evasão escolar

Evasão escolar: conheça as principais causas nas escolas

A evasão escolar é um assunto que precisa de atenção, pois os índices brasileiros são altos e estão em crescimento com o período de pandemia. Dentro disso, conhecer as principais causas da evasão pode auxiliar na apresentação de soluções.

Por isso, neste artigo vamos trazer algumas das principais causas de afastamentos de alunos nas escolas para você conhecer um pouco mais sobre o assunto e poder encontrar as melhores saídas.

Principais motivos da evasão escolar no Brasil

A evasão escolar nas escolhas privadas é um tanto diferente da evasão de escolas públicas. Em escolas públicas alguns dos principais motivos passam por violência, necessidade de trabalhar e distância da escola. No caso de escolas privadas, a evasão ocorre com motivos nem sempre parecidos.

Alguns dos principais motivos da evasão escolar em escolar particulares são:

• Falta de interesse nos estudos;
• Ausência de dinâmica nas atividades da escola;
• Bullying;
• Falta de inovação da escola;
• Reprovações cumulativas.

Alguns desses motivos podem ser evitados com uma melhora na gestão da escola, pois dizem respeito à grade curricular, atividades, inovações e procedimentos em geral. Outros acabam indo mais além das possibilidades de gestão escolar, mas é sempre importante tentar ao máximo diminuir os impactos.

Atividades escolares e inovação

Como vimos acima, alguns dos motivos de evasão envolvem a falta de inovação e a carência na dinâmica de atividades. Dentro disso, uma das dificuldades que as escolas enfrentam e que impedem a inovação é a gestão ineficiente.

Gerir todos os recursos da escola e todo o corpo docente, não é algo fácil, o que pode acabar gerando consequências se essa tarefa não puder ser executada da forma como deveria, com olhar atento e reativo às questões essenciais à escola.

Porém, quando se tem um apoio de mecanismos de gestão, você consegue investir seu tempo e parte dos recursos em elaborar melhor as atividades escolares e trazer inovação para dentro da escola, resultando em alunos mais aplicados, interessados e participativos.

Isso causa motivação aos alunos, o que pode diminuir a taxa de evasão escolar e, consequentemente, melhorar o desempenho de sua escola e o desenvolvimento financeiro que é tão importante quanto o desempenho dos alunos, pois é o financeiro que mantém a atividade.

Reprovações

Reprovações muitas vezes podem ser a consequência da falta de motivação tratada acima aliada a problemas com verificação de frequências e gestão dessa parte tão essencial em uma escola.

O controle de frequência é obrigatório, porém somente isso não é suficiente para conseguir acompanhar o desenvolvimento dos alunos e o aproveitamento.

A partir do momento em que há gestão escolar com acompanhamento de frequência, antes mesmos de chegar ao ponto da evasão, a escola consegue tomar medidas e verificar onde está ocorrendo o problema.

Diante de problemas de frequência podemos mencionar questões como:

1. Inovações na grade;
2. Criação de projetos de incentivo;
3. Criação de rede de apoio;
4. Criação de mecanismos de suporte ao aluno.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

A partir da detecção de índices baixos de frequências, a escola precisa tomar providências para trazer o aluno novamente à escola e com algumas das dicas mencionadas acima você pode encontrar soluções a esse problema.

Tudo isso, voltamos a dizer, depende muito de um bom mecanismo de gestão, pois mesmo que a escola não seja grande, mesmo que tenha cerca de 500 alunos, controlar tudo sem organização não é aconselhável.

Software de gestão escolar

Como trouxemos até aqui, várias soluções para a evasão escolar em escolas privadas passam por um mecanismo eficiente de realizar a gestão da escola. E esse mecanismo já existe disponível no mercado, é o Software GEO.

Através desse software podemos encontrar diversas funcionalidades, inclusive de forma personalizada para tratar as questões de cada escola como realmente é preciso.

Uma das principais questões que o Software GEO pode resolver em relação à evasão escolar é o controle otimizado de frequência.

Se você utilizar uma ferramenta que acompanha a frequência de cada aluno e mostra o controle sem a necessidade de você fazer contagens e acompanhamento manuais, se torna muito mais fácil e rápido saber da realidade de frequência da escola.

Com isso, antes mesmo de chegar a estágios críticos em que a evasão está quase sendo concretizada, você tem como buscar o aluno novamente e encontrar as saídas necessárias.

Ademais, outra questão que pode ser tratada com o uso do software é a questão de gestão de cobranças e parte administrativa. Muitas vezes a escola pode perder o controle da administração pela dificuldade de acompanhar tudo.

Porém, com o software se torna possível disponibilizar cobranças, boletins e demais dados de forma eficiente e prática. Tudo é feito online, com integração de acesso para funcionários e professores, o que economiza tempo.

Além disso, o sistema também consegue integrar usuários de pais e alunos, o que inclui todas as partes da escola sem necessidade de grandes movimentos e ações manuais.

Dessa forma, com o apoio do Software GEO a escola consegue ser melhor dirigida e ter maior qualidade de gestão, sobrando tempo para criar formas de combater aos principais motivos da evasão escolar.

Isso se torna possível não somente pela melhor gestão do tempo do gestor, mas também pela obtenção de informações e dados que irão auxiliar na tomada de decisões.

Não há como ter uma boa gestão de uma escola, que necessidade de acompanhamento em diversos setores, sem que o gestor tenha total conhecimento de tudo que está acontecendo.

Ademais, esse acompanhamento se for feito sem os mecanismos apropriados acaba deixando de lado partes essenciais e não consegue abarcar tudo que é necessário.

Assim, com tudo que trouxemos até aqui, você conseguiu conhecer melhor alguns dos principais motivos que levam ao acontecimento da evasão escolar e pode ter maior embasamento para iniciar as atitudes que poderão tirar sua escola do cenário da evasão.

Dessa forma, aproveite todas as dicas e conheça mais do Software GEO através de nosso site. Encontre outros artigos como esse com dicas e formas de você ter melhores resultados em sua escola e entre em contato para implementar o Software GEO em sua escola!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.