escola segura em tempos de pandemia

Como tornar minha escola segura em tempos de pandemia?

A pandemia da Covid-19 alterou significativamente a gestão escolar, exigindo dos gestores a adoção de algumas medidas capazes de garantir não apenas a segurança dos alunos e dos funcionários, mas também o funcionamento adequado da escola.

No entanto, por se tratar de algo relativamente novo – embora já dure cerca cerca de 1 ano -, muitos gestores não sabem como tornar a sua escola segura nesses tempos de pandemia. Pensando neles, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas dicas que podem contribuir nesse sentido. Portanto, não deixe de conferir!

Elabore um documento com as principais regras de prevenção ao coronavírus

A primeira coisa que a sua escola precisa adotar para garantir a proteção dos funcionários e dos alunos é elaborar um documento sobre as ações necessárias que devem ser adotadas no ambiente escolar para evitar a exposição/propagação do coronavírus, especialmente pelos professores, pessoal do administrativo e da limpeza.

Ao elaborar esse documento, a sua escola poderá capacitar todos os seus profissionais da educação e os colaboradores que atuam nas diferentes áreas dentro do ambiente escolar, podendo, com isso, garantir um ambiente seguro para todos.

Independentemente se a escola foi ou não autorizada a abrir, contar com um documento como esse é fundamental para que a reabertura da escola ocorra sem qualquer contratempo com relação aos protocolos de segurança que ela deve adotar no contexto da pandemia da Covid-19.

Adote, efetivamente, as medidas de segurança no ambiente escolar

Não basta apenas elaborar um documento que contenha as medidas de segurança que a escola deve adotar para garantir a proteção dos alunos, pais e funcionários. É preciso adotá-las efetivamente, ou seja, colocá-las em prática. Entre as medidas que deve adotar, estão, por exemplo:

• Distanciamento social:

É importante que a escola, ao abrir, adote o distanciamento social em sala de aula ou em qualquer outro ambiente que contenha mais de uma pessoa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um distanciamento de 2 (dois) metros entre numa pessoa e outra.

Levando isso em conta, é importante que as cadeiras em sala de aula estejam distanciadas umas das outras, respeitando os dois metros. Vale dizer que essa recomendação deve ser aplicada não apenas em sala de aula, mas no ambiente de trabalho dos professores (sala dos professores) e do pessoal da administração (financeiro, marketing, contabilidade, recursos humanos etc.).

Com isso, podemos evitar a propagação do coronavírus e garantir o funcionamento adequado da escola.

• Uso de máscara de proteção:

Não menos importante que adotar o distanciamento social no ambiente escolar é tornar obrigatório o uso de máscara de proteção, tirando-a somente em momentos específicos, como para se alimentar. A máscara de proteção deve ser utilizada pelos alunos, funcionários, pais e qualquer outra pessoa que tenha contato com a escola.

Vale destacar que a máscara funciona como uma barreira física que impede a liberação de gotículas no ar quando tossimos ou espirramos, por exemplo, durante uma conversa ou em qualquer outra situação. O uso da máscara é importante sobretudo em ambientes que possuem muitas pessoas, como é o caso da sala de aula, por exemplo.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Por isso, é importante recomendar e impor que os alunos, pais e funcionários usem máscara o tempo todo.

• Uso de álcool em gel:

Outra importante recomendação é o uso de álcool em gel no ambiente escolar. Os pais e alunos devem, primeiro, usar o álcool em gel antes de entrar na escola, para que, assim, todos se mantenham seguros. O mesmo vale para profissionais de educação e do setor de administração.

Por isso, é essencial disponibilizar álcool em gel na porta de entrada da escola, bem como nas salas de aula e nos setores administrativos e na sala dos profissionais de educação. Assim o ambiente se torna seguro, de maneira a garantir a proteção de todos que passam por ele.

Além disso, é fundamental que a escola busque higienizar o material escolar/didático antes de entregá-lo aos alunos. Aliás, essa é uma recomendação que deve ser observada não apenas com relação ao material escolar, mas com qualquer outro produto que entre na escola, como é o caso das cadeiras, mesas, alimentos etc.

• Maior controle com relação ao intervalo escolar:

É também necessário que os gestores da escola exerçam maior controle dos alunos no momento do intervalo escolar, caso haja. É preciso que ele ocorra em um ambiente ventilado e que as crianças não formem grupos para interagir (o que é bem comum de acontecer). O mesmo deve ser observado pelos profissionais da educação e do setor de administração.

• Mantenha os ambientes limpos e ventilados:

Por fim, busque manter os ambientes – como sala de aula, por exemplo – limpos e ventilados. Ambientes ventilados ou com uma ventilação livre podem evitar a contaminação pelo coronavírus e, assim, evitar sua propagação.

Nesse momento, portanto, o ideal é evitar ligar o ar-condicionado na sala de aula, pois esse é o fator que pode contribuir para a propagação do coronavírus. O ar-condicionado espalha mais rapidamente o espirro dentro de uma sala de aula, podendo, assim, afetar a todos.

Conte com uma tecnologia/software de gestão

Você sabia que contar com um software de gestão pode fazer com que sua escola se torne mais segura em tempos de pandemia? É só imaginar que se trata de uma tecnologia digital que facilita a realização de operações no ambiente escolar, evitando, por exemplo, o contato direto entre funcionários e entre estes e alunos.

Por exemplo, contando com uma tecnologia de gestão, a sua escola não precisa imprimir relatórios de gestão, fazendo com que eles não precisem passar de mão em mão (o que quebra, de certo modo, o distanciamento social). Ele pode ser consultado diretamente na tela do computador.

O software de gestão não apenas ajuda sua escola a se tornar mais segura em tempos de pandemia, mas também a torna mais eficiente e produtiva, possibilitando que a sua equipe de trabalho realize suas operações de casa.

Você gostaria de adotar um software de gestão na sua escola? Então, não deixe de entrar em contato conosco. Podemos te ajudar!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.