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Novo Ensino Médio 2022: 6 coisas que você precisa saber

O Novo Ensino Médio é um assunto que causa diversas dúvidas, não é mesmo? Hoje iremos discutir alguns fatos sobre a nova fase do ensino médio no Brasil para desmistificar questões sobre esses debates.

Acompanhe com atenção esse artigo e conheça as novidades sobre o ensino brasileiro.

Boa leitura!

1. Transformações na grade curricular

Em primeiro lugar, entenda que no Novo Ensino Médio, a grande curricular, tanto em instituições de ensino públicas, como também nas privadas será bem diferente ao decorrer do ensino médio.

O formato usado é totalmente novo e as disciplinas deixam de ser individuais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi responsável por essa transformação e, agora, os conteúdos são separados por área de conhecimento de forma semelhante ao que ocorre no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desse modo, passará a ser da seguinte maneira:

● Linguagens e suas Tecnologias;
● Matemática e suas Tecnologias;
● Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
● Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Assim sendo, são categorias que abraçam:

● Língua Portuguesa;
● Artes;
● Educação Física;
● Língua Inglesa;
● Matemática;
● Biologia;
● Física;
● Filosofia;
● Geografia;
● História;
● Sociologia.

Logo, nenhuma disciplina foi removida do Novo Ensino Médio, certo? Por outro lado, passam a ser trabalhadas de forma diferenciada do que acontecia. Contudo, atualmente, apenas Língua Portuguesa e Matemática são obrigatórias ao decorrer dos três anos.

O propósito desta alteração da grade curricular é a integração de disciplinas, sendo assim, para fortalecer as relações entre elas e ampliando o aprendizado e a aplicação na sociedade.

Sobretudo, a nova grade não pode ultrapassar mais de 1.800 horas durante os três anos de estudo no ensino médio.

2. O programa Projeto de Vida

Outro fato interessante sobre o Novo Ensino Médio e que será aplicado nas escolas já em 2022 é o “Projeto de Vida”.

A missão do projeto com componente transversal é oferecer nas instituições de ensino a ajuda para jovens refletirem sobre suas aspirações dentro de um programa de orientação.

Acima de tudo, o objetivo é auxiliar o discente a entender o que ele deseja para o seu futuro, ao mesmo tempo que compreende como a escola pode auxiliá-lo a conquistar os seus desejos.

Ainda não há especificações sobre tal orientação, se o jovem estudante será guiado por algum profissional especializado no assunto, como um psicológo, ou se as orientações serão realizadas por algum professor, ou outro colaborador da instituição de ensino.

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3. Oferta de itinerário formativo para os alunos

Para muitos, os itinerários formativos representam a grande novidade em relação ao Novo Ensino Médio em 2022. Embora sejam optativos e selecionados conforme a vontade de cada indivíduo e da oferta da escola, serão compostos para aprofundamento de conhecimento das áreas a seguir:

● Formação Técnica e Profissional;
● Linguagens e suas Tecnologias;
● Matemática e suas Tecnologias;
● Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
● Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Na prática, os itinerários formativos vão funcionar da seguinte forma:

● O discente tem a sua grande as áreas de conhecimento separadas por ano ou por semestre de acordo com a sua instituição de ensino;
● Além disso, pode decidir uma disciplina a mais para obter mais conhecimento em uma área;
● Ou optar pela formação profissional e técnica.

Imagine que a escola ofereça um itinerário voltado para a área de comunicação para a área de linguagens, já no setor de ciências da natureza, a instituição oferece um itinerário sobre meio ambiente, o aluno tem a liberdade para escolher qual deseja realizar.

O propósito dessa novidade no Novo Ensino Médio é fazer com que o estudante finalize os seus estudos com formação ou conhecimentos específicos que o auxilie a entrar no mercado de trabalho sem que seja necessário se formar no ensino superior.

4. Alterações sobre a carga horária

A carga horária do ano será diferente até 2024. Em geral, o ensino médio deixa de ter 800 horas e passa para 1.000 horas no ano. Logo, no fim de três anos, atinge as 3.000 horas.

Dessa maneira, só dá para concluir as horas, se cada ano tiver 200 dias letivo e com a média de cinco horas de aula diariamente.

As áreas do conhecimento passam a ocupar 60% do período da grade no Novo Ensino Médio e não podem exceder o limite de 1.800 horas ao fim desses três anos. Enquanto isso, os itinerários formativos podem ocupar 40%, ou seja, as 1.200 horas que ainda faltam.

De acordo com a lei, não há algo que determine se a carga horária vai ser plenamente presencial ou se também pode ser cumprida à distância, entretanto, a legislação já possibilita que 30% do ensino médio do período noturno e 20% do diurno seja realizado de maneira remota.

No futuro, há previsões de que essa carga horária continue crescendo gradualmente até que atinja a média de 7 horas por dia, portanto, seguindo o formato de ensino em tempo integral.

Por outro lado, a lei não estabelece um prazo para que esse sistema seja implantado no país.

5. Qualificação é essencial

Sobretudo, continua sendo indispensável a comprovação de qualificação para ser professor nas disciplinas básicas. Isso significa que em Português, Matemática ou Geografia, o diploma de licenciatura é essencial para o currículo dos docentes, ok?

No entanto, o Novo Ensino Médio permite que profissionais com “notório saber” em algumas áreas de conhecimento possam dar aula, levando em consideração os itinerários formativos que fazem parte da formação profissional e técnica.

Dessa maneira, o administrador de uma empresa ou um engenheiro podem trabalhar como professores desde que haja experiência, qualificação e conhecimento no setor.

O objetivo de tal novidade é auxiliar a ampliar as oportunidades de ensino dos jovens estudantes. Ademais, é algo que ajuda os alunos a conhecerem profissionais de diversas áreas. Outrossim, é uma forma de compartilhar conhecimento antes mesmo de adentrar no mercado de trabalho.

6. O Novo Ensino Médio vai promover o crescimento individual dos jovens brasileiros

Entre tudo que é necessário compreender sobre essa nova fase do ensino médio, entenda que o principal objetivo é promover o protagonismo dos estudantes do Brasil.

O Novo Ensino Médio torna tudo mais flexível e diferenciar as áreas de conhecimento, os alunos se beneficiam da liberdade para definir os seus caminhos e passam a ser protagonistas de suas histórias.

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