dinâmicas-de-integração

Como as dinâmicas de integração influenciam nos resultados da empresa?

As dinâmicas de integração são ferramentas dos recursos humanos que podem ser usadas em qualquer ponto da gestão de pessoas. Embora remetam às famosas dinâmicas de grupo utilizadas para recrutamento e seleção, a verdade é que aplicá-las na sua equipe já formada pode alavancar os seus resultados.

No caso da atuação de uma escola, todos os setores precisam funcionar com sinergia: essas dinâmicas são capazes de renovar os ares e trazer novas direções para a instituição. Que tal aprender mais sobre o assunto? Venha conosco!

O que são dinâmicas de integração?

Entenda a palavra integração como o ato de executar processos em grupo. A intenção é fazer com que as pessoas interajam entre si, se relacionando e influenciando positivamente. Quando trabalhando em equipe, ironicamente, os indivíduos se subdividem em conjuntos. Daí a gestão de pessoas aparece para identificá-los e direcioná-los.

Ilustrando a explicação

Para simplificar, imagine as dinâmicas de grupos dos processos seletivos: há uma situação-problema ou proposta, enquanto todos os participantes devem alcançar o mesmo objetivo.

Traçam-se condições e/ou tempo limite e a partir daí o avaliador vai destacando quais qualidades e defeitos aparecem nas pessoas, cruzando essas características no perfil desejado.

Dessa forma, os que apresentam aspectos mais próximos à expectativa são classificados. Do mesmo jeito, quem menos se enquadra no que era esperado é dispensado.

Embora a base seja semelhante, quando se pensa em desenvolver dinâmicas de integração para a equipe de trabalho, o formato se modifica um pouco, entenda.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como usá-las em prol dos resultados da escola?

Os pilares da educação realmente nos trazem uma grande lição aqui: a diferença entre as pessoas é uma riqueza, por isso as metodologias precisam ser acolhedoras e não segregadoras. Partindo desse pressuposto, entenda que a atividade proposta não vai servir para traçar uma linha de capazes e incapazes na sua equipe.

Esse valor de “melhor” e “pior” não deve ser colocado em pauta: o ambiente não pode ser propício a essa competitividade nociva. Caso isso aconteça, vai tornar o clima organizacional horrível, prejudicando o andamento de todas as tarefas e planos, além de desmotivar os colaboradores.

Aplicando o conceito

A ideia de aplicar uma dinâmica de integração é visualizar como cada colaborador se situa diante de uma situação em particular. De que modo a pessoa atua sobre pressão, quais valores ela tem e coloca em prática, se tem perfil de liderança, pensamento analítico, se é uma comunicadora ou tem problemas para se expressar etc.

Se você faz gestão de uma escola, é primordial entender sobre o perfil psicológico das pessoas. Essa metodologia, junto com o conhecimento de temperamentos e outros fatores referentes aos recursos humanos, pode colaborar para que você aproveite o que há de melhor em cada um e colabore com a superação dos pontos fracos e desafios.

Quais são as vantagens das dinâmicas de integração?

Além de tornar você uma liderança mais forte e ciente do poder que as ferramentas gerenciais agregam à sua administração, há 5 benefícios principais em utilizar as dinâmicas de integração. Veja a seguir.

Evidencia os perfis

Em situações controladas, você consegue observar exatamente como cada um reage. As pessoas não são previsíveis e, por isso, é interessante propor contextos e ver como todos os elementos — planejados ou não — influenciam as ações e os resultados.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Destacando comportamentos, expressões e até sentimentos, você sabe com precisão qual peso aquele colaborador tem — ou pode ter — em determinadas circunstâncias. Assim, você pode usar isso a favor das metas da escola.

Destaca os talentos

O que citamos acima serve tanto para detectar indícios de atitudes ruins e incompatíveis com o código de conduta da instituição (como uma pessoa que se mostra estourada e sem paciência, mas trabalha no atendimento aos pais e alunos), mas também para mostrar quais são os talentos escondidos.

Você pode descobrir que um colaborador que atua na secretaria resolvendo documentos, por exemplo, se comunica tão bem e é tão persuasiva que poderia facilmente — com os incentivos e treinamentos adequados — ser representante comercial da proposta pedagógica da escola.

Soluciona problemas

De acordo com o direcionamento, a dinâmica pode alcançar soluções antes não vistas. O trabalho em grupo que é engajado nesses momentos pode trazer uma série de pensamentos diferentes e formas de enxergar os problemas do dia a dia. Assim, as opiniões influenciam positivamente o andamento das atividades cotidianas.

Nada impede você, na verdade, de colocar em pauta uma questão real — dentro de um contexto lúdico — e daí cavar a criatividade dos seus colaboradores. A experiência de cada um vai agregar valor na vivência do outro e desse movimento surgem desfechos antes impossíveis.

Aprimora a comunicação

Muitos resultados ruins são consequência de uma comunicação que não funciona. Uma escola trata de diversas áreas que atuam em conjunto, por isso, qualquer detalhe ou informação que não é passada de forma produtiva é capaz de causar muitos transtornos, perdas, retrabalhos e prejuízos.

Com o cenário estabelecido, tanto o gestor quanto a própria equipe percebe o que dificulta ou encaminha o trabalho de maneira desgastante. Na dinâmica, se pode errar. A falta de centralização, bem como a falta de atualização no andamento das tarefas e a delegação indireta, por exemplo, são problemas de comunicação facilmente evidenciados.

Diversifica o trabalho

O lúdico faz bem para o aprendizado de todos. Além disso, alivia um pouco o estresse da rotina. Sendo assim, o ambiente da dinâmica precisa trazer esse tom de atividade diferenciada: faça jus à palavra dinâmica. Quando o trabalho é diversificado e não traz roupagens pesadas, a equipe se torna mais engajada e interessada.

Como tudo isso impacta os resultados?

Pense na seguinte questão: quais os resultados trazidos por uma equipe engajada, multifacetada e interdisciplinar, que se comunica eficientemente, solucionando problemas e se livrando de gargalos, além de ter colaboradores alocados em posições que aproveitam o máximo de suas características pessoais?

Sim, clima organizacional excelente, talentos se desenvolvendo, pessoas realizadas e empresa bem posicionada porque valoriza o seu time de trabalho. Se tudo isso reflete nos serviços prestados, o que temos? Qualidade, sucesso e crescimento da marca.

Por onde começar as dinâmicas de integração?

Vamos a um passo a passo prático e simples:

  • estabeleça o objetivo: por que você vai realizar a dinâmica? Qual é o intuito?
  • planeje a dinâmica: como é possível chegar ao objetivo? Quais ações são imprescindíveis? A escola pode atender a proposta? Como?
  • organize a atividade: quem vai participar? Quando vai ser? Quanto tempo vai durar? Quais são os pontos importantes? O que não pode faltar?
  • meça o que ocorreu: quais foram os resultados da dinâmica? O que ela influenciou? O que ela trouxe de informação nova? Era o esperado? Ficou longe ou perto de ser?
  • analise o que foi medido: quais ações serão colocadas em prática a partir da dinâmica? Por quê? Com qual propósito?

Por fim, comunique a equipe acerca de todo o desempenho da gestão acerca do que foi levantado por meio das dinâmicas de integração. Mostre como elas são valiosas e o quanto colaboram para que a escola melhore seus resultados e a experiência pessoal de cada um como colaborador.

Gostou do nosso conteúdo? Quer continuar se atualizando sobre as melhores práticas e estratégias na gestão da sua escola? Então, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, mais materiais relevantes como esse!

planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.