Indicadores para escolas

Conheça 8 dos indicadores mais indicados para as escolas

Escolas que apresentam altos índices de resultados no campo da educação, propriamente dito, como nível de aprovação em vestibulares, notas de alcance nacional, entre outras métricas de desempenho dos alunos, invariavelmente passam por um processo de estruturação interna.

Trata-se de identificar as melhores práticas, compreendendo a origem dos bons resultados, e como replicá-los ao longo dos anos para os diferentes níveis. Um aspecto fundamental a ser observado é o acompanhamento.

Na gestão, acompanhar significa estar junto e compreender como os números traduzem a realidade concreta de uma forma sistêmica e pragmática. Assim, criamos um conteúdo exclusivo para que você conheça 8 indicadores mais recomendados para as escolas. Confira!

Como acompanhar a escola

Para acompanhar a evolução da qualidade dos serviços prestados na instituição de ensino, é fundamental saber para o que olhar. É preciso prestar atenção em diversas áreas, e analisar os dados de forma conjunta para compreender as suas relações.

No entanto, para fins de compreensão, dividiremos os indicadores em alguns grupos temáticos, que auxiliam em uma visão mais focal, que pode ser expandida para a compreensão do todo.

Indicadores da instituição

Essa é uma avaliação da saúde da instituição, sem focar em pessoas ou cargos específicos. Funciona como uma pesquisa demográfica para compreender os padrões e tendências dentro da escola.

Taxa de evasão e aprovação

Esses dois indicadores possuem uma finalidade muito parecida. A taxa de evasão mede a quantidade de alunos que saem da escola por quaisquer razões. Por outro lado, a taxa de aprovação, nesse caso, externa, indica o quanto a instituição está, de fato, preparando o discente para o mundo externo, seja a faculdade ou mercado de trabalho.

Nível de satisfação dos clientes

Para que a instituição se posicione como líder na região, é preciso que se desenvolva um certo senso de empresa. Os alunos são sim, seus clientes, e devem ter o direito de dar sugestões e dar notas em diversos quesitos.

Muitos podem discordar dessa dinâmica, no entanto, se o aluno se sente feliz e confortável dentro da instituição, a tendência é que ele se dedique mais, uma vez que o ambiente é propício para os seus interesses.

Indicadores de sala de aula

A sala de aula é onde o ensino, propriamente dito, acontece, então nela os indicadores recomendados estão relacionados ao desempenho da turma e ao nível de participação.

Desempenho docente

Os professores também precisam ser avaliados constantemente, uma vez que são eles os responsáveis por transmitir não apenas o conhecimento, mas a metodologia de ensino da instituição.

Essas avaliações podem ser realizadas de acordo com o nível de satisfação dos alunos, avaliações anônimas conduzidas por outros colegas de profissão, ou até mesmo por uma auditoria externa que irá relatar com o mais absoluto critério. Engajar mais os professores é fundamental para o sucesso.

Média da turma

É preciso ter em mente que nota é um critério muito mais subjetivo do que objetivo. Todo mundo já teve um professor que cobra provas muito mais complexas do que os exercícios apresentados em sala, portanto, a média tende a ser mais baixa.

Por outro lado, existem avaliações que são praticamente dadas aos alunos. Esse exemplo serve para que você compreenda muito mais a relação entre o corpo docente e o discente, do que um dos dois isoladamente.

As notas refletem a capacidade dos alunos compreenderem o conteúdo, de acordo com critérios estabelecidos pelos professores.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Indicadores da empresa

Instituições de ensino de sucesso são aquelas capazes de identificar tendências de mercado para preparar os estudantes de forma assertiva, no entanto, sem deixar de lado as bases fundamentais para o pensamento.

É a instituição que, utilizando os pilares consagrados do ensino, com as disciplinas estipuladas pelo Ministério da Educação, consegue tratar paralelamente de assuntos de interesse público.

Assim, é fundamental compreender que a empresa que vende educação é um negócio que precisa gerar caixa.

Conhecimento de público-alvo

Cada escola possui características muito fortes sobre o público-alvo ao qual se destina. Isso tem muito a ver com a região que está inserida, o seu porte, ou até mesmo o padrão de ensino pretendido.

Escolas não podem se recusar a matricular alunos com base nesses critérios. O fundamento está em compreender quem são as pessoas que procuram a instituição, para oferecer serviços mais bem direcionados.

Taxa de inadimplência

A inadimplência é um dos maiores riscos para uma instituição de ensino, que já trabalha com uma margem baixa. Portanto, é preciso ter em mente, e calculada, a taxa de inadimplência, ou uma média de quantas pessoas atrasam os pagamentos, e qual é o prazo de regularização.

Quanto mais previsibilidade, maiores são as chances da escola investir de maneira assertiva, sem correr o risco de endividamento.

Custos fixos e variáveis

É fundamental ter na ponta do lápis os custos fixos e variáveis da instituição. A grande vantagem desse nicho de mercado, é que grande parte deles são fixos, e dependem pouco das variáveis.

Essa previsibilidade promove um planejamento estratégico capaz de atingir um retorno financeiro mais consistente, e até mesmo um melhor aproveitamento de recursos, visando melhor preparar os alunos.

Taxa de turnover

Acredite, a rotatividade de colaboradores é altamente prejudicial para qualquer empresa, inclusive escolas. Imagine um aluno durante a alfabetização, ou que está se preparando para o vestibular, ser exposto a constantes trocas entre os seus professores.

É muito questionado o limite entre estudantes e docentes, no entanto, é fundamental que se crie um relacionamento entre as duas partes, de modo que a atmosfera própria para o ensino, acolhedora, sem julgamentos, e pronta para solucionar problemas, se torne a regra em sala de aula.

Apenas compreendendo o número de pessoas que entram e saem da instituição, é possível compreender como todo o organismo está funcionando.

Acesse relatórios periodicamente

Até aqui você conheceu 8 indicadores essenciais para escolas. No entanto, eles sozinhos não são capazes de transformar a instituição em uma máquina de aprovação em vestibulares e contratações no mercado de trabalho.

O que importa são ações tomadas a partir desses dados coletados. Por meio do Software GEO, especializado em gestão escolar online, é possível ter acesso a relatórios completos com todas essas informações e diversas outras, que servirão como base para tomar melhores decisões.

Gostou deste conteúdo? Acesse o nosso blog para mais material exclusivo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.