como-evitar-o-bullying

Como evitar o bullying nas escolas: veja 4 dicas incríveis!

Powered by Rock Convert

Em ambientes presenciais ou virtuais, essa tem sido uma realidade muito presente na vida de adolescentes e crianças, principalmente nas escolas, que é onde ocorre a iniciação do convívio social. Por isso, é fundamental que a gestão escolar tenha o objetivo de pensar e executar estratégias sobre como evitar o bullying.

Além de ser evidente o mal que essa situação causa na vida das crianças e adolescentes, o bullying em ambiente escolar torna a frequência hostil, prejudicando o desenvolvimento social e o aprendizado dos alunos. A seguir, 4 passos para prevenir e tratar o assunto na sua gestão, confira!

1. Celebração das diversidades

Não apenas incentivar a diversidade, mas também celebrar que elas existam e estejam presentes em ambiente escolar é o principal passo para combater o problema. Uma vez que a escola e os colaboradores dela promovem esse clima de que as diferenças são motivo de felicidade e não de pura tolerância, a prática do bullying é suprimida.

Há ações que colaboram com essa mentalidade, começando pela construção do currículo e passando até pelo calendário escolar. Trazer referências diversas, bem como evidenciar modelos não tradicionais são atividades importantes para não fortalecer estereótipos que criam lugares de exclusão.

2. Incentivo ao diálogo constante

Se uma criança da sua escola está sofrendo algum tipo de ofensa, ameaça ou agressão — seja ela física ou não —, há total abertura para que ela se pronuncie? Na forma como as aulas e a relação educadores X alunos se dá, existe a liberdade para discutir ideias preconceituosas? Isso é fundamental.

A gestão deve proporcionar o direcionamento para que o diálogo constante aconteça, em todos os sentidos. Apesar do acanhamento da vítima ser uma reação bastante recorrente, a escola precisa se preocupar em não naturalizar esse acontecimento, pois, essa postura inibe quem pratica o bullying.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensinoPowered by Rock Convert
planejamento escolarPowered by Rock Convert

3. Intervenção imediata em ocorrências

Há uma frase que diz que quem não se posiciona está ao lado do agressor. Pois bem. Mesmo se tratando de crianças é essencial que a escola deixe claro qual é o seu posicionamento diante do que acontece, não com uma postura hostil, mas sendo firme em relação ao comportamento de quem pratica o bullying.

Sendo assim, ao mínimo sinal de bullying, providências devem ser tomadas. Nem sempre a postura punitiva é o melhor caminho, mas práticas e ações corretivas devem ser pensadas, a fim de integrar os alunos relacionados de maneira produtiva. Dê uma atenção especial a acontecimentos em ambientes online.

4. Entendimento das motivações

Abordamos o diálogo e isso é importante. Semelhantemente, ambientes online podem colaborar, já que muitas pessoas — principalmente as novas gerações — se sentem à vontade interagindo dessa forma.

Use a tecnologia para buscar informações sobre as motivações acerca do bullying. Assim, você pode propor intervenções não apenas visando resolução de casos acontecidos, mas também a prevenção, por meio de debates, palestras, depoimentos etc.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Equipe interdisciplinar e liderança exemplar

A postura pró diversidade com proatividade para entendimento no assunto, dependerá bastante da mentalidade da liderança. As crianças e adolescentes seguem muito do meio em que vivem. Sendo assim, as lideranças devem estar alinhadas nesse sentido.

Para planejar e executar ações para difundir soluções sobre como evitar o bullying, uma equipe multidisciplinar é fundamental também. Relacionando vários conhecimentos específicos, é possível obter resultados melhores, evitando inclusive a evasão escolar.

Essas definições fazem parte da gestão pedagógica. Você tem dúvidas sobre como aplicá-la? Tire todas elas: leia o post sobre o assunto que preparamos para você organizar sua escola a partir desse norte!

Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.