rotinas escolares

Inovação: a importância desse conceito nas rotinas escolares

O termo inovação passou a ser muito utilizado nos últimos anos. Muito relacionado com a área da tecnologia, a palavra significa ‘novidade’ ou ‘novas maneiras de realizar atividades’. Entretanto, você sabe como isso pode ser importante nas rotinas escolares?

Quem convive na rotina das escolas sabe o quanto a economia de tempo pode ser fundamental para assegurar a qualidade de ensino oferecido para as crianças e adolescentes. Mas como economizar tempo em um cotidiano que exige o cuidado com outras pessoas, atenção e dedicação máxima?

Quer conhecer uma forma de conciliar a inovação com as rotinas escolares? Continue no texto e confira algumas dicas que separamos para você.

Cenário das escolas no Brasil

Quem está inserido nas rotinas escolares conhece a agitação do dia e o número de tarefas que estão sendo realizadas.

É preciso recepcionar as crianças e adolescentes, planejar os espaços em que estão inseridos, planejar as aulas, o conteúdo e ainda oferecer toda a assistência necessária para assegurar o aprendizado.

Todas essas tarefas demandam tempo dos profissionais que fazem parte da escola e cada um precisa contribuir com a sua parte para que o processo seja realizado.

Agora, com a pandemia e as aulas online em diversos estados, o cenário ficou ainda mais difícil para diretores e professores.

Como assegurar que o aluno está prestando a atenção na aula? Como verificar se ele conseguiu aprender o que era necessário? Como realizar uma avaliação a distância?

Tudo isso sem contar com os problemas tecnológicos que existem no caminho, como a falta de internet ou problemas com o celular ou computador.

Se você faz parte desse grupo de profissionais que precisou modificar os formatos das aulas, preste atenção neste número: de acordo com relatório divulgado pela Fundação Abrinq, 68,8 milhões de crianças e adolescentes, de zero a 19 anos, frequentam a escola no Brasil.

O número é alto e cuidar de todas essas pessoas é uma ação que demanda tempo, preparo e que precisa contar com a inovação para melhorar as rotinas escolares.

O que é inovação?

Antes de explicar o motivo pelo qual você deve investir na inovação, nada melhor do que saber o que é a inovação.

O termo passou a ser muito conhecido nos últimos anos, sendo utilizado principalmente pelas áreas que atuam com a tecnologia.

Na forma mais simples de explicar, a inovação é algo novo, uma forma que encontramos de realizar as atividades do dia a dia de uma maneira nova.

Se pensarmos na evolução da humanidade, veremos que toda a nossa trajetória sempre foi pensada na evolução da espécie e das coisas, portanto, sempre evoluímos com a inovação.

O que acontece é que após a chegada da tecnologia, as inovações passaram a ser mais comuns e presentes, acontecendo em períodos menores.

E você? Está preparado para inovar e mudar as rotinas escolares?

Como a inovação pode me ajudar nas rotinas escolares?

Para responder essa pergunta, vamos imaginar que você ocupa um cargo de direção na escola e como seria um dia seu na rotina normal.

Acordar, se preparar para chegar à escola, conseguir finalizar as pendências do dia anterior, começar a compreender e resolver os problemas do dia de hoje.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Entretanto, em meio a tudo isso, ainda é preciso atender professores que estão com problemas em determinadas salas e até mesmo pais que estão preocupados com o rendimento dos alunos.

No mês que possuem datas especiais, o tempo fica ainda mais escasso. Eventos como o Dia das Mães ou Dia dos Pais mobilizam horas para serem planejados, pensados e executados, com toda a atenção.

Após um dia cheio de trabalho, você chega em casa cansado e pensativo. O que fica na cabeça é aquela atividade que não foi possível finalizar.

Além de todo esse cenário ainda existe a preocupação com o fechamento das notas, a avaliação com os alunos, as reuniões com os pais e a assistência que os jovens precisam receber.

Agora, você já imaginou como seria se uma inovação fosse capaz de te ajudar a realizar diversos desses processos de uma forma mais rápida?

Já imaginou como seria poder finalizar todas as atividades do dia e chegar em casa sem se preocupar porque nada ficou para trás?

Esse é exatamente o papel da inovação, auxiliar e transformar demandas que antes levavam horas em algo mais simples de ser executado.

É claro que algumas ações que são realizadas pessoalmente, junto com as crianças, e que demandam tempo, ainda serão realizadas pela sua equipe.

O objetivo da inovação é melhorar as rotinas escolares, transformando as atividades mais burocráticas em algo mais simples e fácil.

Essa nova forma de atuar também pode contribuir com o seu trabalho e o trabalho da sua equipe durante a pandemia, momento em que não podemos nos encontrar para planejar e estruturar alguma mudança.

Qual tipo de inovação devo escolher?

Para auxiliar nas rotinas escolares, o ideal é optar por um software que seja capaz de te ajudar em diversas ações do dia a dia.

Um software voltado para a redução será capaz de gerenciar as atividades mais importantes que precisam ser acompanhadas, mas que algumas vezes são deixadas em último plano por conta das rotinas escolares.

Essa inovação pode ser utilizada para compreender e oferecer auxílio nos seguintes temas:

• Financeiro;
• Contábil;
• Pagamento de mensalidades;
• Retenção de alunos;
• Frequência nas aulas;
• Comunicação.

A solução também pode ser um ótimo lugar para disponibilizar o planejamento pedagógico para todos os professores, além de ter uma agenda de atividades, as aulas que estão programadas e o perfil pedagógico de cada momento escolar.

Certamente a sua rotina mudará com o auxílio da inovação, ou melhor, de um software que te ajudará a planejar e executar da melhor forma possível todas as ações das rotinas escolares.

Assim será mais fácil destinar tempo para as ações que precisam ser realizadas por você, como aquelas conversas mais pessoais com determinados alunos.

Utilize a tecnologia para te ajudar em processos burocráticos e disponibilize o seu tempo e energia para realizar as ações que vão fortalecer o vínculo da criança e do jovem com o ambiente escolar.

Ficou interessado na solução? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e compreender como o nosso software pode mudar as rotinas escolares. Será um prazer ajudar você!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.