Tecnologia nas escolas

Escola 4.0: 5 coisas que você precisa saber

A Escola 4.0 traz importantes conceitos sobre como a Educação é abordada, visando as atuais tecnologias que temos disponíveis. Tudo começa com a Indústria 4.0, que podemos classificar como a mais atual Revolução Industrial, que está mais atrelada às tecnologias recentes.

Afinal, nada mais justo do que aplicar na sala de aula algo que já tomou conta de outros espaços, como é o caso de softwares, inteligência artificial, automação, entre outras ferramentas. As empresas hoje sequer funcionam sem uso de internet, rede de computadores, softwares etc.

Com isso, bem como outras empresas, as escolas precisam se adaptar a essas tecnologias, a fim de tornar o ensino mais moderno e de acordo com as necessidades dos atuais alunos. Se os próprios alunos não conseguem passar o dia sem contato com essa tecnologia, é interessante seria trazer o ensino para esse universo onde estão imersos.

Saiba como isso tudo funciona entendendo algumas coisas sobre a Escola 4.0. Boa leitura!

Entenda melhor o que é a Escola 4.0

A ideia central da revolução que vivemos atualmente é tornar os processos mais dinâmicos em vários setores, inclusive na Educação. Assim, é importante trazer aos estudantes os conceitos que estão empregados na indústria, como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, entre muitos outros.

Dessa forma, o objetivo é tornar mais próximo o contato dos alunos com essas tecnologias durante o processo de aprendizagem, considerando questão pedagógica e organização na dinâmica da sala de aula, por exemplo. Nada mais justo, visto que esses alunos entram em contato com essas e outras ferramentas quando partem para o mercado de trabalho.

Podemos exemplificar como ações nesse sentido a aproximação dos alunos na busca de conhecimento usando conectividade global, atenção às inovações, desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos desse universo, entre outros.

Em resumo, entra o conceito “Learning by doing”, que significa “aprender fazendo”, outro conceito por traz de todo esse aprendizado focado nos recursos atuais. Sempre com a intenção não apenas de transformar o ensino em sala de aula, mas aplicar aquele conhecimento que será utilizado no dia a dia.

São grandes os impactos desse tipo de abordagem

A Escola 4.0 vem para se adequar a um cenário que já existe, afinal, engana-se quem pensa que ignorar todas essas mudanças vai fazer com que nada mude na sala de aula. O fato é que os estudantes hoje não são apenas aqueles que estão prontos para absorver conhecimento do professor.

Eles já chegam, em sua maioria, na sala de aula, com uma fonte de informações: a internet na palma da mão. Por isso muitos não se contentam em apenas ficar sentados ouvindo o professor falar horas sobre uma mesma matéria, porque desejam maior interação.

A interação durante o aprendizado está mais de acordo com o perfil dos estudantes atuais, críticos, que dispõem de ferramentas para buscar as informações que desejam a todo o momento. E isso não deve ser ruim para o professor, mas uma oportunidade de estabelecer uma troca de ideias e experiências com os alunos.

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O uso de dispositivos móveis é cada vez mais comum

Na prática, esse ensino mais dinâmico tende a usar cada vez mais os dispositivos móveis, como tablets e celulares, uma vez que já fazem parte da rotina dos alunos desde a infância. O ensino fica mais perto da realidade dos estudantes, já que esses recursos estão presentes em momentos de entretenimento.

O uso durante as aulas é também um incentivo de utilizar as ferramentas para obter mais conhecimento, não somente diversão. Dessa forma, é importante lembrar que as aulas passam a ser pensadas pelo professor inserindo práticas com essas tecnologias.

Como funciona esse ensino na prática

O primeiro passo para uma instituição que deseja abraçar o conceito de Escola 4.0 é envolver todo o corpo docente no mesmo objetivo. Isso significa ter uma equipe devidamente treinada não apenas para inserir esses recursos no plano de aula, como também manusear tais ferramentas.

Além de alinhar os pensamentos sobre essa nova abordagem, enxergando como aliado, não inimigo. É possível transformar os celulares, por exemplo, em aliados durante as aulas, ajustando a prática do ensino para algo mais dinâmico e interativo, visando não apenas aprender conteúdo, como também competências humanas e sociais.

Os benefícios de aplicar a Escola 4.0

O primeiro destaque é para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes, que é melhorado por meio de projetos que envolvam a Internet das Coisas. O senso crítico também ganha aperfeiçoamento, considerando as novas informações e inovações que as atividades com dispositivos móveis podem trazer.

Outro benefício é a democratização da aprendizagem, que ganha novas alternativas e abraça diferentes tipos de inteligência dos alunos, que conseguem se encontram em projetos diversificados. A autonomia dos alunos é também resultado dessa nova abordagem, já que não depende apenas do professor o conhecimento em sala de aula.

Com isso conseguimos melhorar a interação entre professores e alunos, trazendo mais qualidade para esse relacionamento. Seguindo nessa lista, temos o desenvolvimento de novas habilidades, despertando interesse para alunos interessados em robótica, programação de games e muito mais.

Acrescente nesses projetos a aprendizagem de questões importantes, como o trabalho em grupo, comunicação, empatia, memorização, entre outros. Isso tudo porque se trata não apenas de inserir tecnologia, mas de aproveitar esses recursos para o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos para os alunos.

A cultura digital já está na nossa realidade, assim, a Escola 4.0 apenas direciona o uso dessas ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem. É mais do que justo trazer para essa dinâmica as tecnologias que já estão na vida dos alunos e que farão parte da realidade deles na vida adulta, no campo acadêmico, profissional e pessoal.

Daí a necessidades das instituições abrirem os olhos para essa revolução, que molda comportamentos e que influencia no modo como os alunos enxergam o conhecimento. Então, o primeiro passo para que a sua escola esteja preparada para essas mudanças é construir um ambiente favorável.

Como dissemos antes, fazer com que o corpo docente entenda a importância disso, além de preparar e munir a escola de recursos são passos imprescindíveis.

Se precisar de ajuda para se adequar a essas novas ferramentas aproveite para conhecer o nosso software. Entre em contato.

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