arquitetura-escolar

Arquitetura escolar: 10 passos para ter uma escola lucrativa

Especialmente em períodos de recessão econômica, é possível observar que grande parte das empresas precisam faturar mais. No mercado educacional não é diferente, tornar sua escola lucrativa e rentável é uma ótima forma de ter um negócio de sucesso!

Uma estratégia que costuma funcionar é melhorar a arquitetura escolar. Isso porque o aspecto físico da sua escola é responsável pela primeira impressão de pais e alunos e também pelo conforto dos estudantes. Sendo assim, é um item que pode valorizar muito a sua  escola.

Pensando nisso, separamos 10 passos para tornar sua escola lucrativa por meio da arquitetura escolar. Faça um planejamento adequado e veja os resultados na prática!

#1 Fachada na arquitetura escolar

A fachada da escola é seu cartão postal! Ela que vai atrair novos clientes, seja os que passarem em frente ou virem fotos por meio do site. Se ela estiver de acordo com o que sua escola oferece com certeza irão prestar atenção e sentir-se a vontade para entrar e conhecer..

#2 Dimensionamento do espaço

Cada faixa etária exige um determinado espaço de sala de aula e de estrutura física além de um número adequado de alunos por professor, ou seja, em uma sala com 28 m² é preciso calcular quantos alunos esta sala comporta e quantos professores serão necessários para então determinar-se qual turma deverá usar o espaço.

Para a mesma sala é possível que, utilizando-a por exemplo como berçário, haverá a necessidade de mais professores, enquanto que se fosse o maternal poderia haver uma relação de professores/aluno exata, gerando economia.

Por isso, estar atento ao comportamento e necessidades de cada aluno é fundamental para a arquitetura escolar de uma escola de sucesso!

#3 Cores

Harmonizar e esclarecer bem quais são as cores da sua escola é muito importante! É preciso se diferenciar no mercado, não dá pra sair pintando aleatoriamente ou ter uma instituição sem uma identidade visual definida.  

#4 Sustentabilidade

Os conceitos sustentáveis são muito atuais e devem ser seguidos pelas empresas, e por isso, fazem parte do passo a passo para ter uma escola lucrativa.

Na arquitetura escolar podem ser incluídos pisos drenantes, por exemplo, além de serem muito bonitos ajudam no escoamento de águas pluviais. As mini-hortas são outro excelente exemplo. Aqui, os alunos produzem os vegetais que serão consumidos, a partir de uma agricultura orgânica.

#5 Aprovação da Vigilância Sanitária

Hoje sabemos que nem todas as escolas estão trabalhando de acordo com o exigido pela vigilância sanitária. Adeque sua arquitetura escolar e aproveite para divulgar e mostrar aos pais como sua escola está 100% dentro das normas da instituição.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

#6 Ambientes lúdicos e integrados

Sabemos que a antiga biblioteca toda fechada e cercada de livros não atrai a criançada. Porém, tente pensar esse importante item da arquitetura escolar como um espaço com sofás e puffs, interligado com um belo jardim chamando a atenção de pais e alunos. 

Esse tipo de ambiente é muito mais atrativo para a leitura e é um ótimo começo para transformar seu colégio em uma escola lucrativa!

#7 Automação

Um bom projeto de automação agregado ao arquitetônico pode reduzir custos. Com um sensor de luminosidade, por exemplo, é possível controlar a intensidade luminosa de cada lâmpada, ou seja, as lâmpadas que estão perto das janelas no período em que o sol entra na sala diminuirão a intensidade economizando energia e mantendo a mesma qualidade.

Mesmo com toda essa tecnologia, o investimento se paga em um ano com a economia gerada. Existe forma melhor de ter uma escola lucrativa do que reduzindo despesas desnecessárias?

#8 Linguagem e comunicação

Tal como a música e a arte, a arquitetura busca incentivar as crianças a sentirem o ambiente e se movimentarem nele com harmonia. Para isso, alguns ambientes são criados para incentivar a linguagem e a comunicação, que são habilidades importantes para alunos bem sucedidos.

#9 Contrate um profissional 

Com uma visão empreendedora e experiência no assunto, um profissional experiente em arquitetura escolar, pode te auxiliar a definir com qual público você está trabalhando e como deve ser sua estrutura.

#10 Obra organizada

Defina um cronograma físico-financeiro de obra, assim você pode programar quando você irá reformar, quantas etapas vai precisar e quanto vai gastar. Dessa forma, você implanta melhorias na sua arquitetura escolar e torna sua escola lucrativa. 

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.