Gestão e administração escolar: conheças as diferenças

As áreas de gestão e administração escolar parece tratar se da mesma coisa, e até mesmo há profissionais ligados à educação que acreditam nisso. No entanto, é importante dizer que existem diferenças sutis entre esses dois conceitos, e isso preciso estar claro na mente dos gestores escolares.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar de uma vez por todas a diferença entre gestão e administração escolar. Também abordamos as principais atividades relacionadas a cada abordagem, para que dessa forma não restem dúvidas. Veja!

Conheça o conceito de administração escolar

O conceito tradicional de administração envolve etapas como planejamento, organização e controle de recursos com o objetivo de fazer com que determinada empresa alcance um ou mais objetivos. No caso de uma escola, pode ser se tornar referência na educação básica na região onde ela atua, por exemplo.

Nesse contexto, a ideia de recursos é ampla e pode incluir recursos financeiros e materiais, como equipamentos necessários para a realização das atividades escolares. Além disso, envolve também os recursos humanos.

Dessa maneira, podemos concluir que o conceito de administração está diretamente ligado a aspectos técnicos e estratégicos de uma empresa. Por essa razão, considera-se a administração como uma atividade metódica, fria e calculista, cujo principal objetivo é obter o máximo de resultados de um negócio.

Dito isso, podemos conceituar a administração escolar como uma atividade estratégica e técnica cujo objetivo é fazer com que uma escola alcance seus objetivos com o máximo de rendimento possível. O seu foco está no alcance do objetivo global da instituição de ensino, cumpre destacar.

Principais atividades relacionadas à administração escolar

Muitas atividades estão associadas ao conceito de administração escolar. Para clarear melhor sua mente, a seguir, apontamos algumas. Veja a seguir.

Elaborar o orçamento da instituição de ensino

A elaboração do orçamento da escola é uma atividade diretiva, ou seja, feita pela cúpula diretiva da escola, com base na realidade financeira da instituição, bem como com os objetivos traçados para ela, seja em curto, médio ou longo prazo.

É dever da administração escolar elaborar o orçamento da instituição de ensino, mas sempre buscando ouvir os coordenadores de cada departamento. Afinal, o orçamento elaborado deve respeitar as necessidades de cada setor, para que assim os objetivos de cada um possam ser alcançados.

Planejar as estratégias dos setores da escola

É também dever da administração escolar planejar cuidadosamente as estratégias que serão implementadas na escola ao longo de um prazo. Tratam-se, vale dizer, de estratégias globais, que orientam os demais setores da escola, como secretaria, assessoria de comunicação, assistência social, psicologia etc.

Definir metas e objetivos

Na elaboração de estratégias para os setores da escola, cabe também aos responsáveis pela administração escolar a definição de metas e objetivos que devem ser alcançados por cada um. Por exemplo, no caso da assessoria de comunicação: consolidar a marca da escola no ambiente digital ou formar parcerias com a mídia massiva para garantir maior visibilidade à instituição na região onde ela atua.

Analisar pontos fortes e fracos, bem como ameaças e oportunidades

Como se sugere, a análise de pontos fortes e fracos, bem como de ameaças e oportunidades, é uma atividade diretiva, que permite à escola conhecer melhor a sua concorrência, bem como o que pode fazê-la deixar de se tornar competitiva. Por exemplo, prestar um atendimento ao cliente de qualidade insatisfatória.

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É a partir da análise de pontos fortes e fracos, bem como de ameaças e oportunidades, que a administração escolar pode elaborar estratégias para mitigar os riscos e reforçar seus pontos fortes, bem como aproveitar melhor as oportunidades.

Acompanhar as atividades dos gerentes ou coordenadores

Por fim, ainda no âmbito da administração escolar, é seu dever acompanhar as atividades dos gerentes ou coordenadores de cada setor, com o objetivo de verificar se as metas e objetivos traçados estão sendo alcançados como foram planejados. Isso é feito a partir de métricas ou indicadores de desempenho.

Conheça o conceito de gestão escolar

Por outro lado, o conceito de gestão tem sido usado para descrever o processo de fazer as pessoas trabalharem com a finalidade de atingir as metas e objetivos estabelecidos pela administração escolar, em seu planejamento estratégico. Dessa forma, pode-se dizer que a gestão escolar tem mais relação com os recursos humanos da organização.

Assim, faz parte do processo de gestão escolar, entre outras coisas, manter os colaboradores (equipe administrativa e docentes) motivados, incentivando melhorias e qualificações, identificando o potencial específico de cada funcionário e garantindo que atinja esse potencial.

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Principais atividades relacionadas à gestão escolar

As principais tarefas que mais se relacionam com a gestão escolar são:

Manter a motivação dos colaboradores

Nesse caso, é papel da gestão escolar pensar e adotar estratégias com o objetivo de manter a motivação dos colaboradores, como, por exemplo, auxiliando o desenvolvimento de um plano de carreira, ofertando salários bons e garantindo um ambiente de trabalho agradável e respeitoso.

Estimular o aprimoramento dos colaboradores

É também dever da gestão escolar estimular o aprimoramento constante dos colaboradores, como, por exemplo, permitir que eles participem de cursos básicos ou especializados com o objetivo de fazer com que tenham mais capacidade para realizar suas operações.

Uma forma de alcançar esse objetivo é aplicando capacitações e/ou treinamentos que sejam voltados para o ambiente escolar, como, por exemplo, curso de oratória, curso de capacitação para docente, metodologias ativas, entre outras oportunidades capacitivas.

Incentivar os colaboradores para que se mantenham produtivos

Garantir a manutenção da produtividade é mais um dos papéis da gestão escolar. Nesse caso, adotar estratégias como pagamento de bonificação e outros atrativos pode fazer uma enorme diferença nos resultados da escola.

Nesse sentido, utilizar tecnologias de gestão para fazer o acompanhamento das equipes é fundamental. Um pode sistema de gestão escolar facilitar, e muito, o processo de gestão de sua instituição.

Após ler este conteúdo, duvidamos muito que agora você tenha dúvida sobre os conceitos de gestão e administração escolar. Aqui, tentamos dirimir qualquer dúvida nesse sentido e esperamos ter alcançado esse objetivo.

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