como-fazer-um-portal-do-aluno

Como fazer um portal do aluno?

Como a tecnologia tem se tornado uma grande aliada na captação de alunos

As tecnologias digitais estão mudando as formas como as instituições de ensino trabalham. Sendo assim, o portal do aluno é uma das primeiras mudanças possibilitadas pelo mundo digital.

Nesse texto mostraremos como fazer um portal do aluno para sua instituição de ensino. Acompanhe!

O que é um portal do aluno?

O portal do aluno é uma plataforma digital que pode ser acessada por pais, alunos e professores. Nela podem ser disponibilizados diferentes conteúdos e ferramentas que facilitam o aprendizado do estudante e simplificam a relação entre as partes.

Por exemplo, num portal do aluno podemos ter acesso às notas do estudante, conteúdos extras, histórico financeiro e plataformas de comunicação.

Entretanto, não existe um modelo único de plataforma do aluno que possa ser aplicado a todas as instituições de ensino. Nesse caso, para fazer uma plataforma do aluno eficiente, precisamos levar em consideração as características da instituição e seus objetivos.

A seguir, vamos mostrar algumas etapas que nos ajudarão a fazer um portal do aluno eficiente.

Tudo começa com um bom planejamento

Antes de fazer um portal do aluno, precisamos determinar quais são os objetivos a serem alcançados através dessa ferramenta. Sendo assim, fazer um bom planejamento é essencial.

Nessa primeira etapa precisamos determinar quais os serviços e ferramentas serão oferecidos no portal do aluno, sempre de acordo com as características da instituição de ensino.

Por exemplo, o portal do aluno funcionará apenas como uma plataforma para que os alunos e pais acessem as notas do estudante? A plataforma disponibilizará outras informações como mensalidades em aberto, comprovante de quitação e disponibilização de 2ª via do boleto?

Para nos ajudar a determinar que tópicos serão incluídos para fazer um portal do aluno, podemos fazer uma pesquisa analisando o portal do aluno de outras instituições. Assim, será possível avaliar aquilo que melhor se adéqua a nossa realidade.

Definir público-alvo

Outro detalhe importante do planejamento para fazer um portal do aluno é determinar o público-alvo deste portal. Parece óbvio que um portal do aluno é feito para os estudantes. Entretanto, serão eles os únicos a acessar essa plataforma?

Nesse caso precisamos definir se pais e alunos terão acesso à mesma página ou se cada um terá um portal específico. Por exemplo, através do login do aluno, o estudante tem acesso a suas notas, aos conteúdos extras disponibilizados pelos professores e a aba de mensagens.

Já com o login dos pais, podemos acessar outro tipo de informações, como a nota do estudante, frequência do aluno e informações financeiras.

Outro modelo seria aquele que pais e alunos têm acesso aos mesmos conteúdos. Ou seja, independente do login, as informações disponibilizadas seriam as mesmas e todos teriam acesso a elas.

Dessa forma, os pais poderiam saber quais conteúdos extras estão sendo disponibilizados aos seus filhos e os estudantes teriam acesso ao histórico financeiro ligado referente a sua matrícula.

Adequar a linguagem ao público-alvo

Depois de estabelecermos quem terá acesso ao nosso portal do aluno, precisamos adequá-lo ao público-alvo. Por exemplo, ao fazer um portal de aluno apenas para estudante, podemos utilizar expressões que sejam mais simples e diretas. Da mesma forma, o layout pode ser mais lúdico e colorido conforme a faixa etária dos estudantes.

Por que é melhor customizar um software

No caso dos pais, o ambiente digital pode ser mais sério, com as principais informações em destaque. Aqui o objetivo seria criar uma navegação rápida e eficiente.

Na terceira situação, onde pais e alunos acessam o mesmo conteúdo, podemos investir em uma navegação mais simples, assim como o layout.

Independente do formato, fazer um portal do aluno é uma excelente maneira para fortalecer o branding da instituição de ensino.

Escolha a plataforma certa

No próximo passo de fazer um portal do aluno devemos escolher qual é a plataforma mais adequada para nossa instituição. No mercado existem diversos modelos de plataformas que oferecem diversos tipos de serviços.

Para escolhermos precisamos avaliar diversos pontos, como custo-benefício, necessidade de aporte tecnológico e fornecimento de assessoria. Nesse sentido, o software de gestão escolar Geo surge como a melhor opção.

Ele é um software completo. Além de fornecer ferramentas que melhoram a organização e aumentam a produtividade na gestão da instituição de ensino, ele permite fazer um portal de alunos, professores e responsáveis.

O diferencial desta plataforma é que seu sistema é completamente online. Ou seja, não é necessária a instalação de softwares, nem a criação de um sistema físico de backup. Todos os dados são armazenados na nuvem.

Por ser um software completamente online, o Geo permite que seu acesso possa ser feito através de diferentes aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones.

Outro detalhe importante, esse sistema é totalmente personalizável. Ou seja, ele pode ser modificado de forma a atender melhor as necessidades da instituição de ensino. Assim, pode ser utilizado por empresas que trabalham com diferentes níveis de escolaridade.

O Geo está capacitado para atender instituições de ensino infantil, fundamental, médio, superior, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres.

Conclusão

Atualmente, o portal do aluno é uma ferramenta indispensável para a comunicação entre a instituição de ensino, alunos, professores e responsáveis.

Por ser uma plataforma que faz parte da vida acadêmica dos estudantes ela precisa ser elaborada com bastante atenção. As informações disponibilizadas nela são essenciais para manter a boa relação entre os envolvidos.

Sendo assim, apostar em uma ferramenta completa, que permite o compartilhamento de informações dentro do próprio sistema otimiza o trabalho a ser feito e facilita o acesso aos dados.

Por exemplo, quando um professor atualiza a frequência ou a nota do aluno no sistema, imediatamente essas informações ficam disponíveis no portal do aluno. Dessa forma, a administração da instituição não precisa se preocupar em atualizar constantemente os conteúdos de todos os estudantes.

Deixamos claro que fazer um portal do aluno é essencial para que as instituições de ensino estejam de acordo com as necessidades exigidas pelo mercado e pelos estudantes.

Quer saber mais sobre o Software de Gestão Escolar Geo? Acesse o nosso site! Lá você também consegue marcar uma demonstração para conferir de perto como podemos ajudar a sua escola.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.