7 dicas essenciais para atrair novos alunos
O sucesso de uma instituição de ensino envolve muitos fatores. Eles vão desde infraestrutura física a metodologia de ensino, passando pela boa gestão de pessoal e estratégias eficientes de atração de novos alunos.
É preciso que a escola se mantenha sempre atrativa para novos discentes, pois isso permitirá que a instituição se mantenha e cresça. Essa tarefa não é nada fácil, principalmente com a alta concorrência que o setor apresenta atualmente.
Pensando nisso, iremos conversar sobre 7 dicas importantes para atrair novos alunos para sua escola. Um bom gestor entende as demandas da sociedade e utiliza esse conhecimento para gerar atração para sua instituição.
1 – Faça propaganda
Parece óbvio, mas muitas escolas não utilizam as melhores ferramentas de marketing para serem vistas pela comunidade. A internet é uma ótima opção para marcar presença e atrair novos alunos, então mantenha um site sempre atualizado e redes sociais ativas.
As redes sociais estão presentes na vida de todos, por isso sua escola deve atuar de maneira estratégica nelas. Já conversamos sobre maneiras de utilizar as redes como ferramentas de captação de novos alunos, clique aqui e confira.
Também vale a pena investir em propaganda em outros veículos. Imagine, por exemplo, que exista uma linha de metrô próxima à sua escola. Uma estratégia inteligente é investir em propagandas nas TVs que existem dentro dos vagões, já que os usuários daquela região provavelmente serão seu público alvo.
2 – Esteja sempre em contato direto com a comunidade escolar
Para que sua escola consiga melhorar aspectos que não estejam adequados é preciso ouvir todos os atores da dinâmica escolar: funcionários, pais e alunos. Cada categoria dessas terá uma visão diferente sobre a instituição e a união dessas ideias é muito importante para elevar o patamar da instituição.
Dessa forma, garanta que todos tenham um canal de comunicação ativo e fácil com a escola. É preciso que eles se sintam confortáveis para realizar apontamentos que serão úteis para implementação de melhorias na escola.
Com essa comunicação eficiente a instituição tende a ter uma reputação melhor e isso chamará a atenção de novos alunos, que buscam uma escola onde suas necessidades e opiniões são valorizadas.
Uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada para a comunicação da comunidade escolar é o WhatsApp. Mas, será que ele realmente é uma boa opção? Clique aqui e confira em nosso blog.
3 – Envolva a família na rotina escolar
Investir em atividades que envolvam a família dos alunos é primordial para que a escola se torne parte integrante da vida da comunidade. Os pais se sentirão mais propensos a indicarem a instituição e, assim, o número de novos alunos tende a crescer.
Algumas opções para aumentar a participação da família é a criação de eventos sociais, apresentações culturais dos alunos, campeonatos esportivos e reuniões de pais. Essa interação vai gerar mais confiança e proximidade com a instituição.
4 – Espalhe os resultados da sua instituição
Um aspecto que muitos pais e alunos usam para escolher uma escola é o histórico de bons resultados alcançados. Por isso, invista em divulgá-los em diferentes mídias e plataformas.
Alguns bons resultados podem estar relacionados ao desempenho de alunos em olimpíadas de conhecimentos, taxa de aprovação em vestibulares, premiações, nota da escola em avaliações governamentais, atuação de egressos no mercado de trabalho, entre outros.
Porém, cada vez mais as pessoas estão prezando por uma educação completa e humanista. Então, além de notas e premiações, mostre que sua escola se preocupa também com a formação do aluno enquanto cidadão, oferecendo atividades extracurriculares em áreas diversas.
5 – Invista em melhorias na infraestrutura
Uma escola precisa ter uma infraestrutura adequada, principalmente quando se pensa que os alunos passam boa parte do seu dia dentro dessa instituição. Dessa forma, é preciso investir nesse aspecto para que sua escola se torne mais atrativa para novos alunos.
Quadras de esportes, laboratórios de química e biologia, sala de recepção, biblioteca, sala audiovisual… são muitas opções que podem agregar valor e melhorar a percepção do público sobre a sua instituição.
6 – Aposte no e-mail marketing
Manter uma relacionamento com a comunidade através de e-mail marketing é uma boa estratégia para estar sempre na lembrança das pessoas e aumentar as chances delas indicarem a sua escola para novos alunos.
Porém, é preciso ficar atento ao tipo de conteúdo vinculado. Eles precisam ser realmente relevantes e aprofundados, voltados para o interesse do seu público. Caso contrário, as pessoas não irão acompanhar e podem se descadastrar.
Nós já temos um texto dando as instruções básicas para utilizar o e-mail marketing para captar novos alunos. Clique aqui e saiba como aproveitar ao máximo essa estratégia e angariar mais discentes para sua instituição.
7 – Tenha bolsas de estudos disponíveis
Descontos e bolsas de estudos são estratégias muito eficientes para atrair novos alunos para sua escola. Isso pode ser o diferencial na hora da pessoa decidir entre a sua instituição e uma concorrente, por isso, vale a pena investir.
Existem diversas formas de oferecer essas facilidades. Pode ser através de campanhas sazonais, de descontos para pagamento antecipado, até mesmo sorteios.
Entretanto, é preciso planejamento e organização para que os descontos oferecidos estejam dentro do orçamento da escola e não prejudiquem de alguma maneira o caixa. Um software de gestão pode ser uma boa opção para acompanhar de perto a contabilidade e ajudar a determinar os descontos possíveis.
Já conversamos sobre o fluxo de caixa escolar. Se quiser conhecer 6 dicas para organizá-lo com maior eficiência e planejamento, clique aqui. Essas informações são essenciais para quem deseja implementar uma estratégia de descontos sem prejudicar as finanças da instituição.
Um software aliado na hora de conseguir novos alunos
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