8 práticas para a retenção de alunos
Ao iniciar o planejamento escolar é comum ter como uma das principais metas obter novos alunos, porém nesse processo algumas instituições postergam as decisões para conservar o corpo discente que já possui, ao preterir dos planos as práticas para a retenção de alunos.
As práticas para retenção de alunos são tão importantes quanto a necessidade de captar estudantes. Portanto, é preciso elaborar uma estratégia consistente para evitar a evasão escolar e mantê-los na sua instituição.
Para ajudar você nesta jornada, preparamos um artigo com as 8 práticas para a retenção de alunos.
Boa leitura!
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Retenção de alunos: o que realmente significa?
As medidas aplicadas pela gestão da instituição de ensino que visam assegurar a continuidade dos alunos já matriculados até a conclusão dos seus estudos são práticas de retenção.
Para que a estratégia de retenção de alunos seja bem-sucedida, é fundamental um gerenciamento competente e dinâmico.
O primeiro passo para reter o corpo discente é compreender quais motivos estão causando a evasão de alunos, veja alguns exemplos:
- Dificuldade na aprendizagem;
- Falta de incentivo intelectual;
- Problemas financeiros;
- Desinteresse individual;
- Falta de representatividade e bullying.
A desistência da educação pelo estudante deve ser combatida com uma análise segmentada feita com a colaboração de todos os profissionais da instituição.
Para começar a agir é preciso primeiro entender que a retenção de alunos é uma jornada que deve contar com um conjunto de práticas associadas, em vez de algumas ações pontuais.
Veja a seguir as 8 principais práticas para a retenção de alunos para a sua instituição de ensino.
1. Intensifique a comunicação interna
Crie canais e incentive a comunicação entre o corpo discente, docente e familiares. A ação facilitadora de diálogo entre as partes envolvidas no processo de educação é uma prática que fortalece os laços e por consequência auxilia na retenção de alunos.
Neste ponto, é sempre bom ser criativo e expandir os canais, sempre se adequando as necessidades dos envolvidos, procure manter redes sociais ativas, aplicativos de mensagens instantâneas, e-mails, entre outros. Outro ponto essencial é responder a todos com rapidez e assertividade, em todos os meios de comunicação.
2. Amplie o contato com a família do aluno
Neste ponto não se trata de apenas manter um relacionamento próximo com responsáveis de alunos. Seja disruptivo, busque envolver os familiares no ambiente de ensino, seja o estudante menor de idade ou não.
O apoio familiar é um diferencial que ao longo dos anos se tornou um dos maiores catalisadores da retenção de alunos em uma instituição.
Para isso, além de envolver a família é preciso transmitir confiança e eficiência por parte da administração do estabelecimento de ensino.
Leia também: 7 dicas para criar uma comunicação eficiente com os pais e alunos
3. Facilite acordos para débitos pendentes
Um dos principais motivos para a evasão é o imprevisto financeiro. Não é possível evitar que uma pessoa ou família passe por uma situação como esta, mas a instituição de ensino pode facilitar a situação, flexibilizando as formas de pagamento ou fazendo acordos amigáveis para valores já em atraso.
É essencial evidenciar aqui a importância da discrição: evite constranger o aluno ou sua família, tratá-los de forma diferente dos demais ou expor a situação do aluno.
4. Observe as necessidades e as diferenças entre os alunos
Estar atento às reais necessidades e anseios do corpo discente é um ponto importante na retenção de alunos, pois estes são os principais consumidores do seu serviço. O estabelecimento de ensino deve estar aberto ao diálogo com o aluno e envolvê-lo com as tomadas de decisões.
Faça com que se sintam parte de uma comunidade, que se identifiquem com a instituição, seja por agremiações, clubes e atividades extracurriculares estimulantes e inclusivas.
Estar atento a possíveis problemas disciplinares e ao bullying, identificando e corrigindo rapidamente também contribui para uma percepção positiva por parte dos alunos.
Leia também: 10 sinais de que um aluno pode estar sofrendo bullying
5. Faça acompanhamento do desenvolvimento
Quando uma família ou pessoa decide investir em educação a principal razão é a vontade de desenvolvimento intelectual e social. Portanto, é comum que alunos e responsáveis coloquem na balança na hora de sair de uma instituição o quanto ela está contribuindo para a evolução do estudante.
Por isso, uma prática que deve ser adotada para a retenção de alunos é a transparência. Mostre ao corpo discente ou os familiares como está a evolução do aluno em que pontos pode melhorar e como a instituição pode ajudá-lo a progredir.
Faça o mesmo com a própria instituição, evidencie as melhorias feitas na infraestrutura e nas práticas pedagógicas, mostre que o investimento deles está sendo usado para trazer também o aprimoramento do seu aprendizado.
6. Aproxime os professores dos alunos
Aproximar os professores de seus alunos também auxilia a retenção, porque os professores poderão analisar e aproveitar melhor as características individuais de cada estudante e orientá-los a tomar as melhores decisões na sua jornada acadêmica.
Além disso, sendo o principal contato da escola com seus alunos, o professor será o primeiro a identificar possíveis problemas que um aluno possa estar enfrentando.
7. Colete e Analise os dados
Uma prática importante para reter alunos é analisar os dados referentes ao escape destes da instituição. Colete informações, compare um período letivo com outro e você encontrará dados valiosos para aprimorar suas ações para retenção de alunos.
Avalie inclusive os motivos pelos quais os alunos recém-ingressos escolheram a sua instituição, assim é possível trabalhar ponto a ponto e fazer as alterações para reduzir novas saídas por razões semelhantes.
8. Faça da tecnologia sua aliada
Os alunos anseiam pela modernidade e toda a comodidade que ela proporciona.
Investir em tecnologia é essencial, na atualidade instituições de ensino que não estão se aprimorando tecnologicamente vão ficar para trás, o primeiro passo é ter um software de gestão que aprimore a desempenho do trabalho na instituição.
Entenda todas as vantagens de um Software educacional, lendo este artigo.
A tecnologia deve estar em todas as áreas do estabelecimento, administrativo, gerenciamento pedagógico e dentro da sala de aula, isso permite mais agilidade, fluidez nos processos e dinamismo no ensino.
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