escola-do-futuro

Escola do futuro: principais tendências para os próximos anos

ideias ano letivo

A revolução provocada pela explosão das mídias digitais trouxe à tona o conceito de escola do futuro. Vários segmentos sociais tiveram que se adaptar a um novo modelo de trabalho. O setor educacional não é diferente e percebeu na internet uma oportunidade de se reinventar.

O modelo de ensino-aprendizagem da escola tradicional foi desenvolvido em uma ocasião onde apenas os professores conseguiam obter acesso às informações mais aprofundadas.

A escola sofreu grande modificação nos últimos anos e a tendência é que o sistema seja cada vez mais transformado, pois as informações não se limitam mais aos livros e ao conteúdo ensinado nas salas de aula. No mundo digital o conhecimento é infinito.

Pode-se dizer que a escola do futuro já começa a ser introduzida, pois as novas tecnologias permitem a utilização de ferramentas e aplicativos que agem em prol do processo educacional, facilitando a aprendizagem com o uso de aparelhos como smartphones e notebooks.

O que será a escola do futuro?

A escola do futuro terá vários aspectos diferentes dos que regem o sistema atual. Uma modificação interessante estará na distribuição dos alunos dentro da sala de aula. Os estudantes não ficarão distribuídos em fileiras.

O novo modelo de distribuição dos alunos será em grupos ou círculos no intuito de facilitar para que todos se vejam no momento do discurso ou do debate sobre determinada disciplina.

Outro processo diferente consiste na digitalização. Os livros e cadernos serão substituídos pelas telas de aparelhos digitais. O conteúdo da escola será móvel e poderá ser acessado o em qualquer horário e lugar.

A proposta é que o modelo de ensino-aprendizagem seja altamente tecnológico. A escola terá um conceito colaborativo e participativo, onde professores e alunos trocarão informações a todo instante, auxiliados pelo uso das mídias digitais.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quais as tendências da escola do futuro?

É muito importante que as escolas fiquem atentas às principais tendências que surgem no setor da educação. Os gestores e professores devem acompanhar as novidades para garantir a qualidade de ensino. Vamos conhecer algumas tendências?

1 Modelo de ensino híbrido

O modelo de ensino híbrido tem a proposta de mesclar o processo de aprendizagem online com o presencial. A escola do futuro terá disciplinas cursadas no modelo EAD (ensino à distância) somadas a ensinamentos práticos em sala de aula ou em campo.

O intuito será interligar o mundo físico ao digital, desenvolvendo habilidades nos estudantes que serão capazes de assimilar o aprendizado em diferentes lugares e situações.

A tendência é que o modelo de ensino híbrido ganhe mais espaço nas escolas. O processo foi impulsionado pela pandemia e tende a continuar frequente e intenso no decorrer dos anos.

Uso da inteligência artificial

A inteligência artificial trabalha como uma grande aliada dos professores e das escolas que têm acesso às ferramentas digitais.

Apesar de trazer à tona um novo conceito de estudo, a inteligência artificial permite que o aprendizado ocorra de forma individualizada e qualificada, possibilitando que os alunos gerenciem o próprio tempo e ritmo de estudo.

Gamificação

A utilização de jogos no intuito de estimular a aprendizagem dos estudantes é uma atividade que apresenta uma tendência crescente. A gamificação possibilita que o ensino aconteça de forma divertida e dinâmica. O aluno reage com maior engajamento diante de um estimulo.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

A utilização de jogos promove a participação e a interatividade entre os estudantes dentro da escola. É um forte material pedagógico por trabalhar o potencial criativo e tornar as aulas mais atrativas.

Professores inovadores

Os professores têm que ter pensamentos inovadores. Um novo formato de formação dos educadores é sugerido em um muno educacional que vem sendo cada vez mais modificado pelo avanço das novas tecnologias.

A inovação educativa requer uma postura de compromisso dos professores, que estão se adaptando ao novo sistema. É possível perceber uma forte prevalência do modelo de ensino tradicional, mas algumas escolas já começam a modificar o cenário.

O protagonismo do aluno nas mídias digitais estimula o professor a não querer ser coadjuvante de um processo ascendente. Não tem como voltar atrás: a tecnologia veio para ficar e faz parte do processo de globalização.

Diante desta realidade os professores se reinventam incluindo em suas disciplinas métodos cada vez mais inovadores e eficientes, reafirmando o conceito de escola do futuro.

Livre escolha das disciplinas

Alguns alunos questionam o sistema tradicional de ensino no desejo de poder escolher as disciplinas a serem estudadas. Essa é uma possibilidade que a escola do futuro implementará: o aluno poderá optar pelo conteúdo que será aprendido.

Algumas escolas já adotaram este sistema em disciplinas que fazem parte das grades eletivas, permitindo o que aluno curse determinadas matérias que não são comuns no diploma escolar, mas que podem auxiliar em uma futura vida profissional.

Utilização de softwares de gestão escolar

Os gestores das escolas também encontraram algumas facilidades com a explosão tecnológica. Uma delas é a possibilidade da utilização de softwares de gestão escolar. A ferramenta ajuda a otimizar tempo e organização dos dados.

O que antes era anotado em vários papéis, a partir de agora poderá ser armazenado no software, que ajuda elaborar relatórios e gráficos, avaliar o ensino dos professores, transmitir informação para outros setores, entre outros benefícios.

Veja o nosso post sobre software para gestão escolar.

Por que a escola do futuro precisa adotar as novas tendências?

As novas tendências têm se mostrado cada vez mais atuais. O futuro não é algo distante quando percebemos que a escola já adota em seu contexto o uso das tecnologias digitais. Gestores, professores, funcionários e alunos já estão conectados a internet.

A escola deve estar preparada para atender os alunos que tendem cada vez mais a apresentar autonomia no processo de aprendizagem. São muitos os benefícios que as novas tecnologias proporcionam para os estabelecimentos de ensino. Entre eles podemos mencionar:

• Maior interatividade entre os estudantes
• Permite que a escola adote o modelo EAD
• Possibilita a automação dos processos
• Utilização de aplicativos e jogos durante os estudos
• Auxilia o processo de ensino-aprendizagem

É importante compreender que as novas tecnologias não devem ser consideradas as protagonistas do sistema de educação na escola do futuro. Elas vieram para auxiliar o processo de aprendizagem, mas professores e alunos continuarão exercendo funções insubstituíveis.

Caberá ao educador ensinar e orientar o estudante na obtenção de novos conhecimentos. Enquanto o aluno terá nas novas tecnologias uma fonte de estudo complementar para as disciplinas que serão aprendidas dentro da sala de aula.

Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, leia o nosso texto sobre o uso da tecnologia nas escolas e fique por dentro desse sistema de educação inovador.

Guia da Consultoria de Software Educacional
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.