captação e retenção de alunos

Captação e retenção de alunos: conheça 5 boas estratégias!

avaliacao escolaPowered by Rock Convert

Um dos maiores desafios para as instituições de ensino de qualquer porte ou segmento é a captação e retenção de alunos. Com a alta concorrência e um cenário econômico instável, essa situação é ainda mais delicada, e soluções precisam ser definidas para contornar o ambiente desfavorável.

A baixa retenção de alunos pode gerar consequências no processo de escolarização. Os dados do Censo de Educação Superior de 2017 mostraram que 36,3% das novas vagas oferecidas naquele ano foram preenchidas e apenas 12,1% das vagas remanescentes foram ocupadas.

Por isso, é importante investir em estratégias para captar e manter os alunos engajados com os estudos. Continue a leitura e entenda como articular formas de promover a captação e retenção de alunos!

1. Aposte em ações de marketing

Dentre as ações de marketing que podem ser desenvolvidas para a atração de alunos, o Marketing de Conteúdo é uma das abordagens que mais se destaca. Ao criar um material atraente e voltado para os interesses do público-alvo, a publicidade é direcionada e eficaz, o que aumenta o engajamento nas redes sociais e consolidando o nome no mercado.

Ao manter a relevância das ações, certamente sua instituição de ensino vai conquistar mais alunos. Para isso, é importante alinhar o Marketing de Conteúdo às estratégias de Search Engine Optimization (SEO).

Isso significa que, ao oferecer materiais interessantes e pertinentes para a audiência, sua marca aumenta as chances de ser encontrada nos resultados do Google. Dessa forma, um número cada vez maior de pessoas notará a autoridade da sua instituição de ensino, o que, aliado a outras estratégias de captação e retenção de alunos, aumenta a quantidade de matrículas e de engajamento.

Outra abordagem interessante é a geográfica. Com ela, é possível mapear as principais deficiências e necessidades da região para propor pautas e oferecer cursos voltados para a solução desses problemas.

Esse tipo de marketing pode ser aliado ao setor de comunicação da escola. Assim, um professor que saiba abordar os assuntos relevantes para a região pode ser utilizado como fonte de informação para palestras e reportagens.

2. Divulgue os cursos oferecidos

Como é o investimento em inovação na sua instituição de ensino? É importante pensar se a sua escola oferece cursos que dialogam com as reais necessidades do mercado. Também é necessário entender se os alunos apresentam demandas de disciplinas e abordagens na sala de aula e nas redes sociais.

Depois de atender essas necessidades, divulgue os workshops, cursos de extensão e de férias que for oferecer. Com curta duração e baixo custo, esse conjunto de atividades ajuda a atrair pais e alunos interessados nos assuntos e na instituição.

Aproveite a oportunidade para apresentar a infraestrutura, colher feedbacks e oferecer descontos para quem se matricular nos cursos. Afinal, muitas pessoas esperam apenas um primeiro contato para conhecer o potencial da instituição no mercado.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

retencao de alunosPowered by Rock Convert

3. Crie ações de relacionamento e fidelização

Atualmente, é fundamental investir em relacionamento com alunos e familiares. Estamos na era da informação e a comunicação é muito mais simples e eficiente nesse momento. Para a captação e retenção de alunos, é essencial desenvolver um contato mais próximo.

Para isso, a internet pode ser usada a favor das relações. A escola pode dialogar com seus alunos por meio do e-mail e das redes sociais, deixando claro que existe um canal aberto e que interações são sempre bem-vindas.

Fora do ambiente virtual é possível promover ações que aproximem os estudantes, pais e responsáveis, como feiras, eventos e convenções. Assim, a comunidade escolar estreita os laços com a instituição e fortalece os vínculos.

Outro ponto importante é manter um diálogo aberto e fornecer dados atualizados e constantes sobre a escola traz mais segurança para as famílias.

4. Utilize ferramentas de apoio

Pouco adianta ser referência em ensino, ter ótimos professores, estrutura adequada e excelente desempenho se isso não for comunicado corretamente. É importante se questionar: quais são os meios mais rentáveis para a divulgação da instituição? Qual é o diferencial da escola em relação aos concorrentes? Por que os pais buscam sua escola ou não a escolhem?

Para descobrir as respostas de todas essas perguntas, é necessário registrar e saber avaliar as informações. A melhor forma de otimizar o tempo e fazer todo esse processo é com a ajuda da tecnologia.

Com uma ferramenta de apoio, a instituição ganha mais agilidade no contato com os pais e responsáveis. Isso faz toda a diferença na retenção daqueles alunos que pensam em trocar de escola e para atrair aqueles que ainda têm alguma dúvida sobre a instituição de ensino.

Além disso, os softwares ajudam no momento de classificar os interessados na escola e permitem que você trabalhe de forma personalizada, executando ações exclusivas para cada um deles. Isso aumenta as chances de sucesso na abordagem da captação.

5. Ofereça soluções para problemas financeiros

O problema financeiro, por qualquer motivo, é um dos principais motivos para os pais e estudantes romperem seus contratos com as instituições de ensino. Aumento na mensalidade, desemprego ou outras situações podem ser as razões para tal atitude.

Nesse sentido, cabe ao gestor saber lidar com essas demandas e encontrar soluções que ajudem na continuidade dos alunos, contribuindo para o bom desenvolvimento da instituição. Entre algumas ações praticáveis, estão:

  • comunicar, desde a matrícula, as informações relativas ao pagamento, mostrando de forma clara as prováveis taxas, ajustes e cobranças extras. Isso ajuda na organização financeira da família;
  • manter uma política de inadimplência escolar objetiva e clara, na qual gestores, professores e demais membros da equipe estejam a par das regras. Assim, é possível sustentar o mesmo discurso para não haver divergência de informações de nenhuma parte;
  • não expor nenhum aluno e tratar das pendências financeiras de maneira educada, analisando o histórico e o momento familiar;
  • sempre que possível e desde que não prejudique a instituição, oferecer soluções paliativas, como parcelamentos de dívidas e descontos.

Para as instituições de ensino, a captação e retenção de alunos vai muito além do número de matrículas. Esses fatores refletem um ensino de qualidade, o que permite o crescimento da instituição. Por isso, é importante investir em estratégias que melhorem esse quadro e tornem as ações mais eficazes.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de baixar nosso guia completo de retenção de alunos e complemente a leitura!

Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.