Análise de dados: como usá-la na educação?

Powered by Rock Convert

Do número de faltas ao processo de captação de novos alunos, a verdade é que a escola é um canal de obtenção dos mais variadas dados. Um grande volume de informações é obtido constantemente, e mais importante do que organizar esses elementos é saber o que fazer com eles.

É aí que entra a análise de dados, que consiste em transformar números e conceitos em meios de solucionar problemas, impactando de forma positiva o gerenciamento e a qualidade do ensino oferecido.

Vamos mostrar neste post o quanto é poderosa essa ferramenta quando o assunto é educação. Por isso, continue a leitura e entenda melhor o assunto.

Obtenção e análise de dados

Quando se aplica uma nova metodologia educacional em uma turma, por exemplo, uma análise diagnóstica é capaz de indicar as consequências da adoção do novo método, assim como a satisfação de pais e alunos com a mudança.

Outra possibilidade é a utilização de uma análise descritiva para encontrar padrões de inadimplência e, a partir disso, estabelecer planos de ação para corrigir o problema, minimizando assim os prejuízos.

Ao perceber um problema ou uma oportunidade, é crucial pensar em uma estratégia que realmente seja benéfica. Por isso, defina o que e como medir, coletando dados que, com uma análise adequada, sirvam de pedestal para alavancar atitudes administrativas e pedagógicas que façam a diferença.

Baixa procura pelo curso ou estagnação no número de matrículas ativas, por exemplo, são sinais de que é preciso desenvolver uma maneira de atrair novos interessados.

Assim, pesquisas de satisfação e motivação de procura podem apresentar dados que gerem planos de mudanças na instituição ou motivem a melhoria do marketing para a captação de novos alunos, bem como a fidelização, se for o caso, dos antigos.

Finalmente, várias são as circunstâncias que aparecem em um ambiente escolar que podem ser resolvidas ou otimizadas com abordagens mais analíticas. Basta identificá-las e escolher as mais adequadas.

A tecnologia como aliada na educação

Agora imagine que o professor tenha um diário de classe eletrônico, tornando possível o lançamento de notas e frequências em sistema ao qual ele, a coordenação, a direção, os pais e os estudantes tenham acesso. Isso pode trazer enormes benefícios para a instituição.

Com um sistema que gerencie as informações fornecidas pelo professor no diário de classe, é possível avaliar simultaneamente o desempenho do aluno, da turma e até da escola.

Isso pode ajudar a verificar se uma metodologia de ensino está realmente funcionando, se determinada classe precisa de ajuda para melhorar os seus índices e se é preciso criar sequências didáticas mais adequadas.

Por outro lado, a parte administrativa e financeira também podem se beneficiar de tecnologias semelhantes. Um programa que indique matrículas ativas e desativadas, bem como pagantes assíduos e inadimplentes, além de gerar boletos e gerenciar pagamentos, é fundamental para tornar o setor funcional.

Essa também é uma forma de obter elementos para um exame da saúde financeira da escola e diminuir os processos burocráticos, além de conferir transparência e credibilidade à escola. Esses elementos também fornecem insights de onde é preciso investir e onde recursos estão sendo desperdiçados.

Gestão inteligente é gestão eficaz — do administrativo ao pedagógico é preciso pensar sempre à frente. Por isso, é primordial investir em tecnologias que tornem os processos mais rápidos e seguros e que forneçam aspectos para pensar em táticas que façam a instituição progredir.

planejamento escolarPowered by Rock Convert

Como implantar novas tecnologias na escola

Passos simples precisam ser dados para implantar mecanismos tecnológicos que alimentem os procedimentos escolares e sirvam de canais de obtenção de dados para a elaboração de esquemas a fim de otimizar a gestão. Vejamos alguns passos:

Busque a colaboração docente

Ninguém melhor que os professores para apontar quais recursos são realmente necessários nas aulas. Por isso, apresente ferramentas e permita que os profissionais de ensino auxiliem na aquisição desses materiais.

Alinhe tecnologia e métodos de ensino

Recursos mais avançados que não são utilizados nada podem oferecer. Então, junto com o corpo docente, adquira meios técnicos que estejam de acordo com a estrutura pedagógica do curso.

Consulte pais e alunos

Estabeleça canais de diálogo com pais e alunos para saber se os processos realmente têm facilitado o processo de ensino. Afinal, a tecnologia tem que dar apoio ao ensino e à aprendizagem.

Converse com o setor administrativo e financeiro

Ao implantar um novo sistema, busque saber quais são as reais necessidades no trabalho. Os processos a serem automatizados devem ser respostas às necessidades dos colaboradores e novas tecnologias devem auxiliar nas ações.

Ofereça treinamento e apoio

Oferecer treinamento para uso dos novos materiais adquiridos é fundamental para melhor utilização de recursos. Por isso, ofereça treinamento aos professores e funcionários e crie meios de instrução para estudantes e responsáveis aproveitarem ao máximo as novas ferramentas. Se possível, ofereça uma equipe de suporte para ajudar quando necessário.

Seguindo esses passos simples, é possível alcançar máxima eficiência na implantação de recursos que otimizem os processos na instituição de ensino.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

A possibilidade de ter tudo isso em um único lugar

São tantos detalhes a considerar, que talvez você esteja se questionando se existem softwares capazes de fazer tudo ou se para cada coisa é necessário um programa diferente, ou o que fazer para integrar todos essas dados em um só lugar.

É com essa ideia que o Software GEO foi construído: para unir todas as funcionalidades em um único programa e, como tal, ele tem diversas funcionalidades que visam beneficiar as instituições de ensino.

Além disso, essas funções também são fontes de obtenção de dados que, após devida análise, serão a base para a adoção dae melhores estratégias. Conheça, a seguir, algumas de suas funcionalidades.

Controle de interessados e captação de alunos

Com o Software GEO, é possível manter o cadastro de alunos em potencial e avaliar o trabalho de consultores e representantes. Essas informações permitem a criação e a melhoria de estratégias de marketing e a captação de novos estudantes, além de facilitar a inscrição dos interessados.

Gestão acadêmica e pedagógica

O controle de notas e a gestão de atividades pedagógicas são muito importantes para estabelecer métricas a fim de avaliar o processo de ensino. Essa função é integrada ao sistema e habilitada para gerir todas as atividades escolares.

Gestão financeira

Toda a gestão financeira pode ser feita com o Software GEO. Ele apresenta dados que permitem analisar onde é possível reduzir gastos, de forma que você invista em áreas que agreguem valor à escola.

Portal de pais, alunos e professores

O diálogo entre o corpo docente, discente e responsáveis pode ser intermediado por meio desse software, facilitando o acesso a notas e frequências, para que os próprios alunos e responsáveis, junto à instituição, pensem em formas de aprimorar a aprendizagem. O software também apresenta versões para celulares e tablets, facilitando a integração de todos os membros da comunidade escolar.

O que antes estava disponível apenas no ramo empresarial é agora visto como necessário para o sucesso das instituições acadêmicas. A análise de dados é uma ferramenta indispensável para projetar novos rumos.

Entre em contato com a gente e descubra como o software GEO pode ser o diferencial para elevar o status da sua instituição.

Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.