software-customizado-7-dicas-para-escolher-a-empresa-certa

Entenda as principais diferenças entre Softwares personalizados e softwares de prateleira

Como a tecnologia tem se tornado uma grande aliada na captação de alunos

Softwares de prateleira precisam ser escolhidos com muito cuidado para atender as demandas da empresa. Já os softwares de prateleira são feitos de modo personalizado para cada marca.

Com a transformação digital se tornando uma regra em um mercado cada vez mais competitivo e permeado pela tecnologia, é fundamental prestar atenção em cada equipamento e sistema que faz parte da rotina da sua instituição.

Embora haja grande variedade de opções, é preciso considerar as próprias necessidades. Afinal, pior do que investir pesado em tecnologia, é investir pesado em uma tecnologia que não gera os devidos resultados.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você entenda as principais diferenças entre softwares personalizados e softwares de prateleira para escolher a melhor alternativa para escolas de sucesso. Confira!

Qual é a definição de cada tipo de software?

Os softwares de prateleira são aqueles que já são padronizados, normalmente possuem inúmeras funções que, para algumas empresas, podem até nem fazer sentido. Quando um cliente compra, na verdade está comprando a licença de uso por um período definido. Esse tipo recebe atualizações constantes e padronizadas.

Os softwares personalizados são aqueles mais flexíveis, que atendem única e exclusivamente as demandas da sua instituição. Se a sua escola possui uma biblioteca, pode-se adicionar um módulo específico, se não, ele fica de fora. Desse modo, você está comprando o software, e possui atualizações periódicas conforme estipulado em contrato.

É claro que cada um possui as suas vantagens e desvantagens, o que abordaremos mais adiante. Por enquanto, é preciso saber que os softwares de prateleira são esses conhecidos por todo mundo, enquanto os personalizados são únicos para cada empresa no mercado.

Os softwares de prateleira, atualmente, podem até possuir funções adicionais conforme o pacote adquirido, porém, continua sendo padronizado.

Qual é a melhor alternativa?

Cada instituição possui as suas próprias necessidades, então precisa compreendê-las para tomar uma decisão. A grande diferença entre eles é a quantidade de funções e a utilidade prática delas.

Os softwares de prateleira normalmente são muito completos. Isso significa que você pode ter todas as necessidades atendidas em um só programa. No entanto, se precisar de novas funcionalidades, dependerá da capacidade de integração com outros sistemas. Do lado oposto, se há funções em excesso, elas ficarão paradas e sem uso.

“E qual é o problema disso?”, você pode pensar.

O problema é que essas funções extras e desnecessárias continuam no seu software, então, pesam nos equipamentos. Eles podem se tornar mais lentos e travados, justamente por ter algumas configurações que não fazem sentido, mas também não podem ser eliminadas.

Por outro lado, os softwares personalizados possuem apenas o necessário. Caso você se dê conta de que precisa de uma nova função, basta entrar em contato com o desenvolvedor, e caso queira eliminar alguma que achava necessária mas se revelou prolixa, o caminho é o mesmo.

As empresas de desenvolvimento de software, na verdade, fazem um estudo para compreender a sua infraestrutura, justamente para oferecer soluções mais rápidas, dinâmicas e adequadas.

Qual é a diferença de preço?

Os softwares de prateleira também são chamados de softwares de atacado. Isso significa que a empresa desenvolvedora criou um padrão que pode ser aplicado na maior parte das máquinas do mercado, assim, o seu custo é reduzido.

Por que é melhor customizar um software

Essa é a lógica do mercado, que também se aplica à educação. Se a empresa consegue oferecer o mesmo produto para milhares de pessoas, então pode cobrar menos por ele.

Os softwares personalizados tendem a ser um pouco mais caros, porém, dificilmente têm um preço maior do que aqueles padronizados que possuem as mesmas funções.

Se um personalizado possui funções A, B e C, e o padronizado possui A, B, C e D, o primeiro tende a ser mais barato por ter menos adições. Se essas forem as funções necessárias, então não tem razão para pegar a segunda alternativa.

Perceba que mesmo com o preço sendo um pouco mais elevado, o retorno do investimento é mais assertivo. Quanto mais controle você possui sobre os processos da sua escola, melhores são os resultados. Com funções adicionais e desnecessárias, esses resultados podem ser seriamente afetados.

Os softwares personalizados podem ser considerados essencialistas. Ou seja, são os melhores para as funções mais necessárias dentro de uma empresa, sem perder tempo com o que não gera valor de verdade.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como funciona a implantação?

Via de regra, todo software possui um suporte técnico para auxiliar na instalação, manutenção e com os primeiros passos. Porém, existe uma grande diferença quando falamos no atendimento e no suporte.

Os softwares de prateleira, justamente por serem utilizados por milhares de pessoas, possuem mais experiência na internet. Isso significa que você certamente encontrará um fórum com as dúvidas respondidas ou uma página de suporte automatizada.

Como muitos já usaram, mais erros tendem a aparecer. Logo, mais soluções estão disponíveis quando são necessárias.

Somente após tentar resolver sozinho é que surge um chat ou telefone de contato. Ou seja, o caminho para as respostas pode ser mais longo no final das contas.

Os softwares personalizados também costumam possuir soluções prontas para os problemas mais comuns. No entanto, desafios específicos precisam de um suporte técnico mais aprofundado.

Empresas que trabalham com essa modalidade sabem disso, então contam com uma equipe especializada em suporte ao cliente, normalmente disponível em todo o horário comercial e mais algumas horas.

Assim, mesmo que você não encontre respostas prontas para as suas dúvidas na internet, justamente por ser o único usuário do seu sistema exclusivo, o tempo de solução tende a ser menor, exatamente pelo maior apoio especializado que é oferecido.

Quando falamos em softwares online, os personalizados costumam ser a melhor alternativa, justamente por atender sempre aos critérios mais atualizados em segurança da informação e usabilidade.

O software GEO é o sistema de gestão escolar online que atende as necessidades mais específicas da sua instituição, de modo a gerar resultados consistentes e que fazem sentido para a sua estratégia de crescimento e consolidação no mercado.

Entre em contato para compreender como podemos ajudá-lo nessa jornada!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.