o-uso-da-tecnologia-como-aliada-no-processo-de-gestao-escolar

O uso da tecnologia como aliada no processo de gestão escolar

Em geral, sabemos que uma instituição escolar que segue de acordo com suas principais diretrizes e normas e ainda por cima oferece uma administração eficiente acerca dos contextos internos, torna-se muito mais agradável e eficiente para o relacionamento triangular: a escola, o aluno e os pais.

Contudo, para que isso se torne possível, é necessário entendermos a importância da gestão escolar agregada á tecnologia, pois esta oferece meios cada vez mais enxutos, práticos e otimizados para a instituição de ensino.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja a importância da tecnologia para a gestão escolar.

Afinal, o que é Gestão Escolar?

Desse modo, podemos definir que a gestão escolar nada mais é do que um conjunto de estratégias e princípios que visam elevar e coordenar a eficiência de processos que, geralmente, ocorrem dentro da instituição de educação. Em outras palavras, o principal objetivo da gestão escolar é justamente administrar a escola como um todo, considerando a individualidade de cada setor.

Dessa forma, ela necessita de uma liderança totalmente fundamentada, além de resultados expressivos, objetivos institucionais agregados à rotina dos funcionários, participação ativa dos pais, relevância de currículo, e entre outros relacionados.

É importante lembrar que não é somente o diretor que se encarrega de conduzir a gestão escolar pela instituição de ensino. Mesmo que ele seja a principal referência em delegar funções e a prover os recursos necessários ao funcionamento do empreendimento, devemos lembrar que quando o assunto é Gestão escolar, todos devem estar envolvidos. Confira abaixo alguns exemplos importantes:

• Coordenador Pedagógico: ele é de suma importância para garantir o desenvolvimento e o bom relacionamento entre professores, a fim de acompanhar os resultados contínuos;
• Orientador Educacional: ele é indicado quando existe algum tipo de situação onde deve haver comunicação entre os pais e a escola para trabalhar em processos relacionados aos próprios alunos;
• Vice-Diretor: acaba se tornando o braço direito do diretor, uma vez que está ao seu lado justamente para realizar divisões laborais referentes á gestão pedagógica e e administrativa. Sem contar que é o vice-diretor quem realiza a ponte entre corpo docente da escola com o líder.

A relação da tecnologia com a gestão escolar

Em resumo, temos percebido o quanto a tecnologia tem estado cada vez mais presente na atualidade. Por meio de dispositivos cada vez mais práticos, é possível encurtar o tempo para realizar processos, cálculos, análises e outros tipos de demandas existentes em nosso dia a dia. Nesse quesito, a implementação da tecnologia em uma instituição de educação, não seria diferente.

Por meio dos modelos convencionais em que as escolas ainda utilizam para conduzirem suas atividades administrativas, acabam não sendo suficientes mediante a demanda do mercado, dos pais e da sua própria concorrência.

Portanto, a tecnologia é de suma importância para conquistar qualidade e excelência na gestão da escola, e não menos importante, tornar o ensino dos alunos ainda melhor e, consequentemente, a satisfação dos pais.

Como a tecnologia contribui com a gestão escolar?

Agora que você já entende o conceito e a importância da tecnologia para as instituições de ensino, confira abaixo seus principais benefícios e vantagens, á partir do momento em que é implementada na gestão escolar:

1. Agiliza processos

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Em geral, sabemos que diversas funções que ocorrem em escolas acabam se tornando excessivamente mecânicas e manuais, fazendo com que a atenção dos funcionários da secretaria seja redobrada. Um exemplo a citar é a emissão de documentos, tais como extratos financeiros, ou até mesmo o acompanhamento de inadimplentes.

Quando essas atividades são realizadas de forma manual, podem haver erros e cruzamento de informações errôneas. Por outro lado, á partir do momento em que a tecnologia é implementada nesses processos, tudo fica automatizado.

Além de garantir que os resultados sejam mais precisos e corretos, os colaboradores dessas atividades podem reduzir esforços e direcionar a atenção para processos mais importantes.

2. Aumento da produtividade

Realizar a criação de relatórios em forma de planilhas e realizar a manipulação de dados de forma humana exige destreza e habilidades necessárias. Nesse quesito, a tecnologia pode contribuir eficientemente na simplificação das tarefas, já que podem ser sistematizadas, especialmente para o gestor. Ele não perde tempo com ações superficiais e coordena melhor o seu tempo.

Quando paramos para pensar em professores passando trabalhos para alunos, além de provas e outras atividades valendo nota, percebemos que esse momento é muito mais intuitivo quando existe um sistema onde as notas são lançadas e os alunos conseguem conferir seus rendimentos, ao invés de esperar notas presenciais a prazo determinado.

3. Gestão mais adequada à necessidade dos alunos atuais

Tão importante quando conseguir captar novos alunos, é saber fidelizá-los. E isso só é possível quando existe uma preocupação por parte da administração em relação à qualidade da experiência dos alunos na escola. Assim, como bem sabemos, uma das formas de atender as principais necessidades dos alunos é acessar a informação e torná-la cada vez mais prática à rotina de estudos.

Isso porque as gerações atuais são mais dinâmicas e têm fácil acesso ao conhecimento, e como estratégia competitiva, nada mais importante do que oferecer isso dentro das escolas também.

4. Contribui com a inovação

De acordo com informações divulgadas pela Comissão de Investimento e Comércio da Austrália, foi constatado que o mercado de educação irá valer cerca de US$ 130 bilhões até 2025. Por esse motivo, os principais players da tecnologia como Microsoft e Google, por exemplo, já oferecem serviços totalmente gratuitos para que as escolas fomentem o contato da tecnologia com alunos.

Assim, entendemos que a implementação da tecnologia e a automatização de processos nada mais é do que uma tendência, uma vez que o diferencial competitivo das escolas atuais são os recursos inovadores que elas podem oferecer para tornar o aprendizado dos alunos mais assertivo, confortável e seguro.

E aí, gostou desse artigo? Agora que você já sabe a importância da tecnologia apoiada à gestão escolar, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.