modelos de boletins escolares

Confira 4 modelos de boletins escolares para causar uma boa impressão para os pais

ideias ano letivo
tecnologia na escola

Quantos modelos de boletins escolares a sua escola utiliza? O boletim escolar é muito mais do que um informativo sobre as notas dos alunos. Por meio desse documento, os pais e os professores conseguem identificar diversos pontos no desenvolvimento educacional do aluno, principalmente em quais áreas ele tem poucas habilidades.

Alguns modelos de boletins escolares específicos podem tornar a comunicação entre a escola e os pais mais dinâmica, personalizada e efetiva. No conteúdo de hoje, separamos 4 modelos de boletins escolares que você pode adotar em sua instituição. Quer conferir? Continue com a leitura.

A importância do boletim escolar para o desenvolvimento do aluno

Apesar de ser considerado por muitos como um tipo de comunicação ultrapassada, pois ainda exige a impressão em papel, o boletim escolar é uma das formas mais efetivas para notificar aos pais sobre o desempenho do aluno, independentemente de a escola usar modelos de boletins escolares online ou físico, essa ferramenta ainda é fundamental.

A seguir, veja por que esse material é tão importante para o desenvolvimento escolar dos alunos.

Ajuda a entender quais competências precisam ser desenvolvidas

O boletim escolar vai orientar os pais, os alunos e os professores quantitativamente e qualitativamente em relação às competências que o aluno teve o melhor desempenho e rendimento e quais precisam de atenção e foco para serem desenvolvidas.

A escola deve entender o perfil do aluno em relação às competências que ele se destacou e quais precisam de maior atenção para que a criança possa se desenvolver por completo.

Direciona as estratégias para melhorar o desempenho

A partir da análise do aproveitamento dos alunos durante o ano letivo, a escola poderá reformular os planos de aula de forma estratégica, com novas atividades e projetos para reverter os resultados que não foram satisfatórios para o aluno.

A escola deve comparar cada etapa evolutiva do aluno para avaliar os resultados e desenvolver planejamentos que sejam efetivos. Além disso, os gestores, orientadores e coordenadores conseguirão avaliar as turmas de forma abrangente para identificar possíveis falhas de planejamento ou direcionamento em determinada turma, ou série.

Possibilita o ajuste no plano de ação escolar

O acompanhamento do boletim escolar e do desempenho dos alunos vai possibilitar à escola fazer ajustes no plano de ação educacional. O plano de ação é um projeto desenvolvido no início do ano letivo e que pode ser mudado ao decorrer do ano. Com a resposta da evolução dos alunos ao decorrer do ano, fica mais fácil fazer ajustes ou mudar alguns projetos do plano de ação.

Promove a participação da família no processo de aprendizagem dos alunos

Contar com a participação dos pais e responsáveis é determinante para garantir bons resultados e evolução no processo de aprendizagem dos alunos. A escola pode contar com alguns modelos de boletins escolares que esclareçam de forma objetiva como está sendo o desempenho do aluno e para convidá-los a participarem da rotina dos filhos.

O objetivo é contar sempre com o apoio e a parceria da família para contribuir com o progresso das crianças.

Permite a avaliação contínua

O boletim escolar é um dos recursos mais utilizados para a avaliação contínua dos alunos. Por meio de gráficos de evolução individual e coletiva, é possível que não só os professores e os coordenadores pedagógicos avaliem o desempenho das crianças, mas que os próprios alunos consigam fazer uma autoavaliação.

Confira agora o que o seu boletim escolar precisa ter para impressionar os pais e responsáveis pelos alunos.

4 modelos de boletins escolares para causar uma boa impressão para os pais

Existem alguns modelos de boletins escolares que são padrão, utilizados em diversas instituições, porém, nada impede que a escola crie o seu próprio modelo ou adapte o que já utiliza ou conhece.

O importante é que ele contenha algumas informações básicas. Para personalizar, é possível adicionar algumas informações e deixá-lo ainda mais completo. Mas tome cuidado, um boletim escolar deve ser claro e objetivo, ir direto ao ponto. Confira 4 modelos de boletins escolares que separamos para você.

Modelo 1

Permite à escola informar as notas e faltas que o aluno teve durante o bimestre, além do registro de algumas ocorrências, como providências da escola, se houve encaminhamento do aluno à coordenação, quantas vezes a escola conversou com os pais, se foi necessário promover recuperação paralela, se é necessário repensar os objetivos propostos e outras observações.

modelos de boletins escolares 1

Modelo 2

Essa opção é mais simples, permitindo apenas a inserção das informações sobre as notas do aluno e poucas observações. Esse modelo é recomendado em reuniões em final de bimestre, semestre ou ano, onde o aluno já passou por uma série de orientações e está apresentando os últimos resultados das ações de melhorias aplicadas em sala.

Modelos de boletins escolares 2

produtividade na escola

Modelo 3

Bem completo, esse modelo permite à escola inserir as notas e a recuperação (caso o aluno tenha feito), o total de pontos do período e a média final.

