avaliacao-de-desempenho-de-funcionarios

Avaliação de desempenho de funcionários: confira 5 dicas de como fazer

Powered by Rock Convert

Para que a sua escola se mantenha sempre em um caminho de sucesso, é essencial que você acompanhe de perto o desempenho dos seus funcionários e realize avaliações eficazes de forma periódica.

A ferramenta certa para isso é a avaliação de desempenho de funcionários. É um jeito de apontar o que está certo e o que precisa ser corrigido para eles, de um jeito objetivo e focado em soluções. A ideia é elaborar e aplicar um plano de ação com o intuito de recuperar o que está aquém do esperado e intensificar o que é positivo.

Esse processo não tem que ser complicado: ao se basear em um modelo já consolidado e contar com uma estrutura voltada ao acompanhamento das métricas certas, você tem tudo o que precisa para contribuir para a evolução do seu corpo docente e demais funcionários.

Confira, a seguir, 5 dicas de como fazer uma boa avaliação de desempenho de funcionários.

1. Defina as métricas que serão avaliadas

Para que a sua avaliação de desempenho de funcionários da escola tenha qualidade, ela precisa ser objetiva. Não há forma melhor de garantir objetividade do que se baseando em números e métricas, então você deve definir os indicadores de sucesso do seu time.

Esse passo é fundamental para que você defina o que é bom desempenho. Por exemplo, pode ser algo relacionado a pontualidade, o que traz à tona a necessidade de monitorar uma métrica de atrasos. Você também pode se basear na performance média dos alunos para entender se os professores estão conseguindo potencializar o aprendizado deles.

2. Utilize ferramentas de acompanhamento

A tecnologia é uma grande aliada de vários aspectos da educação, inclusive quando o assunto é avaliação de desempenho de funcionários. Você pode usar uma ferramenta que ajude a acompanhar a performance do seu corpo docente que contribua para os seus processos de gestão.

É importante que essa ferramenta tenha os recursos que você necessita. É o caso, por exemplo, de trazer as métricas mais importantes para você, permitir o resgate de dados de épocas específicas e a realização entre períodos diferentes.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensinoPowered by Rock Convert
planejamento escolarPowered by Rock Convert

3. Monitore a evolução deles de perto

A sua avaliação de desempenho de funcionários deve ser constante, em vez de dedicada a apenas um dia. Isso permitirá que você possa realizar comparações mais justas em relação à evolução individual do seu time, além de facilitar na elaboração de um plano de ação.

Não dispense a proximidade, já que a ideia é se posicionar como um parceiro no desenvolvimento de quem trabalha em sua escola. Isso quer dizer ser um facilitador no processo de aprimoramento constante em que você deseja ver os seus profissionais.

4. Use feedbacks de forma inteligente

O feedback é uma ferramenta altamente importante para o sucesso de uma avaliação de desempenho de funcionários. No entanto, ele deve ser usado corretamente para que possa realizar o seu papel.

Ao dar feedbacks às sua equipe, é fundamental que você tenha objetividade ao tratar do que está certo e o do que está errado. Não deixe de destacar os pontos fortes dos profissionais e convidá-los a participar de um plano de ação voltado à recuperação do desempenho deles.

5. Trabalhe com um formato consolidado

Você não precisa e nem deve improvisar na hora de realizar a sua avaliação de desempenho de funcionários. Felizmente, existem alguns formatos e modelos já consolidados que podem ajudar muito nesse processo.

Um deles é o de autoavaliação, em que o profissional é convidado a avaliar as suas próprias habilidades e características para depois comparar as pontuações com as registradas por suas lideranças. Outras possibilidades incluem a avaliação por metas, 360 graus e por escala gráfica.

Agora que você já conhece as particularidades de uma boa avaliação de desempenho de funcionários, está na hora de planejar como ela será aplicada em sua escola. Leve em conta as dicas deste artigo e boa sorte nesse processo!

Acompanhe mais informações estratégicas como essas para alavancar a sua instituição de ensino. Basta cadastrar o seu e-mail no blog para começar a receber a nossa newsletter.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.