclusiva visa criar condições para que alunos com diferentes ritmos de aprendizagem consigam compartilhar o mesmo ambiente, a educação especial é voltada para o desenvolvimento de habilidades apenas de crianças portadoras de deficiência.
Se os modelos são diferentes, eles requerem práticas de implementação distintas. Veja a seguir, dois pontos fundamentais para garantir o sucesso da implementação da educação inclusiva na sua escola.
Envolvimento da família
É normal que as famílias de crianças com deficiência sejam mais criteriosas com as escolas. Por isso, é muito importante que a escola acolha os familiares em atividades realizadas para discutir esse assunto. Por exemplo, as reuniões de pais e mestres podem servir de oportunidades para esclarecer dúvidas sobre as abordagens em sala de aula visando a educação inclusiva e questões relacionadas à acessibilidade da infraestrutura escolar.
Formação dos professores
A capacitação dos professores para lidarem com alunos com deficiência é um dos grandes desafios da educação inclusiva no país. Isso porque os cursos de licenciatura preparam muito pouco os educadores para enfrentarem as questões desse assunto na sala de aula.
Por isso, é importante que a própria instituição incentive os professores com a formação continuada. Além de orientações em reuniões com profissionais qualificados, cursos e workshops podem ser úteis no sentido de demonstrarem os caminhos possíveis para repensar a interação com os alunos com deficiência em sala de aula.
Neste post, vimos o que é educação inclusiva, os seus princípios o que não pode ficar de fora da sua implementação. Como vimos, é o modelo de ensino que demonstra que a escola pode ser um ambiente de diálogo e troca de experiência, independentemente das condições de aprendizagem de cada um.
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