Como fazer e-mail marketing para captação de alunos?

avaliacao escola

Ao fazer marketing para escolas, o gestor deve se preocupar sobre como fazer e-mail marketing, utilizando essa ferramenta tanto para reter alunos quanto para captá-los. Afinal, essa ação já é consolidada no mercado por trazer resultados reais.

Neste texto, falaremos brevemente sobre como funciona o e-mail marketing e daremos algumas dicas de como enviar esse tipo de comunicação. Então, que tal se inteirar das boas práticas sobre o assunto? Continue lendo e descubra!

Como funciona o e-mail marketing?

O e-mail marketing é um disparo comunicativo que funciona para fazer os potenciais clientes avançarem na estratégia de marketing digital. Em suma, você usa uma lista de contatos e envia e-mails periódicos com informações relevantes, que fazem com que a pessoa se interesse mais pela instituição e cumpra as metas propostas pelo planejamento.

Personalize as mensagens

Se você usa um bom CRM (Customer Relationship Management), este tópico não será nenhuma novidade. É fundamental que os destinatários não sintam que estão falando com um robô quando recebem os e-mails. A personalização é a melhor forma de tornar essa comunicação melhor — apostar na automatização do preenchimento de nomes é um exemplo de boa prática nesse sentido.

Envie conteúdos relevantes

Nada pior do que alguém que envia uma mensagem totalmente desnecessária, não é mesmo? Isso também vale para seus contatos. A verdade é que existe toda uma jornada antes da escola conseguir esse e-mail e ela deve ser considerada para a escolha dos envios. Trata-se de seguir um funil de vendas bem estabelecido, personalizando interesses a partir daí.

Trabalhe a sua lista de contatos

A ideia é mais ou menos assim: um determinado usuário clicou em um conteúdo sobre o ensino médio, por exemplo. Faz sentido ele receber e-mail falando da promoção de matrícula para o ensino fundamental? Faça esse mapeamento e é muito importante alertar: não compre listas prontas. Conquiste seu público planejando a interação com ele!

retencao de alunos

Determine e avalie métricas

Uma estratégia não pode ser chamada assim se não houver objetivo e medição de resultados no percurso. Por isso, há diversos indicadores de e-mail marketing que podem ser acompanhados de acordo com a meta estipulada. É fundamental que você tenha esses propósitos bem estabelecidos, a fim de controlar e acompanhar.

Esse “ciclo” de medir e ir ajustando é fundamental para garantir o retorno sobre o investimento. Afinal, quando uma estratégia não entrega os resultados, é hora de varrer os procedimentos, achar erros e otimizar o que for necessário. Métricas são importantes porque controlam o direcionamento da estratégia!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como iniciar a estratégia de e-mail marketing?

Você pode iniciar o pensamento sobre as campanhas de e-mail marketing gerenciando uma lista — desde que o contato seja permitido, ok? — que a escola já possui, ou seja, investindo na ferramenta para fortalecer o relacionamento com responsáveis e alunos.

A gestão pode preparar materiais, lembretes, calendários, enfim, e disponibilizar esses acessos até entender mais ou menos como funciona a ferramenta, ganhando mais experiência e confiança para estruturar uma campanha de captação.

Determinar ações sobre como fazer e-mail marketing escolar pode ter seus desafios, mas é totalmente possível alcançar resultados reais com essa prática. O fundamental é construir uma boa lista de contatos e utilizar a segmentação para direcionar o fluxo dos envios, coletando informações, analisando e melhorando sempre.

Falando em excelência e qualidade, você conhece o método NPS? Então, leia o artigo que preparamos sobre o assunto e fique por dentro!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.