Ele também conta com a opção de inserir informações sobre os aspectos sociais e emocionais do aluno: participação, iniciativa, integração, concentração, responsabilidade, organização e disciplina. Os professores ou coordenadores podem adicionar observações sempre que necessário.

Modelos de boletins escolares 3

Modelo 4

Por último, a escola pode criar diversos modelos de boletins escolares personalizados, com as informações e campos que vão descrever o desempenho da melhor forma para os envolvidos.

É possível criar um modelo para cada etapa de ensino, para os tipos de projeto etc. Uma ferramenta que pode auxiliar a instituição nesse caso é o Canva Design. A plataforma conta com alguns modelos de boletins escolares que podem ser editados ou a escola pode criar o seu próprio modelo do zero.

Independente do modelo utilizado, todo boletim deve conter o nome do aluno, nome e logo da instituição, campo para notas de cada uma das disciplinas, campo para contagem de faltas, para observações dos professores e para a avaliação de comportamento, com relação à disciplina, educação, cooperação, organização, entre outras coisas.

Como o boletim online facilita a comunicação escolar

A tecnologia pode ser uma grande aliada das instituições de ensino. Quando usada a favor da gestão escolar, ela pode favorecer a aprendizagem dos alunos, otimizar os processos internos das instituições e melhorar a comunicação com os pais, no caso das escolas. O boletim escolar online é um ótimo exemplo disso.

É um recurso que torna a tarefa de acompanhar o desenvolvimento do aluno muito mais prática e simples. A seguir, veja mais detalhes sobre os principais benefícios do boletim online para a comunicação escolar.

Acompanhamento em tempo real

Os boletins escolares disponíveis online permitem que os pais consigam acompanhar o desenvolvimento dos alunos em tempo real. Notas, rendimento, histórico escolar e frequências são algumas das informações que podem ser acessadas com esse recurso. Por conta dessa facilidade, o boletim online é uma maneira sofisticada de incentivar a participação das famílias na vida estudantil das crianças.

O boletim disponibilizado pela internet facilita não só o acompanhamento da vida estudantil pelos pais, mas também pelos professores dos alunos. Dessa forma, a equipe pedagógica consegue verificar com frequência as informações sobre o desenvolvimento acadêmico do aluno, controlar seu desempenho e fazer observações cuidadosas para estabelecer uma comunicação mais efetiva com os familiares.

O trabalho da coordenação da escola também é favorecido com esse recurso. Com os boletins escolares mais acessíveis, os coordenadores podem saber se os professores estão obtendo bons resultados com seus planejamentos escolares. Em casos de desempenhos abaixo da média, a coordenação também consegue saber se os professores buscaram providências rapidamente.

Transparência nas relações pedagógicas

É fato que alguns alunos, quando não estão sob o controle dos pais, faltam aulas, uma situação desconfortável que acaba gerando outros problemas mais sérios, como reprovações de ano e dificuldades de aprendizagem. Para garantir o controle dos alunos, o boletim escolar online é uma ferramenta bastante útil.

Por meio do boletim, os pais conseguem acompanhar com exatidão a presença do aluno na escola, enquanto a gestão tem um controle mais efetivo da frequência escolar. Com esse controle, coordenação e diretoria podem analisar com mais precisão os índices de presença escolar da sua instituição e propor soluções com rapidez quando em casos de baixa frequência dos alunos.

Dessa forma, os membros da gestão conseguem trabalhar com maior transparência para evitar problemas como o abandono e a evasão escolar.

Método mais econômico e prático para as escolas

A economia de recursos financeiros é uma das vantagens notáveis quando as escolas começam a trabalhar com o boletim online. Só o fato de economizar uma boa quantia com impressos diários demonstra que se trata de uma ótima solução para o orçamento de uma instituição de ensino.

Ao mesmo tempo que o boletim online tem impacto na economia de recursos, é um tipo de sistema que aprimora o andamento da administração. Ele otimiza o tempo dos funcionários da escola, que podem lidar com processos mais automatizados, e facilita a rotina de professores e coordenadores que precisam consultar esse documento.

Com a adoção dessa tecnologia, os professores não precisam se preocupar com o preenchimento de inúmeros papéis e podem focar seus esforços em melhorar suas metodologias de ensino.

Agora que você já conhece alguns modelos de boletins escolares pode escolher o que atende melhor a sua instituição ou criar um modelo personalizado. O importante é sempre lembrar que o boletim deve ser um documento que todos consigam entender facilmente as informações contidas nele.

Já conhece o Software Geo? Nosso software de gestão escolar para instituições ensino atente todas as áreas acadêmicas e financeiras de rotina de forma personalizada. Para saber mais detalhes, acesse o site do Software Geo e entre em contato conosco.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

6 Comentários

  1. Obrigado pelas informações.foram úteis para nos dá escola!

  2. Quero ver minhas notas

    1. Olá Larissa,

      Você precisa entrar no portal da sua escola, no endereço fornecido por eles, com seu usuário e senha.

      Esse site é institucional.

      Abs!

  3. Oi qual significado d x no boletim escolar d sc

    1. Olá Claudineia.
      Não sabemos, cada escola tem seu padrão, melhor perguntar na secretaria, ok?
      Abs!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.