evasao-escolar-estrategias-para-diminuir-na-sua-escola

Evasão escolar: estratégias para diminuir na sua escola

avaliacao escola

A evasão escolar é uma questão que preocupa muitos educadores e gestores de escolas, pois não é motivada por apenas um fator. Muitas questões, internas e externas, podem fazer com que alunos precisem ou queiram abandonar os estudos, e é preciso planejar o que fazer para minimizar os impactos na gestão do negócio.

Existe algo que a escola possa fazer para diminuir a evasão dos alunos? Sim, algumas medidas podem motivar e incentivar a permanência dos jovens, com o objetivo de criar laços fortes da escola com o aluno.

Quando a questão é externa à escola, como dificuldade financeira, é difícil que a instituição consiga contornar o problema, para reter o aluno, mas ainda assim existem algumas ações que podem ser tomadas, como negociação de dívidas.

O problema é estrutural, uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2019 aponta que 40% dos brasileiros acima dos 25 anos nem concluíram o Ensino Fundamental. A questão financeira é muito relevante nesse contexto, mas existem outras variantes que precisam ser acompanhadas de perto, caso a escola queira lutar de igual para igual com o monstro da evasão escolar.

Hoje vamos listar algumas estratégias para diminuir a evasão escolar na sua escola. Acompanhe!

Os principais motivos

Financeiro

Vivemos em um país que não valoriza como deveria a educação. Isso é fato, a comprovação está no número de brasileiros que abandonaram a escola. Há casos onde a família precisa escolher entre a sobrevivência e o pagamento da mensalidade, e outros casos onde o primeiro corte de custo feito é na educação.

A pandemia do Covid 19 acelerou um processo que já acontecia em tempos anteriores: a dificuldade financeira da família que, ou não consegue mais pagar a mensalidade, ou é o próprio jovem quem precisa sair da escola para trabalhar. Uma vez abandonados os estudos, o retorno é cada vez mais trabalhoso e complicado.

Bullying

Quando um trabalho de respeito à diversidade não é feito em uma instituição de ensino, é muito comum que casos de bullying ganhem grandes proporções e a escola se torne um ambiente extremamente hostil para alunos, que são perseguidos por outros colegas.

Quando a gestão da escola não se posiciona, a família se sente abandonada e esta é uma das causas mais comuns de evasão.

Falta de acolhimento

A confiança e a comunicação com a família são o caminho mais seguro para reter alunos na escola. O estreitamento de laços é uma tarefa diária que a instituição precisa levar muito a sério na sua gestão. Os estudantes querem ser respeitados e acolhidos e a família espera isso da escola. É preciso encontrar um caminho do meio entre rigidez e desleixo, com carinho e empatia. A escola que não é acessível às questões da família também costuma ser substituída.

O combate à evasão se pauta na comunicação da escola. Isso pode ser interpretado em todos os ângulos, tanto com a família, como com os alunos, sem deixar jamais de esquecer da comunicação com os funcionários.

Se o professor é o grande representante da instituição, ele precisa ter um discurso alinhado com a gestão. Fortalecer as estruturas do seu negócio é a melhor medida, além disso, algumas ações simples podem evitar que a evasão escolar arruíne com a saúde financeira do seu negócio.

retencao de alunos

Planejamento

Para qualquer empresa ser bem-sucedida é vital planejamento, mas ele não é algo fixo, principalmente quando o assunto é escola. Um negócio é um organismo vivo e cada mudança que acontece no entorno, precisa ser adaptado no negócio. Com uma instituição de ensino não é diferente. Faça o planejamento do ano inteiro e mensalmente reveja o que foi planejado, para verificar se nenhum ajuste é necessário.

Relacionamento

A comunicação é o maior tesouro de uma escola, ela é fundamental para o planejamento, inclusive. Escute a família e os alunos, só assim poderá entender quais são as impressões que a escola está gerando e não ser pego de surpresa. Não tema as críticas e desburocratize a comunicação, isso aproxima instituição, família e professores.

Valorize seu quadro de funcionários, estimule e garanta que estejam satisfeitos.

Projeto pedagógico

Uma boa propaganda traz alunos para sua escola? Talvez. Mas sabe o que faz ele ficar? O projeto pedagógico. Ninguém quer mais a escola de antigamente, punitiva, que trata o indivíduo como uma máquina de absorver conteúdo.

Como os assuntos são abordados na sua escola? A individualização dos alunos é considerada e valorizada? Eles são estimulados a irem além? A missão do projeto pedagógico é extrair do estudante o seu melhor, levando em consideração que cada um tem seu diferencial.

Organização

Uma das coisas que mais desagrada os pais é a falta de organização de uma escola. Quando os processos não são organizados, os prazos não são cumpridos, os erros são comuns, documentos demoram para serem gerados, o descontentamento é generalizado.

Invista na organização dos seus processos com um software de gestão escolar que entenda suas demandas e facilite seu trabalho.

Estrutura física

Não deixe para depois melhorias na sua estrutura física. Um ambiente bem cuidado é a primeira impressão que seu estabelecimento passa. Se a infraestrutura da escola estiver com problemas, além da péssima imagem de abandono, à primeira falha da instituição, a questão estrutural virá à tona na mente dos pais. A sua estrutura física é uma espécie de metáfora de como o aluno é tratado.

Valorização

Outro tesouro em uma escola são os funcionários. Valorize quem carrega a responsabilidade de comunicar a alma do seu negócio com seus clientes. A satisfação do seu funcionário é sua meta diária, o brilho nos olhos do professor, da moça da cantina, do porteiro, zelador é o seu segredo do sucesso, é uma das fidelizações mais eficientes.

A pior coisa que pode acontecer é o estudante ou a família perceberem que o discurso da escola não condiz com a forma como os funcionários são tratados, e isso fica evidente no contato diário. Você não quer um colaborador insatisfeito na sua organização, esteja atento e valorize o trabalho dessas pessoas.

É importante que sua escola possua uma espécie de persona, que tenha valores que sejam perceptíveis no discurso, nas ações e no cuidado com as pessoas. Assim, a família e o estudante terão orgulho de fazer parte daquela comunidade e essa é a melhor forma de fidelização.

Se a escola é a base e a fortaleza na vida das pessoas, seja eficiente, conte com um software de gestão escolar que conhece suas necessidades. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com a gente!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.