baixa retenção de alunos

Baixa retenção de alunos: saiba o que ela pode ocasionar!

avaliacao escolaPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

A baixa retenção de alunos é uma das principais condições que ameaçam a sobrevivência de uma instituição de ensino. Os estudantes que desistem de estudar ou trocam de escola fazem com que todos os esforços investidos no seu ensino sejam transformados em prejuízo. Além disso, esse problema prejudica também os alunos que ficaram na instituição.

Por esse motivo, tão importante quanto captar alunos, a retenção é um fator que demanda atenção de gestores e professores. As expectativas de pais e estudantes devem ser atendidas para que não aconteçam desistências e todos os investimentos tenham o retorno esperado.

Continue a leitura e conheça quais são os maiores problemas que uma baixa retenção de alunos pode gerar para a escola.

Quedas no setor financeiro

Administrar o setor financeiro é uma das principais atividades da gestão escolar. Porém, a baixa retenção de alunos pode prejudicar o setor e descontrolar toda a estrutura da escola que, em geral, se programa para atuar de acordo com o número de matrículas.

Uma boa gestão financeira é a base para melhorar a estrutura da escola. Dessa forma, a instituição de ensino pode investir em tecnologia e em outros recursos para aprimorar a educação. Tudo isso resulta na maior satisfação dos pais e na redução da evasão escolar.

A queda no faturamento impacta diretamente na rotina escolar, pois afeta todos os setores. Os principais problemas observados são as perdas de oportunidades e de competitividade, o comprometimento do crescimento da instituição, as dificuldades em manter a folha de pagamento em dia e a piora na resolução de imprevistos financeiros.

Baixo rendimento pedagógico

A baixa retenção de alunos também reflete em um baixo rendimento pedagógico. Problemas na forma de ensinar, na capacitação dos professores e dificuldades de aprendizado podem causar notas baixas e insatisfação com a escola.

Para evitar esse contratempo, é essencial ter dados atualizados sobre o desempenho dos alunos, assim como uma relação dos problemas e das dificuldades encontradas por eles no processo de ensino e aprendizagem.

É possível fazer esse mapeamento ao questionar os estudantes sobre as aulas, a metodologia, a infraestrutura e outros pontos da escola. Assim, você entenderá o que precisa ser melhorado para satisfazer os alunos e aumentar o rendimento da melhor forma.

É desse modo que as métricas ajudam a apontar empecilhos no ensino e no progresso do aprendizado. Esse cuidado evita que mais evasões ocorram, o que pode prejudicar ainda mais a tomada de decisões.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Falta de verba para novos recursos

A geração atual de estudantes já nasceu praticamente conectada. Por isso, um dos grandes motivos para os alunos abandonarem a escola e buscarem outras instituições é o desinteresse nas aulas. A falta de recursos tecnológicos e didáticos nas escolas faz com que eles não consigam ver sentido nos conteúdos ensinados nem sintam que as matérias são estimulantes.

Esses jovens têm maior facilidade com as inovações e novas formas de comunicação, portanto, aulas que são baseadas em grandes monólogos não os atraem. Investir em ferramentas tecnológicas e propor novas práticas pedagógicas pode ajudar a reduzir a evasão escolar.

planejamento escolarPowered by Rock Convert
retencao de alunosPowered by Rock Convert

Porém, quando a escola recebe menos verba, realizar qualquer melhoria fica inviável, justamente porque não há recursos suficientes. Os resultados são um ensino de menor qualidade e, novamente, pais e alunos mais insatisfeitos.

Dificuldade na captação de novos alunos

A baixa retenção de alunos pode causar consequências na captação de novos estudantes. Para resolver esse problema, a escola precisa desenvolver estratégias que convertam bons resultados.

Mesmo que as demandas visem mais a retenção do que a capacitação, ou vice-versa, é preciso lembrar que as tarefas são complementares e não devem ser aplicadas de maneira exclusiva. Isso acontece especialmente se a instituição de ensino conta com um baixo número de alunos fidelizados e necessita de um maior grupo de novos estudantes.

O grande problema da baixa retenção é a imagem negativa que isso passa para a sociedade. O marketing desfavorável é extremamente prejudicial e resulta em um comportamento repetitivo nos outros pais, que observam as falhas e também resolvem tirar os filhos da escola.

Impossibilidade de realizar eventos

Eventos escolares são muito importantes para que os estudantes adquiram novos conhecimentos. Além disso, eles também promovem um retorno positivo para as escolas, embora seja necessário ter alguma verba reservada para esse tipo de atividade.

Diversificar e reforçar os conteúdos ensinados em sala de aula é fundamental para a desenvolvimento intelectual dos alunos. Por outro lado, os eventos escolares podem causar a evolução de outros aspectos, como o aprofundamento da relação com os professores e a família e a socialização em trabalhos em grupo.

Por esse motivo, essas atividades são importantes para diversos aspectos sociais e educacionais. Planejamento e organização são essenciais para potencializar o envolvimento dos alunos. Porém, a baixa retenção impossibilita a realização de feiras de profissões, palestras e workshops, por exemplo.

Incapacidade de qualificar os professores

O professor representa a imagem da instituição diante dos alunos. Para que ele transmita o conceito desejado, é necessário que esteja preparado e capacitado. A formação continuada também é uma forma de motivar e demonstrar o valor do profissional.

Investir nessa área é importante para tornar a escola um ambiente de trabalho atrativo para professores de boa formação. Afinal, a qualificação dos educadores é a chave para o sucesso de qualquer instituição de ensino.

A evolução tecnológica também exige que os métodos de ensino sejam aprimorados. Para isso, é necessário incorporar novas práticas educacionais ao sistema tradicional, a fim de manter o interesse dos estudantes e garantir bons resultados no aprendizado.

Infelizmente, a falta de investimento na capacitação profissional faz com que a escola não seja viável em longo prazo. Mesmo que haja uma infraestrutura moderna e tecnológica, a intermediação entre os recursos e os alunos será falha.

Como você pôde ver, a baixa retenção de alunos pode trazer muitos malefícios para sua instituição. Os softwares de gestão escolar ajudam a precaver e a solucionar esse problema. O uso de sistemas inteligentes permitem fazer um acompanhamento individual e prever quais são os grupos de riscos para, depois, identificar suas reais necessidades. Para isso, é possível consultar as notas, faltas e outras ocorrências.

Quer saber como aumentar a retenção de alunos na sua instituição de ensino? Então, baixe agora mesmo o nosso guia completo sobre o assunto!

Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.